Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou criando esse tópico pois já fiz varias pesquisas e não consegui resolver meu problema, espero que possam me ajudar.

Eu possuía um computador mais antigo (Processador Intel Core I3 2120 - 1155 - 3.30ghz; placa-mãe Gigabyte Ga-h61m-52ph Socket 1155; 8gb memoria RAM (das básicas não me recordo marca,Fonte de 500w;  WIn 8.1) e utilizava uma placa de vídeo R9270XOC 4gb 256bits. Rodava os jogos tranquilamente (CS GO, Batman Arkham Knight, Arma3...). Recentemente montei um computador novo (Processador I7 - 7700k 4.2ghz; placa-mãe ASUS STRIX Z270F GAMING, LGA 1151 CHIPSET INTEL Z270; 16gb memoria RAM Corsair 3000Mhz, Fonte CS550M) e mantive os HDs (3 hds de 2tb) e a placa de vídeo. Desde que montei tudo, não consigo rodar jogo algum, sempre que vou abrir algum jogo ele crasha com uns 5 minutos jogados (exceção do CSGO que demora um pouco pra dar o erro quando verifico o log do windows "O driver de vídeo amdkmdap parou de responder e se recuperou com êxito."). 

No começo pensei ser fonte e utilizei uma de 800W, continuou dando problema. Quando troquei a placa de vídeo (peguei uma 970x emprestada) consegui rodar todos os jogos normalmente. Já fiz de tudo(que imaginei e pesquisei) pra tentar rodar ela no Windows10 e não consegui. Quando foi no dia 11/05 formatei o computador e instalei o Win 8.1 pra ver se podia ser algum problema de S.O. e o problema continuou. 

Gostaria de opiniões sobre o que posso fazer pra solucionar esse problema, pois a placa de vídeo funcionava normalmente, senão terei que vender a placa de vídeo e comprar outra (algo que não tenho verba pra fazer).

Obrigado!

Postado
11 minutos atrás, Rafael Freitas Kneipp disse:

Boa tarde,

Estou criando esse tópico pois já fiz varias pesquisas e não consegui resolver meu problema, espero que possam me ajudar.

Eu possuía um computador mais antigo (Processador Intel Core I3 2120 - 1155 - 3.30ghz; placa-mãe Gigabyte Ga-h61m-52ph Socket 1155; 8gb memoria RAM (das básicas não me recordo marca,Fonte de 500w;  WIn 8.1) e utilizava uma placa de vídeo R9270XOC 4gb 256bits. Rodava os jogos tranquilamente (CS GO, Batman Arkham Knight, Arma3...). Recentemente montei um computador novo (Processador I7 - 7700k 4.2ghz; placa-mãe ASUS STRIX Z270F GAMING, LGA 1151 CHIPSET INTEL Z270; 16gb memoria RAM Corsair 3000Mhz, Fonte CS550M) e mantive os HDs (3 hds de 2tb) e a placa de vídeo. Desde que montei tudo, não consigo rodar jogo algum, sempre que vou abrir algum jogo ele crasha com uns 5 minutos jogados (exceção do CSGO que demora um pouco pra dar o erro quando verifico o log do windows "O driver de vídeo amdkmdap parou de responder e se recuperou com êxito."). 

No começo pensei ser fonte e utilizei uma de 800W, continuou dando problema. Quando troquei a placa de vídeo (peguei uma 970x emprestada) consegui rodar todos os jogos normalmente. Já fiz de tudo(que imaginei e pesquisei) pra tentar rodar ela no Windows10 e não consegui. Quando foi no dia 11/05 formatei o computador e instalei o Win 8.1 pra ver se podia ser algum problema de S.O. e o problema continuou. 

Gostaria de opiniões sobre o que posso fazer pra solucionar esse problema, pois a placa de vídeo funcionava normalmente, senão terei que vender a placa de vídeo e comprar outra (algo que não tenho verba pra fazer).

Obrigado!

Se voce esta usando driver beta isso e comum ou se voce esta baixando o driver errado

Postado

@Google Do Bing

Estou usando driver 17.5.1 que foi o indicado pela gigabyte quando enviei e-mail pedindo ajuda. Fiz a instalação nova e o erro persiste. Quando utilizo um driver mais antigo [14.4] pelo site da AMD, não ocorre o erro, mas alguns jogos reconhece que é ultrapassado e pede atualização.

Detalhe: No drive antigo quando instalado, ao jogar um jogo no ultra por algum tempo(por volta de 30 min ou mais) (BF1, The Witcher 3) a tela fica de uma cor só, geralmente roxo, vermelho e o computador trava por completo, isso na configuração antiga e nova. 

Postado

Use o DDU e instale o driver mais recente direto do site da AMD.

Outra coisa, se tiver feito OC nessa placa, tire e veja se resolve.

adicionado 1 minuto depois
agora, Rafael Freitas Kneipp disse:

Detalhe: No drive antigo quando instalado, ao jogar um jogo no ultra por algum tempo(por volta de 30 min ou mais) (BF1, The Witcher 3) a tela fica de uma cor só, geralmente roxo, vermelho e o computador trava por completo, isso na configuração antiga e nova. 

Ah... isso é sinal de placa de vídeo morrendo. Você pode fazer algumas coisas para tentar prolongar a vida dela, mas se prepare, pois já já ela vai bater as botas.

Postado
2 minutos atrás, Rafael Freitas Kneipp disse:

@Google Do Bing

Estou usando driver 17.5.1 que foi o indicado pela gigabyte quando enviei e-mail pedindo ajuda. Fiz a instalação nova e o erro persiste. Quando utilizo um driver mais antigo [14.4] pelo site da AMD, não ocorre o erro, mas alguns jogos reconhece que é ultrapassado e pede atualização.

Peça pra gigabyte dar uma olhada na placa pois se ela nao esta aceitando o driver talvez seja a bios ja tentou atualizar a bios da placa de video ?

Postado
19 minutos atrás, Rafael Freitas Kneipp disse:

Nunca fiz OC na placa, o que posso fazer pra aumentar a vida dela e conseguir jogar sem crashar? A placa não tem nem dois anos de uso =/

Faça um underclock. É a mesma coisa que um OC normal, só que ao em vez de você aumentar a frequência para fazer rodar mais rápido, você diminui. A placa vai perder um pouco de desempenho, mas o stress reduzido pode ser o suficiente para dar uma sobrevida.

Note a palavra "sobrevida". Você só vai estar adiando o inevitável, já vá se preparando para comprar outra placa.

Postado

@Imakuni

Estou pesquisando e parece que preciso do afterburner pra isso, em relação aos dados (como vou diminuir) posso colocar um valor qualquer ou há um calculo pra isso? E depois de ter feito essas configurações, sabe se vou precisar fazer sempre que logar no windows ou é permanente? 

Obrigado! 

Postado
Em 2017-5-13 às 18:07, Rafael Freitas Kneipp disse:

@Imakuni

Estou pesquisando e parece que preciso do afterburner pra isso, em relação aos dados (como vou diminuir) posso colocar um valor qualquer ou há um calculo pra isso?

Não há nenhum valor específico, é meio no chute da tentativa e erro... comece por -50 no core e -200 na VRAM, veja se já ajuda.

Em 2017-5-13 às 18:07, Rafael Freitas Kneipp disse:

E depois de ter feito essas configurações, sabe se vou precisar fazer sempre que logar no windows ou é permanente?

Se você colocar para aplicar automaticamente ao entrar no Windows, só precisa fazer uma vez. Se não, tem que fazer sempre.

Postado

@Imakuni

Fiz o que falou e testei hoje (20/05) e funcionou, rodou o star wars battlefront, CsGO sem crashar. Vou testar com Mad Max e BF1 mais tarde. Mas desde já agradeço sua ajuda. Vou testar depois uma dica que um amigo me deu do DDU pra remover o driver de vídeo e instalar novamente, mas acredito que o problema da placa de vídeo esteja relacionado ao que você falou mesmo. Eu aproveitei essa semana e desmontei ela toda e troquei pasta térmica e thermo pad, vi que temperatura diminuiu um pouco (em torno de 7º), espero conseguir manter ela por mais alguns anos até eu ter condições de comprar uma nova. 

Muito obrigado pela ajuda @Imakuni e @Google Do Bing

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...