Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Um amigo me deu uma fonte ATX de um pc velho dele, 500w, os 12 e 5v funcionam perfeitamente, mas os 3v3, ao testar com uma carga eletrônica (aquelas de corrente constante), em 800mA há caiu para 2v5, e a 1,2A ela desliga. Todas as saídas zeram, precisa soltar o fio de power on e reconectar no fio preto para ela voltar. 

Quero usar essa fonte para ter uma fonte de bancada com alta corrente, para testar motores mais pesados, aeromodelo e coisas do tipo. 

 

Não tenho experiência nenhuma com fontes ATX, nenhum componente está visivelmente queimado, explodido, capacitores todos normais (pelo menos não estão estufados em nenhum lado). Quem tem mais experiência com esse tipo de defeito, peço que me de uma luz!!

 

Postado

Muitas fontes dessas usam um regulador feito de um Mosfet ligado ao +5V. Esse Mosfet recebe chaveamento do CI principal ou de outro CI a parte, para excitar um indutor e produzir a tensão de 3V3. Em outras palavras é uma 2ª fonte chaveada feita a partir da primeira. Tem também as fontes que usam regulador paralelo feito a partir de um transistor e um TL431

 

Dessas mais antigas são raras as que usam enrolamento próprio para essa tensão direto do transformador.

 

Verifique melhor os diodos e capacitor dessa tensão, as vezes os problemas deles não são notáveis a olho nu.

 

Existem também os componentes de proteção, esses que avisam a fonte que tem coisa errada e a fazem desligar. Geralmente são uns resistores e capacitores pequenos ligados junto a saída dos fios laranjas, são os últimos que a gente pensa que deu problema, mas não custa dar uma olhada.

 

Essa fonte é de marca ou é Xing Ling?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!