Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com um problema que persiste a um tempo e gostaria de saber se vocês possuem alguma solução.

A um bom tempo, ao iniciar meu computador minha placa-mãe(ASUS SABERTOOTH Z77) mostrava ligada um LED vermelho indicando algum erro na DRAM do meu computador, o que tornava impraticável meu sistema ligar ATÉ eu utilizar um dos recursos da minha placa-mãe: o botão MEMOK, fazendo isso o sistema conseguia bootar (antes não dava sinal de vídeo) e funcionava normalmente até eu desligar o pc, quando eu precisava ligar novamente acontecia tudo de novo: precisava usar o botão para o sistema funcionar. 

Basicamente essa é a descrição do problema, nesse meio período eu troquei a fonte do meu computador pois a mesma havia queimado e creio que isso não impacta no problema, entretanto notei que em algumas vezes que eu ligava usando o MEMOK surgia na tela (além vários dados sobre minha máquina) a mensagem "OVERCLOCKING FAILING" o que chamou minha atenção já que eu não faço nenhuma operação desse tipo na minha máquina.
As soluções que já tentei:

1) Troquei de todas as formas possíveis os encaixes das minhas 2 RAMs, desde elas funcionando sozinha em diversos encaixes ou elas funcionando juntas em diferentes encaixes(pode parecer bobo, mas foi o que solucionou pra mim quando minha Placa de vídeo não dava mais sinal após trocar a fonte);

2) Resetei o CLRTC da minha placa e nada aconteceu (Resetei usando os pinos);

Gostaria de saber o que mais poderia fazer, seria um problema na BIOS? formatar o computador poderia ajudar? Estaria eu com problemas nas minhas memórias de alguma forma?

Postado

@ExCeller Olá, eu fiz o teste Memtest86 e me gerou (nos 4 testes) a seguinte mensagem:

"RAM MAY BE VULNERABLE TO HIGH FREQUENCY ROW HAMMER BIT FLIPS" e não me gerou nenhum erro.

adicionado 2 minutos depois

@ExCeller Eu tenho vários cds virgens, e quando eu baixo a bios no site não me gera uma iso, como farei pra bootar?

Postado

Não precisa bootar, é só extrair a bios para um pendrive (SABERTOOTH-Z77-ASUS-2104.CAP), acessar a bios do PC e procurar o utilitário de atualização de bios em Tool > ASUS EZ Flash Utility e tecle enter e procure o local onde está a nova bios.

Obs: O pendrivre deve estar formatado com FAT 32/16 numa única partição.

"RAM MAY BE VULNERABLE TO HIGH FREQUENCY ROW HAMMER BIT FLIPS"

A Mensagem parece que está ligada a uma fulnerabilidade de segurança.

https://en.wikipedia.org/wiki/Row_hammer

Postado

@ExCeller Essa manhã eu atualizei a bios via cd utilizando o ASUS EZ FLASH UTILITY com o arquivo .CAP. Essa mensagem pode está impactando nesse problema que eu mencionei?(eu li o link que você me mandou e fiquei meio perdido em si na importância desta mensagem e no impacto que ela apresenta.).

Postado

Até onde eu sei está é apenas uma mensagem de uma vulnerabilidade (de difícil exploração), mais não afeta o funcionamento do equipamento. Tanto que o teste dá OK.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!