Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Curiosidade pessoal minha, para que entendam, existe o tipo de conexão e o modulador utilizado, por exemplo:

Conexão: ADSL

Modulador: Modem ethernet

Para a conexão de fibra seria VDSL, mas nome do modulador qual seria? Vi um lugar que possuía internet de fibra, tinha uma espécie de "transformer", eram 3 dispositivos do tamanho de um modem fixados um no outro.

Baseado na nomenclatura da internet, existe o modem de fibra óptica, conversor de fibra óptica, e conversor de mídia, creio que um dependa do outro, realmente não sei nunca possuí fibra, é igual caviar só ouço falar :confused:

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@SimPos conexão VDSL que eu saiba não é fibra diretamente. Somente até o painel da provedora que chega a fibra, a partir dali para atender um bairro ou prédio é via sinal de telefone como o DSL padrão, ou seja, usa sinalização telefônica na última milha, por isso são chamadas de redes FTTC (Fiber To The Curb/Cabinet) ou FTTB (Fiber To The Building).

Penso que o nome seria "modem" mesmo.

Para redes atendidas diretamente com fibra ótica até dentro da localidade do cliente, sistema FTTH (Fiber To The Home) ou FTTO (Fiber To The Office) pode-se chamar também de modem ou mais tecnicamente de ONU.

Postado

@SimPos os equipamentos que você viu deve ser de algum serviço de internet dedicada.

a fibra chega até o local, la vai ter um modem conversor de mídia da operadora, depois deste equipamento vai ter um roteador e um firewall para proteger a rede pois o link vem transparente

Postado

@Bruno_Gabriel @MiniEldir  pois é, andei dando mais uma pesquisada, e de fato é FTTH, pois a fibra é dedicada full.

Já o modem de "fibra", segundo o que perguntei a um vendedor seria um modem ONT, mas acho que é um conversor de fibra junto também, pois entra um cabo pouco maleável, e aí sim sai a fibra azul pra outro dispositivo, e deste dispositivo sai o cabo ethernet.

• Membro VIP
Postado

@SimPos cuidado que nem sempre o fato de chegar fibra direto na sua casa ela é dedicada e full. Provavelmente seu provedor usa sistema PON (Passive Optical Network) que na verdade é um sistema de fibra ponto-multi-ponto e portanto não é dedicado e nem full, pois há limitações. Geralmente usa-se sistemas GPON ou EPON.

De todo modo, os nomes normalmente são ONU e ONT mesmo, que tem singelas diferenças. Normalmente ONU é indoor, ONT é outdoor e tal.

Além disso, esse cabo pouco maleável que chega, normalmente preto, já é a fibra em si com uns arames que servem de guia para protegê-la durante a passagem nos postes e na tubulação da sua casa, já que e a fibra é da "finura" de um fio de cabelo e bem quebradiça. Esse cabo que sai da caixa da operadora no poste e vai pra sua casa chamamos de "cabo-drop" e como falei é a fibra com alguns arames de guia que deixam ele rígido assim.

Esse "conversor", na verdade é um ponto de terminação somente com uma emenda simples somente para transformar a fibra de drop para a fibra de cordão ótico que já é maleável. Tanto não é um conversor que essa caixinha não vai energia elétrica, certo?

E por fim sai o cordão do PTO (ponto de terminação ótica, que citei) e vai para o seu ONU ou modem. Tanto faz o nome nesse caso. :)

Postado

@Bruno_Gabriel Acho que é isso amigo, o cabo é preto como informou, a caixa também não parece ter entrada elétrica, então não seria um conversor, e sai o cordão azul dele para outro dispositivo, e por último o ONT, dá um total de 3 coisas, e estão seladas uma na outra, e também não é um produto comercializável, pois tem o nome do provedor regional, somente uma logo e nada mais.

• Membro VIP
Postado

@SimPos normalmente não é comercial mesmo, até por que somente há interesse de aquisição para provedores mesmo. As fabricantes e as marcas dessa tecnologia são várias: Parks, FiberHome, Furukawa, Huawei, ZTE, Intelbras e por aí vai.

E eu só sei de tudo isso, como funciona tudo isso, por que eu trabalho em um provedor regional que também trabalha com esse sistema de fibra ótica. :)

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...