Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS P8Z68-V - Overclock consciente


ph2710

Posts recomendados

Olá, boa tarde

 

Gostaria da opinião de vocês sobre o Overclock que estou utilizando e se possível a sugestão de alguma mudança.

O hardware é:

placa-mãe: ASUS P8Z68-V Series

Processador: I7-2600 (non k)

RAM: 2x4GB Kingston DDR3 1333MHz.

 

Esta placa possui a função nativa de Overclock e estou testando algumas configurações.

É possível também, reallizar os ajustes no software da ASUS (AI SUITE II).

 

Pelo que eu li, as opções AUTO não são ideais para overclock. Notei que a frequência e a tensão variam constantemente.

Além disso, como fiz também da RAM, de 1333MHz para 1600MHz, acredito que eu teria que ajustar a tensão da mesma e os outros valores, como a latência.

 

O processador trabalha nativamente a 3.4GHz e o modo turbo eleva para 3.9GHz.

Estou utilizando a frequência de 4.2GHz com a maioria das opções no AUTO.

 

O que pretendo é obter velocidade no sistema e quando efetuar tarefas que demandarem processamento, que ele seja rápido.

Rodo também as vezes, jogos mais pesados (Geforce GTX 660 TI 2GB).

 

O porém, é que causa mais aquecimento e consequentemente diminui a vida útil do hardware, eu acredito. Estou até refazendo o sistema de ventilação.

Eu só quero obter o melhor que o meu hardware pode oferecer. Mas não sei, se está demais para as minhas necessidades ou se a configuração manual seria melhor.

Outras dúvidas são do impacto gerado pela diferença entre 3.9GHz para 4.2GHz e o overclock da RAM para 1600MHz.

 

Todos os ajustes estão disponíveis na pasta compartilhada abaixo.

Quem puder me orientar quanto a isto, ficarei muito agradecido, pois sou leigo no assunto.

Acredito que os usuários experientes já até possuem uma visão do meu caso, por não ser o primeiro. 

Espero ter sido claro e conto a ajuda de vocês! :)

 

Configurações da BIOS: https://1drv.ms/f/s!ApQAl9j_Bwt9gyLe5wm-GwDH4GlA (link seguro/OneDrive).

 

Desde já, agradeço!

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Ian Rossi !

 

Basicamente, este site tem sido a minha fonte de pesquisa.Realmente muito bom.

 

Vou conferir o artigo!

adicionado 22 minutos depois

Do artigo, a diferença foi do BCLK/PCI-E, que não alterei, pois li que pode afetar o funcionamento de outros dispositivos. Mas para o OC da RAM, acredito que precisarei elevar para 103.0..

 

Limit CPUID Maximum - Já está desabilitado
Power Technology - Não possui a opção (pode ser EPU)
C1E Support - Está AUTO (vou pesquisar sobre)
OverSpeed Protection - Vou pesquisar
Spread Spectrum - Está AUTO (vou pesquisar)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Por falta de conhecimento e um pouco de medo de queimar algo, deixei a maioria das opções em AUTO.

O BUS do sistema, preferi deixar em 100Mhz, para não correr o risco de prejudicar o funcionamento de outro dispositivo.

 

Para garantir que o OC não prejudique na temperatura, instalei um Water Cooler (Maelstrom 120T).

Os testes que antes atingiam 75 a 80 graus, passaram a no máximo 40 a 50 graus.

 

Agora só me resta saber se vale ou não a pena o OC da RAM de 1333 para 1600 com as configurações automáticas.

Também saber se para este OC o BUS precisa ser alterado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia

 

Encontrei no manual da placa as informações sobre tudo o que estava procurando.

O diferencial da informação aqui, seria o relato de alguma experiência.

 

Testei a configuração 8-8-24-1 e o sistema operacional apresentou alguns erros.

Então, voltei para 9-9-9-24

Então, o que fiz:

 - Executei a ferramenta OC Tunner na BIOS, não alterei nenhuma tensão e deixei todas as configurações aplicadas pelo OC.

 - Instalei um Watercooler.

 

O processador atinge até 4.3MHz e a memória está trabalhando a 1375MHz

Na execução normal do sistema, o processador mantem a temperatura de 19º/20º e no teste de stress máximo 50º/55º

O BCLK está em 103MHz e a placa-mãe trabalha em média a 30º/40º

 

Estranho é que cada software mostra uma informação diferente. Estes dados são do software de monitoramento da ASUS: AI SUITE II.

 

Espero que as informações possam colaborar com alguém futuramente, com o mesmo problema.

 

O tópico pode ser marcado como resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!