Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho 3 HDs atualmente, um de 320gb da WD, outro de 500gb da WD, e hoje comprei um de 2tb da Seagate (barracuda). 

Faz uns 2 anos que o primeiro HD começou a dar pau (o de 320 que tenho faz uns 10 anos), aí comprei o de 500, recentemente ele começou a falhar também, hoje chegou o de 2tb, e adivinha... 

Acontece que eu fui instalar o Windows nele e estava tudo normal, mas no meio do processo o HD fez um barulho e o PC desligou. Estou com medo de ligar de novo pela possibilidade de perdê-lo. 

OBS: quando o PC desliga não é possível ligá-lo imediatamente, caso eu tente ele desliga automaticamente, vale dizer que tive problemas de aquecimento com o processador um tempo atrás. 

OBS2: já resetei bios e troquei cabos sata, e slots da placa-mãe, nada. 

Postado

Então, o que você descreve, é algo referente a alimentação de seus HDs. Até porque este último fez um barulho vindo dele. Mas faça o seguinte, experimente trocar de cabo de alimentação SATA, troque o do cd rom pelo do HD. Troque também o cabo SATA de dados.

E nunca use aqueles adaptadores molex para SATA.

Se acontecer de novo, terá que dar um jeito de medir as tensões dos cabos sata e molex que saem da fonte.

Postado
agora, Pedro Maurício disse:

@Wagner Ruaro "adaptadores molex"? 

Sim. Eu só citei, pois se por um acaso você os usa para HD, não use mais. Pois eles dão muito problema em HD. Por que não os alimenta direito.

Estes adaptadores são somente para CD rom. Nem para HD de notebook servem.

Foi só instrutivo.

Mas por acaso você usa eles?

Postado

Primeiramente, teste o seu HD sendo alimentado com o SATA do cd rom. Se der certo, é porque o que estava no HD está com problema. E se for o caso, use um adaptador molex-sata para o cd rom.

É claro que se não tiver alternativas o molex é a solução temporária.

Mas ainda assim tente verificar as tensões que vão para os molex e sata.

Pois também não podemos descartar problemas com a alimentação da fonte. Às vezes acontece e muito...

Não esqueça também de testar com outro cabo SATA de dados.

Postado

Pode ser, é o mais provável.

O restante de seu PC não possui poder para fazer isto. Cabos de dados, que é a única ligação com a MOBO, não podem matar HDs.

Mas a fonte tem poder para isto. E é a única coisa além da mobo que está ligada ao HD.

Mas antes de acusar sua fonte, faça os testes que te ensinei.

adicionado 1 minuto depois

Ou então você é o cara mais sem sorte do mundo no que se refere a HDs. Todos que você compra dão problemas.:(

Postado

@Wagner Ruaro testei todos os cabos de dados e alimentação disponíveis, nada. Não tenho os materiais pra examinar a tensão, mas tenho um amigo com uma fonte similar, posso pelo menos confirmar se ela é realmente a origem do problema. 

adicionado 29 minutos depois

@Wagner Ruaro sabe me dizer se esse barulho que o HD faz antes de desligar é realmente a agulha riscando o disco? Caso não seja ainda pode ser prejudicial?

Postado

Geralmente HDs fazem algum 'click' antes de desligar. Mas é algo muito sutil e ouvimos quando o ambiente está em silêncio.

Mas se faz algo alto, não é bem 'estar riscando'. Mas sim, a agulha dá uma batidinha nos discos. E com o tempo isto acarreta muitos BADs físicos no HD.

Mas sim, é a agulha batendo nos discos.

Por desencargo de consciência, se der teste também um outro HD que seja novo.

Postado

Então, teoricamente o HD está perfeito.

Vou te contar o que acontece quando testo HDs perfeitos com má alimentação nele.

Realmente dá estas batidas dentro dele. E ele está perfeito!

Então, realmente, o problema pode sim estar na alimentação do HD.

Postado

@Pedro Maurício

Pode ser o BIOS se corrompendo te causando esses transtornos com os HDs.

Tenta resolver isso atualizando o BIOS para uma versão que não seja beta e nem a última isto é, uma intermediaria para que possa fazer novas atualizações futuras caso tenha necessidade.

Pode ser também o CI controlador dos HDs com problema.

Postado

@Henrique - RJ @Wagner Ruaro Fiz alguns testes com outras fontes (deixei a mesma fonte pro PC e usei fontes separadas só pro HD)  e agora estou mais confuso, de início estava certo, consegui até instalar o Windows mas alguns momentos depois vi pelo gerenciador de tarefas que ele continuava falhando por breves momentos, até que o PC desligou. 

Postado

@Henrique - RJ Pode me indicar alguma forma de realizar essa atualização? Todas as formas que encontrei ou não são pro meu modelo de mobo ou são através de aplicativos que precisam do computador funcionando. (minha mobo é uma Gigabyte GA-78LMT) 

Postado

@Pedro Maurício

Isso envolve um certo risco de parar o funcionamento da placa-mãe e é mais indicado para técnicos experientes.

Você até pode ter alguma noção se ficar lendo tópicos sobre isso e vendo vídeos.

Então ou você quer se tornar um técnico ou paga a um pra fazer.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!