Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 7970 super aquecendo em questão de segundos !!! (5 a 15 segundos)


Posts recomendados

Amigos, Bom dia/tarde/noite!

Antes de tudo, Saiba que a um tempo atrás eu derramei coca cola no meu gabinete aberto, caiu no HD, na minha antiga placa de video (HD 5830) e na placa-mãe. a placa de video ficou encharcada. desliguei tudo as pressas, e tirei todas as peças e limpei. porém um dos meus HD's não teve chance. as demais peças ficaram tudo Ok ! (eu acho...) isso faz uns 1 ano por ai.
 

Comprei uma placa de um colega Radeon HD 7970, ela é dual fan, porém uma das ventoínhas está com defeito, necessitaria de uma nova. mas tudo bem, coloquei o desempenho do cooler em 100% fazendo a outra trabalhar continuamente. Ok. Meu gabinete era bem apertado, porém deixava a tampa aberta para ventilar lá dentro.

um certo dia, eu decidi limpar todas as peças do meu computador, (até aí estava tudo Ok, só a placa de video que chegava perto dos 90 graus porém não costumava ser mais que isso, claro, isso nos momentos de pico  em que estou jogando dead by daylight) desde quando eu instalei a placa de video, eu baixei o MSI Afterburner para verificar o quadro p seg e também o uso da gpu como a tempertatura e tal. Após limpar as peças, trocar as pastas térmicas (uso aquela bem meia boca do tubinho branco q dá pra vários usos), eu montei tudo novamente e depois liguei. não abri nenhum jogo no momento. vi que o meu gabinete estava "bem" ventilado e limpo, decidi brincar de uns overclock's no processador. Tenho um FX6100 bulldozer, Minha fonte é uma Cossair CX750, placa-mãe  970A-DS3P Rev 1.0, 8 GB de RAM DD3 1333 mhz. li na internet que o meu processador com over chegava perto dos 4.1 ghz, eu tentei colocar 4.0 e fiz um teste de stress. meu pc travou e tive que reiniciar, depois coloquei em 3.9, deu ruim no teste de stress dnv, ai decidi colocar em 3.5, e deixei ali enquanto ia abrir algum jogo. quando abri um jogo, eu achei estranho que nos primeiros 10 segundos ele rodava liso(45 fps), mas depois descia bruscamente para 11-15 fps. fiquei assustado, e comecei a analisar o caso. notei que quando colocava a placa de video para trabalhar ela ia dos 40-50 (modo de espera) para os 100 em questão de segundos !! (uns 5 a 15 segundos). quando isso acontecia eu notei com o Afterburner que quando isso acontecia, a placa "capava" a capacidade dela, deixando o clock de gpu (originalmente: 950) em 150 mhz e o clock da memoria(originalmente 1450) em 300 !

eu li na internet que isso é um recurso da placa de video que quando nota temperatura elevada ela capa para poder estabilizar a tempertatura...

 

Então levei pro meu amigo, ele me arrumou umas 3 ventoinhas e um gabinete decente, consegui fazer uma ventilação bem bacana no gabinete. depois testamos, e mesmo assim esse aumento absurdo de temperatura permanecia, ele tentou colocar a mão durante o aumento de temperatura, e eu como ele notamos que a placa nem chegava a esquentar tanto. Era batata, subia de 50 para 100 em questão de segundos e depois resfriava em questão de segundos também voltando a temperatura anterior (50-60), com a força de frequência capada já, só voltava depois de reiniciar o computador.

Ele ficou com a placa para testar no computador dele, provavelmente hoje de noite terei notícias sobre o teste.

Estou utilizando a minha antiga placa Radeon HD 5830. mais tarde também farei o teste de stress nela para ver se há aumento repentino de temperatura.

 

Obs: utilizei o heaven benchmark também, inicio começava com 70 fps e a temperatura batia 100 e o teste caia para 12-19 fps, novamente em questão de segundos.

Obs2: o teste de stress feito na CPU era com o OCCT.

Obs3: após os primeiros sintomas, antes de eu notar a queda na frequencia, formatei o SO e limpei a bios da placa-mãe, nada mudou.

Desculpem pelo livro que escrevi, mas eu não sei mais o que fazer a não ser recorrer a vocês !! hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, mais tarde verei isso e colocarei a resposta aqui. mas acho que não deve ser, pois a placa não está esquentando de verdade, é o que parece quando encostei durante o aumento de tempertatura.

adicionado 15 minutos depois

testei a minha HD 5830, está tudo ok, sem esse super-aquecimento todo. Não passou de 70°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!