Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia

Peguei um Notebook Acer Aspire E5-571 para formatar, sistema operacional é o windows 8.1. Primeiro passo que fiz foi criar uma partição no HD e movi os arquivos de backup para nova unidade, quando iniciei a formatação notei que havia uma partição com 15GB que não é possível excluir, estender ou formatar. Na unidade C a exlui e ao criar um novo volume o windows disse que a partição era no formato GPT e não é possível instalar o Windows, a unica maneira que achei foi usa o comando msgconf Shif+F10 e usando limpeza do disco, porém tenho outra unidade com backup que não pode ser apagada.

É possível tira o HD do not e conecta em um PC de mesa e copias os arquivos da unidade do backup? ou existe outra maneira de converter o disco GPT sem perder os arquivos existentes?

Postado

Eu ja tive um problema parecido, mas no meu caso n tinha backup em outro disco, então so passei o clean do diskpart e formatei normalmente, se a particao q tem informações não foi apagada, voce pode sim ligar o hd do notebook em um desktop e copiar os arquivos dessa unidade, sem problemas, apos isso pode passar o diskpart no hd, vou deixar os processos para o diskpart, mas voce provavelmente ja deve saber:

Ao iniciar o prompt com shift+f10 na primeira tela apos inicar o cd de instalacao do windows voce ira digitar o seguinte:

1 - diskpart
2 - list disk
3 - select disk "X" (X o numero da uidade de disco HD)
4 - clean 
apos esses passos pode fechar o prompt e seguir a instalação normalmente.

isso é o q eu faria, mas se quiser pode esperar mais respostas do pessoal, deve haver uma forma de converter gpt, mas ainda acho mais viavel copiar os arquivos no pc e formatar td do zero, abraço.

Postado

o Windows 10 é compativel com GPT, o que pode estar ocorrendo é que sua bios deve estar configurada no modo legacy. Mude para UEFI.

Outra coisa que pode estar acontecendo é que que a midia que você está usando não seja UEFI.. use o media creatot tool da microsoft pra Baixar e Criar a midia

Sobre essa partição de 15GB, possivelmente é o recovery do Notebook, não recomendo apagar, mas se quiser.. tente com o mini tool partition wizard

Postado
3 minutos atrás, bngomes disse:

o Windows 10 é compativel com GPT, o que pode estar ocorrendo é que sua bios deve estar configurada no modo legacy. Mude para UEFI.

No modo UEFI nao inicia a formatação, apenas como Legacy, nao queria abrir o not e saca o HD fora, vou tentar sua dica!

Postado

Só pra você entender..o tipo de partição GPT foi criado para trabalhar com UEFI.. O Modo Legacy (ou a BIOS de forma tradicional) com o MBR..

Ou seja, isso não deveria estar acontencendo...

Minha sugestão.. de o boot com a instalação do windows 10...  exclua TODAS as partições, menos a que você usou como backup e a de recovery do windows e simplesmente mande instalar no espaço não formatado.. 

Postado
1 minuto atrás, bngomes disse:

Só pra você entender..o tipo de partição GPT foi criado para trabalhar com UEFI.. O Modo Legacy (ou a BIOS de forma tradicional) com o MBR..

Ou seja, isso não deveria estar acontencendo...

Minha sugestão.. de o boot com a instalação do windows 10...  exclua TODAS as partições, menos a que você usou como backup e a de recovery do windows e simplesmente mande instalar no espaço não formatado.. 

Exatamente isso que tentei fazer, porém diz que o windows nao pode criar uma nova partição nesse tipo de unidade GPT, e tambem nao aceita avança a formatação. isso no modo legacy, voltando a UEFI nao reconhece o pendrive, sera que preciso alterar mais algo na bios mantendo o UEFI pra da boot?

Postado

acho que o problema está na forma que o pendrive foi criado.. você usou a ferremanta da MS.. o Media Creator Tool? tem algumas ferramentas que quando cria o pendrive não consegue mesmo instalar em modo UEFI.. em modo legacy o windows só instala em HD MBR...

Se você já tem a iso do windows baixe o USB/DVD Download tool, da Microsoft tb, para criar o pendrive

Postado
22 minutos atrás, bngomes disse:

acho que o problema está na forma que o pendrive foi criado.. você usou a ferremanta da MS.. o Media Creator Tool? tem algumas ferramentas que quando cria o pendrive não consegue mesmo instalar em modo UEFI.. em modo legacy o windows só instala em HD MBR...

Se você já tem a iso do windows baixe o USB/DVD Download tool, da Microsoft tb, para criar o pendrive

valeu, vou testar e fazer novamente o boot pelo programa que citou

Obrigado

Postado

Infelizmente não deu certo, usei o programa da Microsoft e também o w10 direto do site, essa partição GPT nao aceita instalação, motivo acredito ser por causa que particionei o HD e ficou como disco 0. O jeito sera saca o HD  e passa os arquivos pra outro PC.

Postado

Cara eu ia perguntar se você tinha feito isso.. eu imaginei que tinha, rss o problema todo era exatamente esse... partição GPT só instala o windows em modo UEFI.. rss se tivesse em MBR instalaria dos dois modos... a partir do windows 8, GPT é o padrão, por que MBR tem um limite de 4 partições por disco (primarias)

• mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...