Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Sllade

cooler para ao instalar driver

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Recentemente comprei uma placa de vídeo modelo AMD RX 460 4GB GDDR5 XFX. Como já havia instalado no sistema um modelo anterior ( AMD R7 250X SAPPHIRE), desinstalei o driver do sistema e reinstalei o driver direto pelo site da AMD.

Curiosamente ela funcionou nos primeiros 4 dias após instalação do driver. Mas após baixar e iniciar o boot do instalador do Windows 7(para testar se conseguiria usar o instalador no computador que estava montando) reconheceu o meu sistema operacional como pirata, logo após eu reiniciar o computador para sair do boot de instalação.

Reativei o windows com minha key, mas quando reiniciei o computador, verifiquei que o cooler da placa de vídeo não estava mais girando ( e após 2 telas azuis, por superaquecimento)...

Eis mais uma estranhesa nesses sintomas e especulações sendo feitas: Desinstalei o driver e assim que a tela ficou "feinha" (sem o aero) o cooler voltou a funcionar. Reinstalei o driver (reativou o padrão aero), parou de funcionar.

Estou pensando em reinstalar o windows, para voltar à versão de fábrica, em outra partição e verificar se o erro foi corrigido.

Meu computador apresenta problema similar a um curto-circuito no gabinete, onde se deveria controlar a velocidade dos Fans, desligando-o sempre que mexemos nele, isso pode danificar fonte e/ou placa-mãe e outros periféricos? O problema pode ser sintomático de algum curto-cirtuito causado por isso tanto na placa de vídeo quanto em outro periférico?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Logo de cara deu pra ver que o problema não é o S.O. Tenta testar sua placa de vídeo em outro computador, se apresentar o mesmo problema já sabe, pode entrar em contato com o suporte.

Outra, coloque o modelo da sua placa-mãe ai pra gente saber se ela possui a tecnologia de suporte aos fans, geralmente todas as placas novas vem com essa tecnologia. 

[EDIT]

Verifica a versão da sua bios e entra no site do fabricante da placa-mãe pra saber se não tem att. Recomendo também atualizar a bios da placa de vídeo, mas vê certinho como faz o procedimento.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela ajuda! iniciarei os procedimentos e em breve retorno com a réplica sobre o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela ajuda! iniciarei os procedimentos e em breve retorno com a réplica sobre o assunto.

Pessoal, pode fechar o tópico, por gentileza?

Não sei se o problema está resolvido, mas depois de muita paciência a ventoinha começou a funcionar após alguns minutos de GTA V no teste de benchmark.

Para finalizar, alguém sabe me dizer se tem como manter ela "Full on"?

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Sllade disse:

Pessoal, pode fechar o tópico, por gentileza?

Não sei se o problema está resolvido, mas depois de muita paciência a ventoinha começou a funcionar após alguns minutos de GTA V no teste de benchmark.

Para finalizar, alguém sabe me dizer se tem como manter ela "Full on"?

As placas de vídeo com 2 fans possuem tecnologia parcial. Quando se atinge uma temperatura elevada que a 2ª fan usa '100%' do seu potencial

Compartilhar este post

Link para o post

Pois bem. Essa é a maior estranhesa... A minha placa é uma XfX RX 460 4gc gddr5 single fan... E o fan dela, que normalmente inicia com o computador girando ao máximo, desliga quando o windows inicia... (Tão estranho que o Skyrim Especial Edition não reconheceu a placa e configurou o "Default" como Low, enquanto que a minha R7 250X MUITO inferior mantém a configuração no High)

Muito obrigado, Thiago.

Vou considerar o tópico como encerrado e solucionado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais