Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
dandefender

Entendendo Regulamentação da Anatel e rota da NET

Recommended Posts

Bom dia ! Estou tendo problemas de conexão com a NET.

Através de vários testes  (pathping, tracerT,WinWTR) verifiquei que meu ping salta de uma valor “normal” para ~150ms ao me conectar  com alguns servidores da Blizzard, através de Overwatch. Às vezes, pontualmente, pula para 200ms ou 300ms.

Pois bem: ao “pingar” para o esse backbone/node  “peer-B55-1198-puacc01.spo.embratel.net.br [200.246.199.54]” diretamente já é mostrada uma latência de 140-150ms. Já fiz esse teste num pc de um amigo (139ms) e um técnico da NET fez isso também no pc deles por telefone (140ms). Então concluo que o problema é essa rota da NET, já que qualquer server após ele ficará com ping no mínimo igual. Moro em Salvador-Bahia, mas já li centenas de reclamações de ping alto sob essas mesmas circunstâncias do Brasil todo. Estou cansado de ligar ao callcenter robotico  da NET, vir um tecnico e dizer que vai passar a outro setor e nada é resolvido desde o início de Julho.

Bem...a Anatel estipula um valor máximo de latência e um mínimo de velocidade. Minha situação se enquadra nisso (latência ao backbone peer-B55-1198-puacc01.spo.embratel.net.br [200.246.199.54] )? Como posso redigir de um jeito não tão informal à Anatel com esses detalhes técnicos ? Eu estou errado na minha conclusão ? Há algo a mais que eu deveria saber quanto a isso ? Alguém sabe se há outra resolução que regulamente limites de latência dentro da rede da própria ISP ? Sou leigo

http://imgur.com/a/78DWv

http://imgur.com/a/jCol4

Resolução nº574, de 28 de outubro de 2011

Art. 18. Durante o PMT, a Prestadora deve garantir latência bidirecional de até oitenta milissegundos (terrestre) e novecentos milissegundos (satélite) em, no mínimo(...):

http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2011/57-resolucao-574

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

- Sabe o que irá acontecer ? - Absolutamente nada, pois se o seu problema fosse de Perda de Pacotes durante circunstâncias normais de Navegação, ae sim eles tem a obrigação de efetuar uma correção, mas para Jogos Online, eles não irão nem  tomar conhecimento, muito menos mexer com Rotas que não somente envolvem a Operadora, mas diversas outras Empresas...

- Resumindo, não tem o que fazer a não ser procurar por Servidores mais Estáveis...

Compartilhar este post

Link para o post

@Naldo Volpe

Mas  a Embratel e NET são a mesma empresa. Por que não adiantaria ? A ISP não é obrigada a estabelecer no máximo 80ms para todo o backbone interno dela e no mínimo 60 % da velocidade contratada segundo a Anatel ?

O problema de latência ocorre diretamente com o backbone da ISP em questão. É um atraso que ocorre entre meu modem e o backbone da Embratel. Tanto eu, em minha casa, quanto o tecnico, no call center dele, digitamos "ping peer-B55-1198-puacc01.spo.embratel.net.br" no CMD e deu 150 ms.

Antes dava 40ms

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

-

ping -n 30 200.246.199.54

- Sim Embratel, Claro e NET são as mesmas Empresas... Porém é como Eu mencionei acima, se o problema for com relação a Jogos Online, eles nem irão se preocupar com esse negócio de Rota ...

- Se o problema envolve Navegação para qualquer Site em questão, a coisa já muda de Figura...

- Aqui este Endereço por você mencionado fica na faixa de 14ms

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Naldo Volpe disse:

-

ping -n 30 200.246.199.54

- Sim Embratel, Claro e NET são as mesmas Empresas... Porém é como Eu mencionei acima, se o problema for com relação a Jogos Online, eles nem irão se preocupar com esse negócio de Rota ...

- Se o problema envolve Navegação para qualquer Site em questão, a coisa já muda de Figura...

- Aqui este Endereço por você mencionado fica na faixa de 14ms

é isso cara ? Por que nao ? Se a latência ocorre dentro da rede da NET, independente de estar jogo aberto ou não. Considero jogo apenas um serviço. Será que é complicado mesmo ? Foi testado em 4 computadores, em bairros diferentes (inclusive um do proprio tecnico)

Não sei se toda a Salvador é coberta por este mesmo backbone na rota. Quando ligo para lá nem cito jogo para não gerar debate de servidor de outra empresa, que não se responsabiliza etc.

Este é a maior thread em um forum que já vi sobre o assunto e tudo em meados de Julho :

https://us.battle.net/forums/pt/overwatch/topic/20757638089?page=5

Mas já houve reclamaçoes em outros lugares só que bem pontuais.

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, Naldo Volpe disse:

- Mas afinal o que você menciona, está lhe atrapalhando em algo ?

- Consegue navegar em qualquer Site ou está com lentidão para qualquer Site ?

Por gentileza, acesse este Site ao lado e informe o resultado: http://www.brasilbandalarga.com.br/

A questão é que por causa dessa rota...ao me conectar a servidores da Blizzard fico com ping alto (porque é depois desse nodo). O problema começa quando chega em peer-B55-1198-puacc01.spo.embratel.net.br [200.246.199.54]. Que o ping sobe. Isso tem acontecido desde Julho com centenas de pessoas. O maior tópico que vi sobre isso na internet foi na no Overwatch da Blizzard  Brasil que também uso:

https://us.battle.net/forums/pt/overwatch/topic/20757638089?page=5

Como sei que não é no Overwatch ? Há relatos no reddit de outras pessoas que reclamaram de outros serviços. Ademais meu ping e o de muitos para o nodo dá em torno de 140ms. Para você e alguns outros dá 40ms (antes dava para mim também). Fiz esse teste em 3 bairros nos computadores de amigos clientes da NET e deu 140ms.

Um tecnico da NET fez esse teste na central e deu 140ms. Todos em Salvador. Onde você mora ?

Estou no trabalho não dá para verificar agora .Mas a velocidade dá normal. Navegaão boa.Sem perda de pacotes preocupante e ping baixo pra servidor próximo. Não sei se é codificação, atualização ou sei lá o que.. Mas a latencia fica acima da permitida pelo peer-B55-1198-puacc01.spo.embratel.net.br

Eu acreditava que se o limite maximo para servidor de troca for 80ms... a NET tinah que se virar para estar dentro desse valor na minha cidade. Se o server da  Blizzard for uma *****, der latencia alta etc..é outra coisa. Mas pelo que vejo o problema é DENTRO do backbone da NET. Até porque para voce tá bom e para mim e mais 2 tá muito ruim.

Um cara conseguiu resolver mas não entendi:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

- NET SP / Capital...

- O que Eu quero que você entenda é que se o Pessoal da NET for em sua Residência e comprovar através de Testes que a sua Conexão e Navegação funciona em qualquer tipo de Site e não existe Perda de Pacotes, é muito difícil que eles façam algo com relação a Rotas... Muito difícil mesmo...

- E na NET tem outra coisa, se Eles colocarem na OS que não existe nada de errado, ainda irão lhe Cobrar Taxa de R$ 90,00 referente a Visita improdutiva...

- Você pode até questionar algo, mas eles irão verificar que o IP ou Endereço mencionado por você não é uma Rota que passa por qualquer Endereço que você tenta Acessar e sim um Endereço específico até determinado destino, que no caso é Servidor de Jogo e quando chegar ae, eles não irão dar a mínima importância...

- Mas se você Insiste na Reclamação, ainda existe a Ouvidoria da NET...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais