Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock 7700k com temperatura estável


shorenter

Posts recomendados

Olá pessoal tudo bem? To precisando de uma ajuda pra configurar um bom overclock (Quando digo é bom é não fazer **********), num 7700k.

 

Eu to bem desatualizado em overclock, to meio por fora do que significa as configurações da bios pra isso, sei que colocar no automático não é o certo e pro 7700k tem que regular as tensões pelo que eu ouvi falar. Enfim admito que to um iniciante nesse assunto e preciso de ajuda.

 

To pensando em deixar até 4800 Ghz, ai queria saber como faz pra deixa a temperatura mais estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@shorenter Amigo, sugiro ler um pouco mais antes e tomar cuidado.

Qual cooler você está usando nesse i7?

Bom, o jeito mais fácil é colocar o vcore em manual e ir alterando a frequência de 0,1 em 0,1. Por exemplo, deixa a vcore no manual stock e, no seu caso, coloque em 4,6 ghz. Após isso, deixe rodando o prime95, com o hwmonitor e monitore a temperatura dele. Se estiver muito quente,  você para. Se der tela azul ou o p95 detectar um erro, você aumenta o vcore. Sempre nos menores intervalos possíveis que sua mobo permite. Normalmente 0,005.

Sua mobo tem o chipset Z né?

adicionado 1 minuto depois

Outra coisa, pra que você quer fazer isso? Essa CPU já e muito forte e esquenta muito, você não vai perceber praticamente nenhuma melhora de 4,5 pra 4,8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigos @Atretador e @TheSnow obrigado pela reposta, deixa eu me explicar direito.

 

Comprei esse processador com uma placa b250 queria ficar de boa com ele, mas mesmo assim tava achando a temperatura alta. Ai me falaram que a questão não era fazer delid e sim regular as tensões, ai comprei uma Z270 pra poder fazer isso, troquei o mobo ontem.

 

Eu uso um watercooler custom, com bloco de cobre radiador duplo e aproximadamente 700 ml de fluido, primeiramente notei que a temperatura ficou mais quente depois de trocar a mobo mesmo sem mexer no clock (a antiga ele chegava a 4400 mhz mesmo deixando o ratio em 45), agora ele bate 4500 mas mesmo botando o ratio pra 42 ele ainda parece mais quente, tipo no iddle fica 52 com spikes pra 60 sabe, ai você ta usando o pc de boa e os seus coolers tem ficar lá suando pra nada.

 

Minha prioridade é primeiro estabilizar a temperatura regulando a tensão e não tenho muita ideia de como fazer isso pois se coloco uma tensão fixa nele fica nela permanentemente ao passo que se eu deixo no auto ele ajusta conforme a necessidade (embora eu ache que as vezes ele joga pra uma tensão muito alta e desnecessária). Por exemplo se eu coloco 1,27 é suficiente pra ficar em 4500 mhz porém ele sempre vai ficar com essa tensão mesmo que eu esteja com o clock em 4000 ou menos e isso não me parece certo (ao menos no meu iniciante ponto de vista). Eu vi que tem uma opção lá na bios de regular o comportamento do vcore automático talvez seja isso que eu tenha que mexer mas sinceramente nesse ponto tenho que ser humilde e admitir que preciso de ajuda pois meus conhecimentos são insuficientes (e sim eu já fui atrás de ler e pesquisar).

 

Vou postar a print dessa opção da placa-mãe daqui a pouco.

 

Ai sim depois de estabilizar a temperatura pensei em ver até que ponto eu posso chegar com o over mantendo a estabilidade, sabe como é né a gente quer extrair o máximo de desempenho das nossas peças, e pra mim uma misérias de clock há mais faz diferença, pois trabalho com bases de dados, programação, simulações, data mining e etc.. (sim eu sei deveria ter comprado ryzem o próprio @Atretador me recomendou isso, mas eu não levei ouvi T_T), e só ativar o over quando for rodar algo que se aproveite disso (ninguém vai usar mais de 4500 pra ficar vagueando na net ne kk)

 

Então é isso galera, se eu não achar solução to pensando em devolver esse processador ou fazer delid sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@shorenter Olha, não é que o Delid não é opção, pode ter certeza que ele vai reduzir as temps. Mas a mobo costuma regular mal a tensão no automático, o que pode aumentar as temperaturas. Qual o modelo da sua?

Vou te dar um exemplo, tenho um i5 6600k, que está com 0,6ghz de OC. Quando ele está em idle, a tensão cai lá pra 0,8v. Apesar de eu ter setado 1,315v na bios, ela sobe e desce de acordo com uso. As vezes até passa disso um pouco, é normal, pelo que sei. É o que você pode fazer, dependendo dos recurso que sua bios disponibiliza, pois nem toda mobo permite fazer as mesmas coisas.

Mas essas seu processador aquece bastante mesmo... 60 graus em iddle é muito, mas você testou quanto ele fica em teste de stress?

A questão aqui é colocar um limite de tensão, pra que a mobo não passe tensão em excesso e esquente muito.

O ponto é você achar a menor tensão manual que deixe a CPU estável. O ideal é passar pelo menos algumas boas horas no prime95 para ter 100% de estabilidade. As tempersturas melhoraram muito no meu quando comprei a mobo e passei de auto pra manual, antes de fazer o OC... Dependendo da sua mobo, pode ser que tenha uma boa diferença também.

Alias,  esses 50-60 graus em iddle é em quanto de uso? Tente monitorar com o hwmonitor.

E por que você queria fazer OC se ja está achando as temps altas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow Obrigado pela resposta e atenção.

 

Então analisando seu exemplo acho que o problema está sendo que ao definir o Vcore pro manual na minha placa-mãe ele fica fixo e não flutuando até aquele valor, minha placa-mãe é essa aqui https://www.msi.com/Motherboard/Z270M-MORTAR.html#productFeature-section

 

E em full load (prime 95 no small FFTs e deixando o setup de energia do windows pra alto desempenho), a temperatura chega em 95 graus na hora com o tdp de 100W monitorando pelo HWM monitor e o Vcore no auto chega 1,39.

 

No iddle era 20 - 30%, mas fuçando ontem descobri que era culpa do serviço Anti Malware do windows que chegava a consumir 30% de CPU constantemente e ficava forçando a CPU trabalhar no clock máximo mesmo em economia de energia, não me pergunte o porque botei um outro antivírus ai deu uma melhorada aqui.

 

Então depois que eu resolver esses problemas vou ver se dá pra fazer um OC, mas só quando eu precisar de potencia máxima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@shorenter Não há problema nenhum em rodar o tempo todo numa tensão fixa, isso não faz mal ao seu processador.

 

Quanto ao que fazer, sempre coloque em um valor fixo. Qual valor, aí depende do chip e se você quer fazer OC ou só manter estável no mínimo possível. Mas de qualquer forma, sempre use o modo fixo, jamais deixe no automático.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Você que sabe mais disso, diga-me, essa característica de a tensão ficar sempre fixa ou oscilar entre valores, mesmo se colocada no manual, varia de mobo pra mobo, ou é algum recurso que ativei ou deixei de ativar? Pois sempre achei estranho também, mas já me disseram que não há problema, e conheço pessoas que tem placas as quais se comportam da mesma forma, com a tensão flutuante entre o valor que você seta manualmente. Sabe dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, TheSnow disse:

@Imakuni Você que sabe mais disso, diga-me, essa característica de a tensão ficar sempre fixa ou oscilar entre valores, mesmo se colocada no manual, varia de mobo pra mobo, ou é algum recurso que ativei ou deixei de ativar? Pois sempre achei estranho também, mas já me disseram que não há problema, e conheço pessoas que tem placas as quais se comportam da mesma forma, com a tensão flutuante entre o valor que você seta manualmente. Sabe dizer?

Tem vários fatores para várias situações diferentes. Não dá para dizer "é isso" com total certeza, mas algumas das causas podem ser:

  1. Recursos de economia de energia, como por exemplo C States e outras coisas. Mesmo se colocar uma tensão fixa, eles abaixam a tensão e o clock quando ativados, para economizar energia. Algumas mobos desabilitam esses recursos automaticamente quando você faz OC, outras só o fazem se você mesmo for lá e desabilitar manualmente.
  2. Software. O windows, por exemplo, pode influenciar. Ou algum programa como o Intel XTU ou o específico da sua mobo.
  3. Vdroop. Não dá para violar as leis da física: quando a carga é muito alta, a tendência é que a tensão caia, mesmo que você coloque em um modo fixo.
  4. LLC. Para combater o Vdroop, esse recurso joga uma tensão extra em cima do que você mandou. A ideia é que, já que a tensão vai cair, então é só jogar uma tensão superior à desejada, de forma que a queda faça chegar onde você quer. LLC tem vários níveis, e se você deixar em auto (coisa que quase sempre acontece), é trabalho da sua mobo "chutar" qual o nível correto - e geralmente, ela erra, fazendo com que a tensão caia de mais ou que a tensão extra seja excessiva, de forma a ficar maior que o desejado.
  5. Componentes de baixa qualidade. A teoria pode ser linda, mas na prática, as peças usadas para construir a mobo podem não ser lá essas coisas...
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Nesse caso, estou me referindo ao Core VID da CPU. A VCORE no hw monitor aqui, permanece entre 1,295 e 1,315; sendo que setei em 1,315v.

No caso do OP, não sei se é o VID ou VCORE, mas o VID aqui costuma oscilar ente 0,8 em iddle e 1,4xx em full load.

Nesse caso, é "normal" ou tem algo modificando externamente?

Pois, como o OP descreve, acredito que uma forma de economia em iddle é válida, mas dar mais que o setado manualmente já é prejudicial, uma vez que aumenta as temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, TheSnow disse:

Nesse caso, estou me referindo ao Core VID da CPU. A VCORE no hw monitor aqui, permanece entre 1,295 e 1,315; sendo que setei em 1,315v.

No caso do OP, não sei se é o VID ou VCORE, mas o VID aqui costuma oscilar ente 0,8 em iddle e 1,4xx em full load.

Nesse caso, é "normal" ou tem algo modificando externamente?

Cuidado com VID e VCORE. Em tese, o primeiro é o que o processador pede ou o que você setou na BIOS, o segundo o que de fato está rodando... mas as vezes acontece do HWMonitor (ou qualquer programa) acabar trocando um pelo outro. Não confie cegamente nesses valores, jogue umas pitadas de bom senso nisso aí.

 

6 minutos atrás, TheSnow disse:

Pois, como o OP descreve, acredito que uma forma de economia em iddle é válida

Convenhamos, processador em idle é um baita desperdício, ninguém devia deixar isso acontecer.

 

7 minutos atrás, TheSnow disse:

mas dar mais que o setado manualmente já é prejudicial, uma vez que aumenta as temperaturas.

Prejudicial naquelas. Se forem temperaturas muito altas, realmente é ruim. Mas se forem baixas, não dá diferença entre rodar a, digamos, 70 ou 75 graus - dá no mesmo se, digamos, o primeiro duraria 60 anos e o segundo 50, sendo que em ambos os casos você vai jogar o processador fora daqui a 20 anos de qualquer maneira.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pow galera agradeço muito a ajuda de vocês realmente me sinto muito feliz por essa força ai.

 

Eu tentei ajustar aqui o vcore e estabilizou em 1,136 (não tentei menos que isso), mas ainda bate 100 com p95

 

No iddle ta tranquilo 36 a 39 (Deu uma melhorada) agora será que baixo mais ou deixo assim

 

Aqui tem umas prints da temperatura e das opções que tem na minha Mobo

 

https://1drv.ms/f/s!Av-dhtLm6Yu_pD5bWWE8OTP0ksEm

 

Ah e o que mais me deixa pé da vida com esse processador é que ele ta a 100 graus enquanto meu fluido ta a 27

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, shorenter disse:

Pow galera agradeço muito a ajuda de vocês realmente me sinto muito feliz por essa força ai.

 

Eu tentei ajustar aqui o vcore e estabilizou em 1,136 (não tentei menos que isso), mas ainda bate 100 com p95

 

No iddle ta tranquilo 36 a 39 (Deu uma melhorada) agora será que baixo mais ou deixo assim

 

Aqui tem umas prints da temperatura e das opções que tem na minha Mobo

 

https://1drv.ms/f/s!Av-dhtLm6Yu_pD5bWWE8OTP0ksEm

 

Ah e o que mais me deixa pé da vida com esse processador é que ele ta a 100 graus enquanto meu fluido ta a 27

Sinceramente.. tem cara de montagem ruim. Se eu fosse você, tirava o bloco e montava de novo. Nessa tensão, não era para estar batendo 100C.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Imakuni disse:

Sinceramente.. tem cara de montagem ruim. Se eu fosse você, tirava o bloco e montava de novo. Nessa tensão, não era para estar batendo 100C.

Pode ser que seja, a temperatura aumentou depois que eu troquei a placa.

 

To usando essa pasta térmica

https://www.kabum.com.br/produto/17487/pasta-termica-implastec-thermal-silver-seringa-5g-35390/?origem=52&gclid=CPTE3JWgydUCFQVDhgodT4MGgw

 

E meio vagabu.. eu sei, tem alguma melhor pra me indicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, shorenter disse:

Pode ser que seja, a temperatura aumentou depois que eu troquei a placa.

 

To usando essa pasta térmica

https://www.kabum.com.br/produto/17487/pasta-termica-implastec-thermal-silver-seringa-5g-35390/?origem=52&gclid=CPTE3JWgydUCFQVDhgodT4MGgw

 

E meio vagabu.. eu sei, tem alguma melhor pra me indicar?

Eu não me surpreenderia se fosse a pasta...

 

Quanto a qual recomendar, essa não é minha área, você vai ter que perguntar para outra pessoa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!