Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pascal/Delphi Comando em pascalzim


Posts recomendados

  • Membro VIP
8 horas atrás, bufferoverflows disse:

Eu quero utilizá-la para escrever no meio da tela, mas não sei como funciona.

 

Ai vai depender de como seria no meio... mas vamos lá...

 

O GotoXY() funciona assim: ela posiciona o "cursor onde vai sair os caracteres" de acordo com a "coluna" e "linha" informadas... estes correspondentes a matriz da tela, ou seja, com a "resolução da tela" do seu Pascal.

GogoXY(coluna,linha);

 

O tamanho pode variar de compilador para compilador, por exemplo sendo 80x25, ou seja, 80 colunas por 25 linhas. Já vi também de 80x40... É necessário verificar qual a sua resolução...

 

Para centralizar precisa de 2 pontos:

- Para linha: aqui é mais simples... basta usar a metade (ou aproximadamente) do máximo.

- Para coluna: você precisa correlacionar o tamanho da frase (pode usar o Length()) com o tamanho máximo da coluna. Fazer que metade da frase fica do meio pra esquerda, e a outra metade na direita.

 

Ex.:

FCdH.jpg

 

obs.1: a depender do compilador, o GotoXY() já estará incorporado, ou seja, não precisando usar a uses para carregar a CRT.

obs.2: a depender do compilador, usam-se WinCRT, em vez de CRT.

obs.3: a depender do compilador, pode ser que o GotoXY() esteja, sei lá, em outra biblioteca.

 

 

Se você precisa só que fique no meio em relação a linha ou só em relação a coluna, basta usar só um dos princípios para centralizar o que deseja, ou seja, ou a coluna ou a linha.

 

 

No aguardo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, bufferoverflows disse:

Muito obrigado , mas será que o senhor poderia me mostra um exemplo de  algoritmo?

Feito com estes principios.

 

A ideia é que você desenvolva o algoritmo...  e caso tenha dúvidas, posta elas aqui e ai tentarmos te ajudar.

 

 

Em 25/07/2017 às 07:54, Simon Viegas disse:

Para centralizar precisa de 2 pontos:

- Para linha: aqui é mais simples... basta usar a metade (ou aproximadamente) do máximo.

- Para coluna: você precisa correlacionar o tamanho da frase (pode usar o Length()) com o tamanho máximo da coluna. Fazer que metade da frase fica do meio pra esquerda, e a outra metade na direita.

 

 

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...