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Postado

boa noite ,

     pessoal preciso de ajuda para fazer um menu nesse jogo para dois jogadores,  ele está para um só jogador  e não estou conseguindo fazer com que tenha outro jogador, se alguém puder ajudar agradeço .

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <math.h>
#include <time.h>
#include <windows.h>
int a,b,i,j,ac;
int qn=1,num[10],seq[10],ok,f;
int vet[10][2],mov[5]={0,0,49,13,23};
int letras[11][7]={{124,130,128,134,130,130,124}, /* letra  G */
                   {254,128,128,248,128,128,254}, /* letra  E */
                   {194,162,146,146,138,138,134}, /* letra  N */
                   {124, 16, 16, 16, 16, 16,124}, /* letra  I */
                   {130,130,130,130,130, 68, 56}, /* letra  U */
                   {124,130,128,124,002,130,124}, /* letra  S */
                  };
void gotoxy(int x,int y){
    COORD c;
    c.X = x;
    c.Y = y;
    SetConsoleCursorPosition(GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE),c);
}
void desenha(){
    float x,y;
    for(i=0;i<360;i+=36){
        x=cos(i*3.141615/180)*10+65;
        y=sin(i*3.141615/180)*10+12;
        gotoxy(x,y);
        printf("%d",i/36);
        vet[i/36][0]=x-2;
        vet[i/36][1]=y-2;
    }
}
void tela_de_abertura(){
    int y1=15,x1=8,y2=y1,x2=x1,j;   /*y1=linha inicial  y2 para recuperar a linha inicial*/
    for(i=0;i<6;i++){               /*  sao 10 letras  */
        for(j=0;j<7;j++){           /*o caractere é de 7 linhas */
            a=letras[i][j];         /*pega o numero da 1 linha do caractere */
            for(b=0;b<8;b++){       /*aqui eh um numero de apenas 7 bits*/
                gotoxy(x1,y1);
                if(a % 2 != 0){     /*se bit=1 */
                    printf("%c",219);/*coloca espaço invertido senão coloca espaço normal*/
                }
                else{
                    printf(" ");    /*senão coloca espaço normal*/
                }
                a=a/2;              /*dividindo numero por 2 desloca os bits para direita*/
                x1--;
                Sleep(1);
            }
            y1++;                   /*muda para proxima linha*/
            x1=x2;                  /*volta para a coluna inicial*/
        }                           /*proxima linha*/
        x2=x2+8;                    /*avança 8 colunas posicionando para o prox caract*/
        x1=x2;
        y1=y2;                      /*volta para linha inicial*/
    }                               /*imprimiu o primeiro caractere*/
    gotoxy(0,0);
}
void movimento(){
    int po=mov[1],po2=po,ii;
    char op[1]={'+'};
    for(ii=0;ii<10;ii++){
        if(po2==0){
            gotoxy(po+4,13);
        }
        else{
            gotoxy(po-1,13);
        }
        printf(" ");
        gotoxy(po,13);
        printf("%c",op[0]);
        po+=5;
    }
    po=mov[2];
    for(ii=0;ii<10;ii++){
        if(po2==0){
            gotoxy(po-4,23);
        }
        else{
            gotoxy(po+1,23);
        }
        printf(" ");
        gotoxy(po,23);
        printf("%c",op[0]);
        po-=5;
    }
    po=mov[3];
    for(ii=0;ii<2;ii++){
        if(po2==0){
            gotoxy(49,po+4);
        }
        else{
            gotoxy(49,po-1);
        }
        printf(" ");
        gotoxy(49,po);
        printf("%c",op[0]);
        po+=5;
    }
    po=mov[4];
    for(ii=0;ii<2;ii++){
        if(po2==0){
            gotoxy(0,po-4);
        }
        else{
            gotoxy(0,po+1);
        }
        printf(" ");
        gotoxy(0,po);
        printf("%c",op[0]);
        po-=5;
    }
    mov[1]++;
    mov[2]--;
    mov[3]++;
    mov[4]--;
    if( mov[1]>4){
        mov[1]=00;
        mov[2]=49;
        mov[3]=13;
        mov[4]=23;
    }
}
void som(int ss){
    switch(ss){
        case 0:
            Beep(400,200);
            break;
        case 1:
            Beep(700,200);
            break;
        case 2:
            Beep(1000,200);
            break;
        case 3:
            Beep(1300,200);
            break;
        case 4:
            Beep(1600,200);
            break;
        case 5:
            Beep(1900,200);
            break;
        case 6:
            Beep(2200,200);
            break;
        case 7:
            Beep(2500,200);
            break;
        case 8:
            Beep(2800,200);
            break;
        case 9:
            Beep(3100,200);
            break;
    }
}
void quadrado(int tb,int ty){
    if(tb != -21){
        int ii;
        for(ii=0;ii<5;ii++){
            gotoxy(vet[tb][0]+ii,vet[tb][1]+0) ;
            printf("%c",ty);
            gotoxy(vet[tb][0]+ii,vet[tb][1]+4) ;
            printf("%c",ty);
            gotoxy(vet[tb][0]+4 ,vet[tb][1]+ii);
            printf("%c",ty);
            gotoxy(vet[tb][0]+0 ,vet[tb][1]+ii);
            printf("%c",ty);
        }
    }
    if(ty==219)som(tb);
    gotoxy(0,0);
}
int main(){
    tela_de_abertura();
    srand(time(NULL));
    desenha();
    gotoxy(20,0);
    printf("Tecle ESC Para Sair\n\n");
    printf("           Tecle Enter Para Iniciar A Partida");
    do{
        movimento();
        if(i >= 0 && i < 10){   /*movimenta a quadrado no inicio*/
            quadrado(i,219);
            Sleep(100);
            movimento();
            quadrado(i, 32);
            Sleep(100);
        }
        i++;
        if(i>9)i=0;
        if(kbhit()){a=getch();}/*espera pressionar uma tecla*/
    }while(a == 0);
    gotoxy(0,2);
    printf("                    Iniciando A Partida           ");
    gotoxy(60,11);
    printf("ATENCAO !!!");
    for(i=9;i>=0;i--){
        movimento();
        gotoxy(65,13);
        printf("%d",i);Sleep(150);/*contagem regressiva*/
        movimento();Sleep(150);
    }
    gotoxy(0,2);
    printf("                                               ");
    gotoxy(60,11);
    printf("           ");
    gotoxy(65,13);
    printf(" ");
    Sleep(500);
    do{
        movimento();
        for(i=0;i<10;i++)num[i]=-1;   /*limpando o vetor*/
        for(i=0;i<qn;i++){
            num[i]=rand()%10;         /*escolhendo um numero*/
            quadrado(num[i],219);     /*mostra qual o numero */
            for(j=0;j<2;j++){
                Sleep(200);               /* durante meio segundo */
                movimento();
            }
            quadrado(num[i],32);
            for(j=0;j<1;j++){
                Sleep(200);               /*espera meio segundo*/
                movimento();
            }
        }
        gotoxy(60,11);                   /*coloca o cursor no inicio da tela*/
        printf("   Repita  ");gotoxy(65,12);printf("A");gotoxy(61,13);printf("Sequencia");
        gotoxy(0,24);
        for(i=0;i<qn;i++){               /*pega a sequencia*/
            do{
                seq[i]=-1;
                movimento();
                if(kbhit()){
                    seq[i]=getch()-48;    /*pega os numeros digitados*/
                    fflush(stdin);
                }
                if(seq[i]>=0 &&seq[i]<10)quadrado(seq[i],219);/*mostra o numero digitado*/
                Sleep(100);               /*durante meio segundo*/
                movimento();
                Sleep(100);
                if(seq[i]==-21){gotoxy(0,20);return 0;}/*se teclar ESC fim de jogo*/
                setbuf(stdin,NULL);        /*limpa o bufer do teclado*/
                if(seq[i]>=0 &&seq[i]<10)quadrado(seq[i],32);
                setbuf(stdin,NULL);
            }while(seq[i]<0 || seq[i]>9);  /*repete se numero < 0 ou numero > 9*/
        }
        fflush(stdin);
        ok=0;
        for(i=0;i<qn;i++){           /*confere a sequencia digitada*/
            if(seq[i] == num[i])       /*se numero digitado = a sequencia*/
                ok++;                /*soma a quantidade de acertos*/
        }
        gotoxy(62,11);
        printf("           ");
        gotoxy(65,12);
        printf(" ");
        gotoxy(61,13);
        printf("         ");
        gotoxy(62,11);
        if(qn == ok){            /*sequencia certa*/
            if(qn < 11)qn++;     /*aumenta a qtd de numeros do genius*/
            printf(" Acertou  ");
            gotoxy(0,24);
            for(i=0;i<7;i++){
                Sleep(200);
                movimento();
            }
            gotoxy(62,11);
            printf("           ");
            gotoxy(65,12);
            printf(" ");
            gotoxy(61,13);
            printf("         ");
            ac++;       /* incrementa a quantidade de acertos*/
        }else {
            printf(" Errou ");
            gotoxy(65,12);
            printf("A");
            gotoxy(61,13);
            printf("Sequencia");
            for(i=0;i<10;i++){
                Sleep(200);
                movimento();
            }
            gotoxy(62,11);
            printf("       ");
            gotoxy(65,12);
            printf(" ");
            gotoxy(61,13);
            printf("         ");
            for(i=0;i<qn;i++){
                quadrado(num[i],219);    /*mostra a sequencia certa */
            }
            gotoxy(19,4);
            printf("JOGO TERMINADO...!");
            gotoxy(19,6);
            printf("QUANTIDADE DE ACERTOS ");
            if(ac<10)printf("0");
            printf("%d",ac);
            gotoxy(0,20);
            setbuf(stdin,NULL);
            a=getch();
            return 0;
        }
        if(kbhit())a=getch();
    }while(a != 27);
    gotoxy(0,20);
    getch();
    return 0;
}

 

  • Curtir 1
Postado

pessoal estou tentando acertar esse código  mas ele está com algum erro  e não consigo descobrir onde está o erro.

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <math.h>
#include <time.h>
#include <windows.h>
int a,b,i,j,ac;
int qn=1,num[10],seq[10],ok,f;
int vet[10][2],mov[5]={0,0,49,13,23};
int letras[11][7]={{124,130,128,134,130,130,124}, /* letra  G */
                   {254,128,128,248,128,128,254}, /* letra  E */
                   {194,162,146,146,138,138,134}, /* letra  N */
                   {124, 16, 16, 16, 16, 16,124}, /* letra  I */
                   {130,130,130,130,130, 68, 56}, /* letra  U */
                   {124,130,128,124,002,130,124}, /* letra  S */
                  };
void gotoxy(int x,int y){
    COORD c;
    c.X = x;
    c.Y = y;
    SetConsoleCursorPosition(GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE),c);
}
void desenha(){
    float x,y;
    for(i=0;i<360;i+=36){
        x=cos(i*3.141615/180)*10+65;
        y=sin(i*3.141615/180)*10+12;
        gotoxy(x,y);
        printf("%d",i/36);
        vet[i/36][0]=x-2;
        vet[i/36][1]=y-2;
    }
}
void tela_de_abertura(){
    int y1=15,x1=8,y2=y1,x2=x1,j;   /*y1=linha inicial  y2 para recuperar a linha inicial*/
    for(i=0;i<6;i++){               /*  sao 10 letras  */
        for(j=0;j<7;j++){           /*o caractere é de 7 linhas */
            a=letras[i][j];         /*pega o numero da 1 linha do caractere */
            for(b=0;b<8;b++){       /*aqui eh um numero de apenas 7 bits*/
                gotoxy(x1,y1);
                if(a % 2 != 0){     /*se bit=1 */
                    printf("%c",219);/*coloca espaço invertido senão coloca espaço normal*/
                }
                else{
                    printf(" ");    /*senão coloca espaço normal*/
                }
                a=a/2;              /*dividindo numero por 2 desloca os bits para direita*/
                x1--;
                Sleep(1);
            }
            y1++;                   /*muda para proxima linha*/
            x1=x2;                  /*volta para a coluna inicial*/
        }                           /*proxima linha*/
        x2=x2+8;                    /*avança 8 colunas posicionando para o prox caract*/
        x1=x2;
        y1=y2;                      /*volta para linha inicial*/
    }                               /*imprimiu o primeiro caractere*/
    gotoxy(0,0);
}
void movimento(){
    int po=mov[1],po2=po,ii;
    char op[1]={'+'};
    for(ii=0;ii<10;ii++){
        if(po2==0){
            gotoxy(po+4,13);
        }
        else{
            gotoxy(po-1,13);
        }
        printf(" ");
        gotoxy(po,13);
        printf("%c",op[0]);
        po+=5;
    }
    po=mov[2];
    for(ii=0;ii<10;ii++){
        if(po2==0){
            gotoxy(po-4,23);
        }
        else{
            gotoxy(po+1,23);
        }
        printf(" ");
        gotoxy(po,23);
        printf("%c",op[0]);
        po-=5;
    }
    po=mov[3];
    for(ii=0;ii<2;ii++){
        if(po2==0){
            gotoxy(49,po+4);
        }
        else{
            gotoxy(49,po-1);
        }
        printf(" ");
        gotoxy(49,po);
        printf("%c",op[0]);
        po+=5;
    }
    po=mov[4];
    for(ii=0;ii<2;ii++){
        if(po2==0){
            gotoxy(0,po-4);
        }
        else{
            gotoxy(0,po+1);
        }
        printf(" ");
        gotoxy(0,po);
        printf("%c",op[0]);
        po-=5;
    }
    mov[1]++;
    mov[2]--;
    mov[3]++;
    mov[4]--;
    if( mov[1]>4){
        mov[1]=00;
        mov[2]=49;
        mov[3]=13;
        mov[4]=23;
    }
}
void som(int ss){
    switch(ss){
        case 0:
            Beep(400,200);
            break;
        case 1:
            Beep(700,200);
            break;
        case 2:
            Beep(1000,200);
            break;
        case 3:
            Beep(1300,200);
            break;
        case 4:
            Beep(1600,200);
            break;
        case 5:
            Beep(1900,200);
            break;
        case 6:
            Beep(2200,200);
            break;
        case 7:
            Beep(2500,200);
            break;
        case 8:
            Beep(2800,200);
            break;
        case 9:
            Beep(3100,200);
            break;
    }
}
void quadrado(int tb,int ty){
    if(tb != -21){
        int ii;
        for(ii=0;ii<5;ii++){
            gotoxy(vet[tb][0]+ii,vet[tb][1]+0) ;
            printf("%c",ty);
            gotoxy(vet[tb][0]+ii,vet[tb][1]+4) ;
            printf("%c",ty);
            gotoxy(vet[tb][0]+4 ,vet[tb][1]+ii);
            printf("%c",ty);
            gotoxy(vet[tb][0]+0 ,vet[tb][1]+ii);
            printf("%c",ty);
        }
    }
    if(ty==219)som(tb);
    gotoxy(0,0);
}
int main()(
    tela_de_abertura();
    srand(time(NULL));
    desenha();
    gotoxy(20,0);
    printf("Tecle ESC Para Sair\n\n");
    printf("           Tecle Enter Para Iniciar A Partida");
    do{
        movimento();
        if(i >= 0 && i < 10){   /*movimenta a quadrado no inicio*/
            quadrado(i,219);
            Sleep(100);
            movimento();
            quadrado(i, 32);
            Sleep(100);
        }
        i++;
        if(i>9)i=0;
        if(kbhit()){a=getch();}/*espera pressionar uma tecla*/
    }while(a == 0);
    gotoxy(0,2);
    printf("                    Iniciando A Partida           ");
    gotoxy(60,11);
    printf("ATENCAO !!!");
    for(i=9;i>=0;i--){
        movimento();
        gotoxy(65,13);
        printf("%d",i);Sleep(150);/*contagem regressiva*/
        movimento();Sleep(150);
    }
    gotoxy(0,2);
    printf("                                               ");
    gotoxy(60,11);
    printf("           ");
    gotoxy(65,13);
    printf(" ");
    Sleep(500);
    do{
        movimento();
        for(i=0;i<10;i++)num[i]=-1;   /*limpando o vetor*/
        for(i=0;i<qn;i++){
            num[i]=rand()%10;         /*escolhendo um numero*/
            quadrado(num[i],219);     /*mostra qual o numero */
            for(j=0;j<2;j++){
                Sleep(200);               /* durante meio segundo */
                movimento();
            }
            quadrado(num[i],32);
            for(j=0;j<1;j++){
                Sleep(200);               /*espera meio segundo*/
                movimento();
            }
        }
        gotoxy(60,11);                   /*coloca o cursor no inicio da tela*/
        printf("   Repita  ");gotoxy(65,12);printf("A");gotoxy(61,13);printf("Sequencia");
        gotoxy(0,24);
        for(i=0;i<qn;i++){               /*pega a sequencia*/
            do{
                seq[i]=-1;
                movimento();
                if(kbhit()){
                    seq[i]=getch()-48;    /*pega os numeros digitados*/
                    fflush(stdin);
                }
                if(seq[i]>=0 &&seq[i]<10)quadrado(seq[i],219);/*mostra o numero digitado*/
                Sleep(100);               /*durante meio segundo*/
                movimento();
                Sleep(100);
                if(seq[i]==-21){gotoxy(0,20);return 0;}/*se teclar ESC fim de jogo*/
                setbuf(stdin,NULL);        /*limpa o bufer do teclado*/
                if(seq[i]>=0 &&seq[i]<10)quadrado(seq[i],32);
                setbuf(stdin,NULL);
            }while(seq[i]<0 || seq[i]>9);  /*repete se numero < 0 ou numero > 9*/
        }
        fflush(stdin);
        ok=0;
        for(i=0;i<qn;i++){           /*confere a sequencia digitada*/
            if(seq[i] == num[i])       /*se numero digitado = a sequencia*/
                ok++;                /*soma a quantidade de acertos*/
        }
        gotoxy(62,11);
        printf("           ");
        gotoxy(65,12);
        printf(" ");
        gotoxy(61,13);
        printf("         ");
        gotoxy(62,11);
        if(qn == ok){            /*sequencia certa*/
            if(qn < 11)qn++;     /*aumenta a qtd de numeros do genius*/
            printf(" Acertou  ");
            gotoxy(0,24);
            for(i=0;i<7;i++){
                Sleep(200);
                movimento();
            }
            gotoxy(62,11);
            printf("           ");
            gotoxy(65,12);
            printf(" ");
            gotoxy(61,13);
            printf("         ");
            ac++;       /* incrementa a quantidade de acertos*/
        }else {
            printf(" Errou ");
            gotoxy(65,12);
            printf("A");
            gotoxy(61,13);
            printf("Sequencia");
            for(i=0;i<10;i++){
                Sleep(200);
                movimento();
            }
            gotoxy(62,11);
            printf("       ");
            gotoxy(65,12);
            printf(" ");
            gotoxy(61,13);
            printf("         ");
            for(i=0;i<qn;i++){
                quadrado(num[i],219);    /*mostra a sequencia certa */
            }
            gotoxy(19,4);
            printf("JOGO TERMINADO...!");
            gotoxy(19,6);
            printf("QUANTIDADE DE ACERTOS ");
            if(ac<10)printf("0");
            printf("%d",ac);
            gotoxy(0,20);
            setbuf(stdin,NULL);
            a=getch();
            return 0;
        }
        if(kbhit())a=getch();
    }while(a != 27);
    gotoxy(0,20);
    getch();
    return 0;
}

 

  • Membro VIP
Postado

Olá @devair1010,

 

Inicialmente, conheço esse Genius de forma diferente. Assim:
http://passatempo.ig.com.br/jogos/siga-o-som/

Ou seja, parte do do princípio do jogo é o mesmo, mas teoricamente seria outro jogo. Poderia chamar de outro nome, por exemplo de DEVAIR GAME, pois GENIUS já tem dono, por sinal é apenas uma forma diferente desse nome: CLIQUE QUI. :D

 

 

Brincadeiras as parte:

 

 

1) FUNCIONAMENTO DO MULTIPLAYER

Em 29/09/2017 às 22:11, devair1010 disse:

fazer com que tenha outro jogador

Como você quer que funcione o segundo jogador?  um joga e após errar vai o outro, ou vai intercalando até um dos dois errar? (ou de outra forma?)

 

 

 

2) QUAIS AS NOVIDADES?

Qual a diferença do primeiro código para o segundo código? crie um log de mudanças para identificar o que foi mudado... pois cada mudança pode ter impactos futuros.

 

Obs.: tem um pequeno erro de digitação. Seria:

int main() {

em vez de:

 int main()(

 

 

 

3) DÊ NOME AOS BOIS

Em 01/10/2017 às 21:11, devair1010 disse:

mas ele está com algum erro

Tente especificar qual erro ou tipo de erro.. se foi o de compilação, foi apenas o citado no item 2.

 

 

 

***

 

No aguardo.

  • Curtir 1
Postado

@Simon Viegas     sim o erro era de compilação , agora que você disse que eu vi esse erro,    quanto ao segundo jogador é que eu não estou sabendo como fazer, pois o professor disse para fazer o jogo ( eu coloquei genius pois é parecido com o genius original )   para dois jogadores mas não disse como seria ,  eu acho difícil de duas pessoas jogar usando o mesmo teclado, então acredito que seria quando um errar o outro joga,  então creio que precisará de dois placar . 

  • Membro VIP
Postado

Olá.

 

1) SOBRE O ITEM 3 DO POST ANTERIOR

8 horas atrás, devair1010 disse:

sim o erro era de compilação , agora que você disse que eu vi esse erro

Então, de boa.

 

 

 

2) ENUNCIADO DO PROBLEMA

8 horas atrás, devair1010 disse:

o professor disse para fazer o jogo

Esse "o" se refere as quais características do jogo? se possível poste o enunciado para primeiro analisarmos se está seguindo os requisitos dele, pois é melhor antes deixar o "Single Player" já "pronto", para só depois inserir o "Multiplayer". Não adianta fazer para 2 jogadores, se o jogo estiver "errado".

 

 

 

 

3) NOME DO JOGO

8 horas atrás, devair1010 disse:

eu coloquei genius pois é parecido com o genius original

Entendo que "parecido" não é "igual"... se de fato você mesmo entende como "sendo algo diferente", acho que não seria uma boa ideia usar o mesmo nome... entende?  Um mesmo nome deve (ou deveria, na minha opinião) remeter a mesma coisa. Poderia usar algo que como "Genius Evolution" ou algo do tipo. Não "desvirtuar" o nome do jogo.. Seria como tentar respeitar a identidade da coisa.

 

O jogo Genius que entendo funciona assim: "existe 4 cores". A cada rodada é sorteado uma nova cor, e inserido em sequência, ou seja, a ordem das cores é sempre a mesma e vai crescendo a cada rodada...

a, ab, abc, abcd, abcde... etc

 

Já o seu jogo é diferente. Nele, é necessário repetir uma sequência de números aleatórios, sendo que cada rodada vai aumentado a quantidade de números aleatórios, ou seja, não necessariamente a sequência se repete, apenas é focado em aumentar a quantidade de números que deve repetir.

 

x, xx, xxx, xxxx... etc.

*sendo cada x um número aleatório.

 

ou poderia representar assim:

a, bc, def, ghij... etc.

 

São 2 pontos diferentes, sendo GENIUS x "SEU JOGO"
1- A quantidade de possibilidades  (4 cores X 10 números)

2- A sequência das possibilidades (incremental x aleatório, sem correlação com o que já foi sorteado nas rodadas anteriores)

 

 

 

4) SOBRE O ITEM 1 DO POST ANTERIOR

8 horas atrás, devair1010 disse:

para dois jogadores mas não disse como seria ,  eu acho difícil de duas pessoas jogar usando o mesmo teclado, então acredito que seria quando um errar o outro joga,  então creio que precisará de dois placar . 

As 3 possibilidades são possíveis:

 

1) um joga até errar. Daí um outro joga.

Mas dessa forma NÃO será multi player, seria apenas o mesmo que fazer jogar novamente...

 

2) intercalar as jogadas. O Player 1 joga. Se acertar, vai para o Player 2. Se acertar, volta para o Player 1, só que "no nível 2". Se acertar, volta para o Player 2, só que "no nível 2"... etc. Até que um erre, decretando o outro como vencedor.

 

3) mapear outras teclas para o outro jogador.

Faria uma múltipla estrutura seleção, ou seja, cada combinação de teclas seria respondida para seu respectivo jogador. Se pressionou de 0 a 9, vai atualizando o jogador 1. Se pressionou, por exemplo, "q,w,e,a,s,f,z,c,v,\" vai para o outro... vai dar mais trabalho, mas acho que seria possível.

 

Sugiro tentar fazer primeiro da segunda forma...

 

 

***

 

No aguardo.

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