Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso usar um conversor ftdi na configuração de 3v3, porém o meu não tem aquele jumper para alterar de 5 para 3,3v, mas tem um terminal do lado do gnd escrito 3v3 e outro escrito 5v.

É para atualizar o firmware de um rádio de aeromodelismo, só usaria Tx, Rx e GND para atualizar.

O tutorial oficial diz que preciso de 3,3v em vez de 5v. Como faço essa alteração?

Esse é o meu adaptador:

s-l300.jpg

Postado

Não sei que tutorial você fala e nem o procedimento...

Mas pelo que to vendo pelas imagens genéricas pela net o jumper só faz comutação entre a saída 5V ou 3,3V... ou seja, se você vai só usar o Rx , Tx , o pino 3,3 e o gnd e não usar o pino +5v. Os cabos da imagem até sugerem essa comutação são 5 cabos para 6  pinos...

Postado

Mas os pulsos que Tx e Rx irão dar na transferência da informação, na configuração de 3v3, não irão ficar limitados em 3v3? No tutorial dizia para mudar o jumper de 5v para 3,3v.

Um dos tutoriais que eu assisti:

Não achei o escrito, somente esse.

Postado

Não entendo mais nada kkkkkk.

Vi uns outros vídeos sobre conversores FTDI, os caras testando o jumper de 5v/3v3, quando mediam a tensão de Rx e Tx, a tensão contínua trocava (não sei qual o motivo de nível alto nesses terminais, mas estavam). Fui medir o meu, que não tem o jumper de troca de tensão e percebi que Tx e Rx estão com 3,354 e 3,356v respectivamente. Os terminais de 5v e 3v3 estão com 5,09v e 3,364v.

Pelo visto ele vem com algum tipo de configuração para Arduino Pro Mini (comprei em conjunto com um Fakeduino Pro Mini).

Postado

Eu também não entendo muito desses módulos, mas entendi o que você quer dizer.

Provavelmente os pinos de dados mandam a informação livre e o rádio escolhe se será 3V3 ou 5V dependendo de qual alimentação escolher.

Postado

O cara do vídeo não usou os a saída 3,3V direto, mas como está falando que tem diferença quando coloca o jump e o 3,3V do Rx Tx viram 5V ai, sim pode dar problema.

Mas esse teu já está em tensão 3,3V teoricamente não tem problema você vai usar Rx, Tx e o GND segundo esse tutorial.

Postado

Fiz uma gambiarra para ter certeza que Tx e Rx não passarão mais de 3,3v. Liguei em paralelo reversamente polarizado um diodo zener de 3v3, assim se passar de 3,3v a alta impedância do circuito limita.

---> Caso isso possa dar algum problema peço que me avisem.

• Curtir 1
Postado

teste no seu multímetro se está tudo certo quando você passa alguma mensagem. ^^

adicionado 0 minutos depois

antes de ligar no controle ^^

adicionado 2 minutos depois

Seria interessante colocar um led com uma resistência 55ohms  e fazer os testes X)

Postado

não. as duas voltagens são a mesma , nao vai ter ddp para ligar o led. Ligue o rx ao resistir depois ao led e finalmente ao gnd. Com isso vai ter uma ddp de 3,3V e vai acender o led quando a saída for ligada ... transmita alguma coia e veja como reage. Ai com multimetro você pode ligar o rx ao gnd e ver se a tensão continua a mesma 3,3V e não 5V.

adicionado 0 minutos depois

faça o mesmo com o tx

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!