Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Desligando Randomicamente (caso a ser estudado)


Posts recomendados

Opa galera, beleza?!

 

Exatamente entre os dias 23-24/09/2017 meu PC teve seu primeiro desligamento randomico (vamos assim dizer). Dormi no dia 23 e acordei no dia 24 com ele desligado. Achei estranho e o liguei novamente, não passou 1h e ele desligou. Liguei novamente e aí não passou nem 30 min e ele desligou. Liguei novamente logo quando estava começando a carregar o Windows ele desligou. Isso sem eu rodar nenhum programa pesado ou algo do tipo. Fiquei com medo de queimar algum componente ou sei lá e esperei até segunda (25/09/2017) para levar para um técnico. O mesmo falou que iria fazer testes e etc... No mesmo dia (25/09) que levei lá, que ele ligou, o PC desligou no carregamento do Windows. Logo depois ele demorou um pouco mais. Então deixei para teste. O técnico testou do dia 25/09/2017 até o dia 28/09/2017 trocando diversas peças como Fonte, placa de vídeo, memória, water cooler. Só não testou com outra placa-mãe porque não tinha a mesma do meu modelo. E aí que com o passar dos dias o PC foi parando de desligar, chegando a passar do dia 27/09/2017 até o 28/09/2017 sem sofrer nenhum desligamento repentino. No dia 28/09/2017 ao final da tarde levei o PC para minha casa e liguei, não passou 3h e ele desligou. Mas depois que liguei novamente ele está até hoje (02/10/2017) sem desligar.

 

O técnico acha que é a Placa-Mãe, disse que tem um chip que está esquentando muito, ele até mandou foto. O que vocês acham? estou querendo vender esse meu PC e queria saber qual peça realmente está com problema para não vender uma peça defeituosa. 

 

Achava que poderia ser algum problema de energia e etc.... Mas depois descartei pois também reiniciou lá na loja do técnico. 

 

A config do meu PC é:

 

Placa-mãe: Gigabyte GA-X79-UD3 LGA 2011

Processador: i7 4820k LGA 2011

Memória: 4x4gb Blue HyperX 1600 mhz

Placa de Vídeo: EVGA GTX 760 4GB FTW

Fonte: Corsair RM 750

Water Cooler: Cooler Master Seidon 120V

SSD: HyperX Savage 240gb

HD1: Seagate Barracuda 1TB
HD2: Semp Toshiba 500GB 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavomt3

A fonte faz um "click" quando desliga?

 

Isso ai tem mais cara de ser curto viu... verifique todos cabos de energia desde o 24 pin até o 8pin, e se puder teste outra VGA.

 

A série X79 foi a série mais estável e sem bugs que eu já vi até hoje, já tive 2 pc's x79 e ainda tenho um aqui rodando muito bem a alguns anos, por isso acho muito difícil ser placa-mãe, se for, é um problema, pois é difícil pacas achar placa-mãe x79...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rolf William Gewers disse:

@gustavomt3

A fonte faz um "click" quando desliga?

 

Isso ai tem mais cara de ser curto viu... verifique todos cabos de energia desde o 24 pin até o 8pin, e se puder teste outra VGA.

 

A série X79 foi a série mais estável e sem bugs que eu já vi até hoje, já tive 2 pc's x79 e ainda tenho um aqui rodando muito bem a alguns anos, por isso acho muito difícil ser placa-mãe, se for, é um problema, pois é difícil pacas achar placa-mãe x79...

 

Pouts, cara. Não sei dizer se ele faz "click" quando desliga. 

Já verifiquei todos os cabos e já foi testada outra placa, nada de desligamentos. 

 

Eu tenho essa config desde 2013, nunca me deus NENHUM problema, absolutamente ZERO PROBLEMAS kkk Limpo meu PC a cada 6 meses. Eu não estou preocupado em achar outra placa x79, até porque estou montando outro setup. Eu só queria saber onde está o problema pra saber se posso vende-la. Não quero vender  para alguém e daqui a dois dias a pessoa voltar dizendo que isso não presta ou aquilo, que o PC está reiniciando. A detecção é pra saber o que eu posso vender da config.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavomt3

Mas ele está apenas desligando certo? Se estiver reiniciando ai é outro problema...

 

Usa o openhardware, deixa ele ligado e coloca ele para fazer o log, se ele reiniciar da uma verificada no log dele e veja esse lance da temperatura, eu acho difícil ser temperatura, mas tudo pode nessa área.

 

Curtos podem acontecer em diversos lugares, até nos VRM's mesmo, uma solda que se desfez etc... Eu tenho um x79 aqui que tinha um problema parecido, mas era só quando a CPU era usada, é um 4960x, depois de muito quebrar a cabeça vi que o problema era na extensão do cabo de energia da CPU, aquele de 8 pinos, estava todo derretido o cabo, eu havia posicionado ele mal no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers

 

Sim. Está apenas desligando e não reiniciando.

 

Vou fazer isso, vai que ele desliga de novo. 

 

beleza! Vou dar uma verificada novamente nos cabos. Esse chipset foi um dos melhores que já tive.

 

Eu limpei recentemente o PC com limpa contato (os contatos no caso kk), será q o produto pode ter influenciado? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavomt3

Realmente, x79 foi a melhor plataforma que eu já tive também, tanto que é raro você ver alguém aqui no forum com problema em x79.

 

O limpa contato não da problema não, só ajuda, mas tome cuidado quando usar, pois como é pressurizado ele pode condensar rápido e ai sim é problema, água não ajuda :)

 

O problema que eu tive no meu x79 foi justamente esse e era o cabo... mas uns meses depois tive o mesmo problema e era a GPU, no final ela explodiu e ai tudo voltou ao normal, hoje o PC está aqui para me ajudar a fazer render, firme e forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/10/2017 às 20:48, Rolf William Gewers disse:

O limpa contato não da problema não, só ajuda, mas tome cuidado quando usar, pois como é pressurizado ele pode condensar rápido e ai sim é problema, água não ajuda :)

 

Me fale mais sobre.

 

Eu comprei um Gabinete novo, fiz a troca ontem e com isso verifiquei todos os cabos tudo certinho e tal... Nada errado com eles. Ele ainda continua sem desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavomt3

Pode ser que você tinha um cabo mal encaixado e agora está ok, de qualquer forma acho que é legal rodar um teste de stress GPU e CPU durante algumas horas para garantir que está tudo na boa.

 

Sobre o limpa contato, não é um grande problema isso que falei, mas pode acontecer, como a temperatura que o fluido sai é bem baixa por estar pressurizada, se você apertar e segurar muito tempo você vai condensar muito a região e vai aparecer água, mas isso só vai acontecer caso você aperte o spray alguns segundos, aquela espirrada básica a uma distancia certa não tem erro, é por isso também que os coolers nunca vão abaixo da temperatura ambiente, se forem vai ter condensação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers

 

Sakei! *****... Vou tomar cuidado agora na hora de espirrar isso. Eu dava uma espirrada até legal kkk Fiquei com medo agora. Só pra sanar minha dúvida de vez, eu espirro nos contatos como os conectores do gabinete (entradas usb), conectores traseiros da placa-mãe e conectores da placa de vídeo interno (Conector de placa de vídeo, usb, sata e etc...). Também boto nos coolers. Estou fazendo algo muito errado? kkk

 

Qual teste você me indica pra testar. Usei um tal de FuMark (acho que é esse o nome), as temperaturas foram lá pra cima e o uso da CPU e GPU também, mas ele é bem rapidinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavomt3

você pode colocar limpa contato em tudo, eu sempre passo nos slots da ram e todos pcie, nos coolers não acho que tem muito beneficio.

 

O furmark é legal para testar estabilidade da GPU, ele esquenta mesmo, mas não deve ser um problema, o que ferra componente eletrônico é a variação de temperatura, se quiser algo mais leve pode pegar algum demo da nvidia ou outro, eu gosto muito desse daqui https://benchmark.unigine.com/heaven

 

Para CPU, o CPUz tem uma opção de stress.

 

Aconselho você rodar eles pelo menos por 2 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavomt3

Não sabia que ele tinha um limite de 2 horas...

 

Seu hardware está ok, se não estivesse você não conseguiria rodar tudo isso por 2 horas.

 

Se for para chutar, eu diria que você tinha algum cabo mal conectado ai ou com oxidação, e nesse processo todo isso foi resolvido, mas não tem como ter 100% de certeza porque o problema meio que foi resolvido...

 

Esse tipo de problema acontece mais do que imaginamos, eu mesmo já passei por algo semelhante muitas vezes, aparece um problema intermitente perdemos a dignidade para achar a causa e um dia não tem mais problema hehehehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!