Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera.

Trago pra vocês aqui um problema que está me tirando o sono. Ontem chegou minha nova RX 580 4GB AORUS.

Aconteceu uma série de fatores no mesmo dia:

*Windows10 atualizou para a versão de criadores e etc.

*Windows 10 teve um problema quando foi reiniciado e restaurei para um ponto anterior.

*Mais updates no windows foram feitos.

*Instalei a GPU e um novo HD.

Fazia dias que eu não jogava. Abri witcher 3 pra testar e logo no início o Led de fan stop acendeu e o jogo travou.

Tive de restaurar o windows novamente.

Quando fui atualizar o driver da placa de vídeo novamente, surpresa "driver defeituoso" no driver booster.

Testei minha GPU antiga R7 260x. Não deu vídeo da primeira vez, da segunda ligou e rodou witcher sem problemas. Instalei a RX 580 novamente e rodou o jogo sem problemas. 

Chegando em casa agora, fui iniciar o windows e travou o vídeo na tela de login, e o mesmo aconteceu (restaurar e bla bla bla)

Considerei problema na fonte, mas o witcher rodou e coloquei até o modo OC da placa pra testar no jogo e nada. (A placa também um led indicador de quando está com problemas de Power Supply que não acendeu). Além disso, pelos casos que vi de fonte não aguentando, o PC simplesmente reinicia. Aqui não, ele trava o vídeo, desliga o fan da GPU e continua ligado.

Também me disseram várias vezes no fórum que uma 500w aguenta sem problemas a placa e nos testes de Power Supply sempre ficava em torno de 400w o máximo...

Poderia ser problema com drivers ou windows?

Seguem minhas configurações:

placa-mãe: P8H61M R 2.0 LX3

Processador: Intel core i5 3470

Watercooler Corsair H45

1 HD 500 GB 7200 rpm (No início do problema estava com esse instalado apenas)

8 GB Ram HyperX Fury single Chanel

Gigabyte AORUS RX580 4GB

FONTE XFX XT500 80 PLUS BRONZE

Postado

Infelizmente só tinha o Windows 7, então instalei no HD novo pra não perder os games e arquivos do antigo. Estou instalando os drivers, até agora sem desligamentos e etc.

Em breve informo o resultado.

• Curtir 1
Postado

Bom, instalado o S.O e os drivers (Win 7)

Logo após instalar algumas coisas. Tive uma tela azul e percebi o fan da GPU parado.

Pois bem, reiniciado o PC baixei o furmark e o software da gigabyte que permite fazer OC e alterar o funcionamento dos fans, testando stress na placa de vídeo +/- 15 min não tive problemas (1080p com MSAA 8x e 4K com MSAA 8X)

Testei o burn CPU também e sem problemas.

Agora estou testando os dois juntos faz 10 min com o turbo boost ativo e um OC leve na GPU. Sem problemas. Algo me diz que a config de pausar os fans, pode estar aquecendo algo e causando o problema.

O que acham?

Postado

Sim usando o driver booster ainda.

Agora o windows 7 está dando tela azul, engraçado que nos testes com o furmark não aconteceu nada, e ontem joguei Heroes Of Storm sem problemas, mas hoje o Assassins Creed IV sequer chegou ao menu principal sem dar tela azul...

adicionado 14 minutos depois

Sim usando o driver booster ainda.

Agora o windows 7 está dando tela azul, engraçado que nos testes com o furmark não aconteceu nada, e ontem joguei Heroes Of Storm sem problemas, mas hoje o Assassins Creed IV sequer chegou ao menu principal sem dar tela azul...

adicionado 16 minutos depois

Esqueci de mencionar um detalhe básico que pode ser a origem do problema. Instalei o processador um dia antes e minha placa é compatível originalmente apenas com a 2° geração dos processadores da linha core. E estou usando da 3°....

Sei que com atualização de bios passa a ser compatível.

adicionado 17 minutos depois

Esqueci de mencionar um detalhe básico que pode ser a origem do problema. Instalei o processador um dia antes e minha placa é compatível originalmente apenas com a 2° geração dos processadores da linha core. E estou usando da 3°....

Sei que com atualização de bios passa a ser compatível.

• Membro VIP
Postado

Certo, não deve-se utilizar programas tipo Driver Booster. Programas assim você não tem como saber o que está sendo instalado e pode acabar instalando o driver errado no lugar causando instabilidade no sistema. Só se deve baixar drivers direto do site do fabricante do componente.

Por fim atualize a BIOS para a versão mais recente.

Postado

Bom, instalei o driver pelo site da AMD e atualizei a BIOS. Ao abrir o Assassins Creed especificamente, o vídeo travou e desligou...

• Membro VIP
Postado

@MathWGT Tente reinstalar os drivers novamente só que dessa vez desinstale-os com o DDU (Display Driver Uninnstaller) no modo de segurança, ele remove o driver de vídeo sem deixar vestígios que possa gerar algum conflito.

Está monitorando as temperaturas dos componentes do seu sistema?

Postado
Em 2017-6-17 às 21:26, grievous disse:

@MathWGT Tente reinstalar os drivers novamente só que dessa vez desinstale-os com o DDU (Display Driver Uninnstaller) no modo de segurança, ele remove o driver de vídeo sem deixar vestígios que possa gerar algum conflito.

Está monitorando as temperaturas dos componentes do seu sistema?

Sim, monitorei as temperaturas o tempo todo com o Afterburner, CPU não passou de 50°C e GPU em stock não passou dos 60. Dei uma mexida nos clocks da GPU e usei o Furmark e Witcher como teste, BF4 e outros games também sem problemas, por horas de gameplay e testes sem nenhum congelamento ou tela azul.

Estaria resolvido se não fosse o Assassins Creed que parou de dar tela azul depois de atualizar a BIOS, mas permanece congelando o sistema. Pensei em baixar o game de novo e testar pra ver se permanece... Agora parece mais por causa do jogo do que do hardware/driver em si.

• 2 semanas depois...
Postado

esse seu problema pode ser placa-mãe, memoria, ou a fonte, faça um jump na fonte, e teste as voltagens dela com multímetro, não use coisas como aida64, se n tem multímetro, veja o que a bios da MOBO informa, caso esteja ok, parta para o teste de memorias, use um pente de casa vez, se continuar, tente usar outra memoria de uma maquina que isso n ocorre, teste o PC, por fim sem VGA, e veja se o travamento acontece. caso persista, é provável que seja a MOBO

• 3 meses depois...
Postado

Eu estou com o mesmo problema, instalei uma rx 580 8gb, e instalei os drives pelo site da amd, está rodando os jogos leves como fortinite, lol, quando vou jogar PUBG ou Rust, jogo uns 15 minutos e o pc desliga, e não liga mais, somente tirando ele da tomada e apertando novamente o botão de ligar, ja tentei de tudo, suspeitei de virus ou hd 100, descarto outras hipoteses, todas as peças são semi-novas, somente o hd que tem 4 anos de uso. segue minha config:

Processador: FX 8370e

Memoria: 2 Hyperx ddr3 1866

GPU: RX 580 asus 8gb

Mobo: asus m5a97 r2.0

Fonte: Corsair 600 watts reais 80 plus

e tenho um cooler air cooler

Postado

eu abri todo o gabinete limpei tudo e monitorei as temperaturas, está tudo ok o max que chegou foi a gpu em 65º, mas os outro componentes ficaram bem abaixo

adicionado 1 minuto depois
4 minutos atrás, grievous disse:

@daviddotoca Isso de ter que tirar da tomada pra poder ligar pode ser problema na fonte. Monitores as temperaturas, atualize a BIOS da placa-mãe e teste com outra fonte se tiver como.

eu olhei no site da asus e vi que a ultima bios que tem lá e a que eu tenho, por isso não atualizei, mesmo assim devo atualizar?

• 4 semanas depois...
Postado

coincidentemente tenho uma rx 580 da gigabyte e essa placa tá com o mesmo problema,travava até no google chrome,só resolvi criando uma curva de fan,fazendo que as fans fique 100% quando atinge a temperatura de 65°,essa placa as vezes não aciona  os coolers pode chegar as 80° e os coolers estão lá parados,você percebe quando está jogando e começa a dar drop de frames,você olha a placa de video e está desligado os fans,absurdo ,toda vez que ligo o pc tenho que abrir o programa de monitoramento da placa de video, para obrigar os coolers a funcionar nessa faixa de temperatura ,pois sem ele o pc trava de desligar geral,depois disso nunca mais sequer o pc travou ou desligou.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...