Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Travamento do computador: problema na GPU ou na fonte?


Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Ontem a noite meu computador começou a apresentar problemas estranhos, que, na minha opinião, parece ser a placa de vídeo, mas lendo em fóruns pela web vi que a fonte também pode causar problemas semelhantes.

 

O problema começou enquanto estava jogando Path of Exile, em que a tela simplesmente ficou toda riscada meio cinza, parecia interferência de TV, em toda tela, e o áudio travado num "zzzzzzzzzzzzzzzz". Reiniciei o PC, abri o jogo de novo, mas foi só entrar que deu o mesmo problema. Baixei o Furmark pra testar a GPU, e foi só iniciar o teste de estresse que o problema aconteceu novamente. A temperatura da GPU estava na casa dos 40º C, ou seja, tava "fria" ainda. Tentei atualizar o drive, realizei uma desisntalação limpa, mas não adiantou. Algumas dessas vezes, quando o PC reiniciava, ele não conseguia nem entrar no Windows, só passava da tela de loading e então a imagem ficava toda preta. Tive que desligar, esperar um tempo, e ligar de novo, dai entrou no windows.

 

Então resolvi tirar a placa de vídeo e ligar na onboard, daí o problema não aconteceu mais. Testei o jogo e o Furmark que na onboard e não aconteceu nenhum problema. Nesse ponto já tinha certeza que era a placa de vídeo.

 

Acontece que hoje pela manhã eu coloquei a placa de vídeo de volta, e consegui jogar por umas 2 horas sem dar pau, mas depois dessas 2h deu pau de novo do mesmo jeito, só mudava a cor dos riscos (dessa vez foi laranja), e com o áudio bugado. Numa dessas reinicializações, o windows não entrava mais de jeito nenhum, nem desligando tudo e esperando, ele abria a tela de loading e ficava tudo preto. Tirei a placa de vídeo de novo, e voltou a entrar normalmente.

 

Será que posso ter certeza de que é a placa de vídeo? Pois tenho medo que seja problema de alimentação, que só funcione sem a placa sugando energia...

 

Minhas configurações:

placa-mãe: Gigabyte B75M-D3H

Processador: i5 3550

GPU: Radeon HD 7870

Memória: 12Gb DDR3

HD: SSD 120Gb

Fonte: OCZ ATX 600W (foi recomendada aqui mesmo no Clube do Hardware quando comprei, não é genérica)

Ligo o computador em um filtro de linha Clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Jasiel disse:

@guitarro17 Bem provável que a placa esteja morrendo... Se já não aconteceu isso...

 

Qual modelo exato dessa fonte? Quanto tempo você possui ela? A princípio sua fonte é de qualidade...

Fonte OCZ ATX 600W (OCZ600MXSP) ModXStream Pro

Comprei em 28 de setembro de 2012

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Jasiel disse:

@guitarro17 A fonte é de qualidade e provavelmente deve estar boa... O problema provavelmente é a placa de vídeo mesmo... Tem outro PC para testar ela?

Pior que não tenho, mas amanhã TALVEZ eu consiga uma GTX 560 pra testar. Se ela funcionar bem, creio que seja a placa de vídeo mesmo. Mas é um TALVEZ, não sei se realmente conseguirei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jasiel, testei com outra placa de vídeo, e o problema persistiu. Acredito que possa ser a placa-mãe ou a fonte, pois o monitor está ok, eu estou usando ele com o meu notebook e está funcionando normalmente. Decidi levar para uma assistência técnica para que possam verificar para mim qual o real problema, daí dou o feedback aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...