Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, após mais de 12 anos de uso resolví aposentar meu gabinete genérico GOLDSHIP, na época que eu comprei com a configuração inicial (AMD ATHLON) e ele  era muito bom, sempre gostei de gabinetes grandões e esse tem 4 baias de 3,5" e espaço para colocar muitos perifericos.

Seu tamanho é quase identico ao Thermaltake MS-I:H=44 cm C=49,5 cm, L= 19cm
Seu defeito é ter pouca possibilidade de ventilação forçada, com só um FAN de 80mm frontal, 2 de 80 mm traseiros e um lateral de 120mm na tampa.
Passou por vários upgrades. Começou com um Athlon, mudou para um Core2Duo E8600, um Quad9550 e finalmente para a atual, um i7 3770.

Minha configuração atual: MB GA Z68XP-UD3(LGA1155), CPU Core i7 3770, 4x4GB Kingston 1600 DDR3,fonte Seasonic 520, 1 HD 2Tb, 2HD 1Tb, que continuará a mesma, mas instalado no novo gabinete que terá 4 ou 5 FANS de 120mm, ainda vou ver se vai caber o segundo FAN no topo.
São 3 Silent Fan 120 S2 Cooler Master, 1 AKASA VIPER 120, 1 generico 120
A escolha de um bom gabinete é importante porque se for bem escolhido é um item que pode durar muitos anos,e  mesmo com a tendencia de miniaturização das peças estou vendo que a TDP dos componentes tem até aumentado, o que implica na necessidade de uma ventilação forçada sempre grande.
Então comprei esse Thermaltak MS-I que encontrei em promoção em  site , fiz uma pesquisa e concluí que o custo/beneficio é muito bom, principalmente porque ele aceita muito bem os air-cooler altos(até 170mm), o que não acontece com a maioria dos gabinetes nessa faixa de preços. Permite até 5 FAN de 120mm .1 frontal, 1 traseiro, 1 na base, 1 no topo e 1 lateral.
Apesar de antigo (projeto do começo de 2010 e visual discutivel) ainda é muito encontrado no mercado mundial por ser barato e oferecer uma boa solução para PC's de alta performance.
Enquanto fiquei na espera pela entrega  andei vendo os reviews e encontrei um antigo de 2011:

Preparação da desmontagem e montagem

Material de consumo necessario
1) pasta termica
2) alcool isopropilico
3) algodão, cotonetes,papel higienico
4) braçadeiras Hermann(esgana gatos)

5) pedaços de cartão de credito

Ferramentas:

1) Chave estrela

2) Estilete

Desmontagem.

Cuidados: sempre pegar as placas e componentes pelos cantos não condutivos, evitar tocar os contatos de cobre e metais.

A desmontagem sempre começa na retirada dos cabeamentos para livrar o fonte .

Em seguida deve-se tirar as placas no barramento da placa-mãe.

Tira-se por fim os HD's, leitor DVD

Desmonta-se então o cooler da CPU e depois a placa-mãe. Limpar bem a pasta termica antiga com algodão de alcool isopropilico(nunca usar alcool comum, tem agua)

Montagem.

Nesse caso a montagem iniciou colocando a placa-mãe porque as memórias não poderiam ser montadas se o FAN no topo estivesse já no local dela.

Em seguida montei o fonte e fui colocando os cabos nas posições mais próximas dos encaixes de cada uma delas( cabo principal de 24 pinos, cabo de 8 pinos  e cabo de 6 pinos da GPU)

Montei o painel frontal de saidas USB 3.0 ( comprado á parte porque esse gabinete não tem USB 3.0),depois os HD's e passei os cabos SATA e de energia.

Por fim coloquei a VGA e liguei todos os cabeamentos do painel frontal e da USB 3.0

O final é colocar o processador e o Cooler.

No detalhe da foto mostra o método que eu uso: uma gota de pasta termica e depois espalho com um pedaço de cartão de credito. Na base do cooler faço a mesma coisa( vai um pouco mais de pasta termica)

Observações sobre o gabinete Thermaltake Commander MS-I.

Pontos positivos:

espaço para colocação de placa-mãe de qualquer tamanho( a minha é Full ATX)

espaço para HD's( até 5) e 1 SSD, mas dá para colocar mais, lembrando que ainda tem 3 baias de 5 1/4

7 slots de expansão para placas

local para 5 FAN( dá para colocar mais uma no topo, mas depende da configuração da MB)

Altura de Cooler de CPU: até 170mm e tem espaço para watercooler(mas só ventoinhas de 120mm)

Pontos negativos

Não tem filtros contra pó

Não vem nenhuma ventoinha nesse modelo com USB 2.0

Não tem USB 3.0

Montagem do FAN frontal um pouco complicada

Montagem do FAN de topo é justa e pode dar problema conforme a altura das memórias

SDC12051.JPG

SDC12068.JPG

SDC12062.JPG

SDC12063.JPG

SDC12071.JPG

SDC12079.JPG

SDC12083.JPG

SDC12089.JPG

SDC12091.JPG

SDC12093.JPG

SDC12095.JPG

SDC12094.JPG

SDC12097.JPG

SDC12088.JPG

• Curtir 1
Postado

@PedraX Amigo ficou muito boa a montagem, o texto ta bem grande, não tive um tempo para ler tudo :D.

Bom estive olhando as fotos e vi que o cabo de 8 pinos de energia da cpu passa pela frente mesmo, e andei observando muito uma imagem em questão, a que mostra o gabinete aberto na parte onde fica os cabos da fonte.

Notei que existe um espaço pequeno em cima para passar o cabo, não sei se é impressão minha, mas creio que tem sim.

Postado

Pois e, o cable management nao ficou 100% porque o cabo do fonte e curto(8 pinos), precisaria de estensao e o mercado brasileiro e ruim para esse tipo de acessorio.

Aproveito para citar que o painel frontal USB 3.0 que eu usei tinha cabo de 60 cm, cuidado que a maioria tem so 20 cm e aqueles que tem 50 cm sao insuficientes.

Outro detalhe e que usei molex para ligar um dos FAN, os outros  liguei na MB, uma vantagem em placas ATX(mas e bom conferir)

adicionado 2 minutos depois

Um ponto negativo é a ausencia de pontos de fixacao para bracadeiras, devia ter.

• Curtir 2
Postado

Só atualizando, porque tive que alterar a posição do Cooler devido á falta de espaço para montar o FAN.

As temperatura cairam como esperado , a ventilação ficou com um fluxo principal de baixo para cima(devido aos FAN do cooler e da GPU+FAN da base e do topo=4 FAN na direção vertical). Acabou ficando só nos 4 FAN( 1 frontal,1 traseiro, um na base e 1 no topo). Sobrou um FAN que ainda vou ver se instalo na lateral porque as temperaturas estão muito baixas. Fotos da configuração final  e das temperaturas:

SDC12103.JPG

IMG_20170613_100946.jpg

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...