Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bom? Vou tentar resumir para ficar rápido.

Estou quase terminando meu computador, e tenho esse SSD que ganhei mas não tenho dinheiro para comprar um HD de 1TB no momento. A questão é, posso montar meu PC apenas com o SSD agora e usá-lo normalmente (mesmo com pouquíssimo armazenamento) até eu comprar um HD? É questão de 1 mês isso.

Pergunto isso por dois aspectos.

1. É possível?

2. Posso instalar o Windows 10 (64 bits versão básica) e mais alguns joguinhos bem leves, como HoTS e Friday?

Muito obrigado pela atenção!

Postado

@GabrielEu Pode sim, agora se for para instalar jogos e programas mais pesados, pode esquecer. Apenas o windows 10 + programas básicos, OK.

adicionado 0 minutos depois

@GabrielEu Lembrando que você ainda tem que deixar cerca de 10% da capacidade do seu SSD livre, para extrair o máximo de desempenho do mesmo. E depois compre com urgência um HD.

adicionado 2 minutos depois

@GabrielEu Se o game não pegar uma capacidade grande do seu SSD, pode sim.

Postado

@GabrielEu Pode sim. Único ponto, é a recomendação de não ficar escrevendo desnecessariamente no SSD, o que pode diminuir a vida útil mais rápido. Diminuir, ela vai, independente do que fizer, pois cada parte dela tem número máximo de escritas sucessivas.

Formatar várias vezes, não acarreta muito problema, isso se for formatações rápidas e não for formatações profundas (que escrevem zeros em toda a memória).

Instale programas e SO nela, arquivos, por enquanto, só o essencial.

• Curtir 2
Postado

@O Monge @MMoroni MUITO obrigado mesmo pelas respostas, eu não havia considerado nada do que disseram antes de criar o tópico. Vou fazer desse jeito que disseram, e não vou arriscar, não vou instalar nenhum jogo, afinal só vou ficar um mês sem HD.

• Curtir 1
Postado

@GabrielEu Essa história de SSD ter vida útil curta é mito, segue alguns links abaixo para leitura (incluindo um post daqui do CdH):

http://www.guiadopc.com.br/artigos/22316/vida-util-ssd-mitos.html

https://tecnoblog.net/170763/qual-vida-util-de-um-ssd/

Duas citações interessantes dos links acima:

"Os chips baseados na tecnologia SLC suportam até 100.000 regravações. Os chips MLC, que são os mais usados, permitem apenas 10.000 processos de escrita. Pouco, né!? Não. Para você ter uma ideia, para esgotar o número de 10.000 gravações em um SSD de 80 GB, você teria de gravar 800 TBde dados. Normalmente, um usuário comum grava cerca de 40 GB por dia. Para ele esgotar a capacidade, levaria 60 anos! Em 60 anos, talvez nem o usuário esteja mais “funcionando”, o que dirá do dispositivo. Mas enfim, para nós, usuários, é praticamente impossível esgotar o número de gravações."

e

"Mesmo os SSDs que não foram muito bem no teste chegaram a uma quantidade de dados bastante aceitável, caso do Corsair Neutron GTX (1,2 PB), Samsung 840 (900 TB) e Intel 335 Series (700 TB). São números bem acima dos divulgados oficialmente pelas fabricantes, que são conservadores: a Intel estima a vida útil de seu drive em três anos com uma média de 20 GB de dados gravados por dia, o que resultaria em apenas 22 TB de dados gravados, ou apenas 3% do que o SSD foi capaz de atingir na prática."

• Curtir 2
Postado

@Gabriel Merlo Ferreira Caraca, muito obrigado mesmo, vou dar uma lida mais tarde mas eu me impressionei com o quanto que um SSD aguenta de leitura. Obrigado pela atenção e ajuda, você poderia ter deixado o tópico passar em vão e não fez.

Abraço, fique com Deus!

• Curtir 3
Postado

Eu tenho uma dúvida, as escritas que ficam no SSD ou no HD no caso esses 20GB por dia, são o que exatamente? Arquivos baixados, sites em que visitou, ou algo assim?

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...