Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente montei um temporizador com o 555 pra até 10min, e o disparo e feito com toque direto no pino 2.

O detalhe é que a parte de toque ta recebendo corrente Ac sei la de onde.

A corrente Ac fica na entrada da fonte e no C e NA do relé só isso.

Como é possível,  testando com multimetro tem 140v entre a fase e o sensor de toque

Até levei um choque pois estava descalço no piso,  descalço no chão de madeira não dava choque ,

Por hora troquei o toque por um botão push

Depois q montei o circuito me lembrei de usar um transistor NPN pra fazer o disparo tocando na base , teria evitado o choque ?

Postado
16 minutos atrás, Mestre88 disse:

Que tipo de fonte está usando? 

Se for fonte chaveada algumas delas tem um capacitor entre a entrada e a saída. 

Sim fonte chaveada, mas como chegou corrente AC no circuito do temporizado? 

E colocando o transistor pra dispara o temporizador evito de chegar corrente ac? 

Postado

Chegou através do capacitor que eu citei. 

Como essas fontes são importadas, o tal capacitor deveria ser ligado sempre ao pino neutro da tomada, ligando sempre com tomadas de 3 pinos. 

Existe uma norma estrangeira onde o neutro serve como terra. 

Mas voltando ao seu circuito você pode trocar a fonte ou retirar o capacitor dessa aí. 

Se não tiver jeito tente colocar um resistor de alto valor junto ao sensor de toque. 

• Curtir 1
Postado

Tem um capacitor grande logo depois da ponte retificadora., nao consigo ver o valor mas é pra 400v, se eu retirar nao vai fazer falta pra fonte?

Alto valor , 1M ou mais? colocar em série com o toque e o pino 2 do 555 

@Mestre88  só lembrando que nao se trata daquele circuito do outro tópico,  esse é um circuito novo.

Postado
1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Tem um capacitor grande logo depois da ponte retificadora., nao consigo ver o valor mas é pra 400v, se eu retirar nao vai fazer falta pra fonte?

Não é esse. Esse aí filtra a corrente alternada da tomada.  O que eu falo é de cerâmica, um valor baixo (menos de 10nF), fica ao lado do transformador, veja que ele une os dois lados da fonte.

Alto valor , 1M ou mais? colocar em série com o toque e o pino 2 do 555 

Sim, de 100k pra cima. mas no pino 2 acho que não dá certo. Faça como você mesmo disse use um transistor NPN em emissor comum pra amplificar o sinal, o resistor você põe na base dele e a outra ponta no sensor.

@Mestre88 só lembrando que nao se trata daquele circuito do outro tópico,  esse é um circuito novo.

Sim, já percebi.

Postado
13 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

olhei a fonte ao lado do trasfomador tem 2 capacitor de cerâmica em série  ligando 2 partes da fonte

São eles, esqueci de dizer que as vezes são dois em série ou também pode ter um resistor junto. Pode tirar que vai continuar funcionando e não vai te dar choque depois. Outro dia tirei um de uma TV que estava dando choque na antena.

16 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

assim como o opto acoplador do outro lado do trasfomador.  

Sim, mas o objetivo deste componente é isolar as duas partes da fonte assim como o transformador.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!