Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificar Fonte e Filtro de Linha adequados


Ir à solução Resolvido por Wagner Ruaro,

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Tenho um PC com as seguintes configurações: placa-mãe asus Z170M PLUS BR, processador core i7 7a geração 8 M Cache 4,50Ghz, placa de vídeo Gigabayte RX460 2GB GDDR5.

 

Dúvidas:

 

1. Foi colocada uma fonte no meu PC que não sei se é adequada a ele ou se é boa, então gostaria de saber a opinião de vocês: Cooler Master Elite 550 ver.2

2. Outro ponto é a questão do filtro de linha para essa fonte. Vi um vídeo aqui do fórum não indicando estabilizador e sim filtro de linha. Só que não faço ideia qual comprar.

3. Tenho um problema: o prédio que moro é antigo e não tem fio terra. Vi no vídeo que o filtro de linha só funciona com fio terra. Como faço para resolver isso?

 

obrigada,

 

Vládia Queiroz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, Vládia Queiroz disse:

Cooler Master Elite 550 ver.2

Cooler Master geralmente possui boas fontes. Quanto a esta aí pode ficar tranquila.

 

2 horas atrás, Vládia Queiroz disse:

Outro ponto é a questão do filtro de linha para essa fonte. Vi um vídeo aqui do fórum não indicando estabilizador e sim filtro de linha. Só que não faço ideia qual comprar.

Tem estes dois. São de qualidade. E abrangem outros equipamentos. O da Clamper dá mais proteção que o Upsai.

clamper-multi-protecao-filtro-original-08-tomadas-dps-raio-surto

filtro-de-linha-upsai-fht-1200-pronta-entrega-lacrado

 

2 horas atrás, Vládia Queiroz disse:

Tenho um problema: o prédio que moro é antigo e não tem fio terra. Vi no vídeo que o filtro de linha só funciona com fio terra. Como faço para resolver isso?

Neste caso, não há o que se fazer.

Mas mesmo assim o filtro empregado dará proteção ao seu equipamento. O fato de não ter aterramento no prédio prejudica a eficiência total, mas estará mais seguro que ligar diretamente na tomada. E exclua os estabilizadores.:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro Muito obrigada pelas informações! 

 

Fiquei com algumas dúvidas depois de ler as especificações do clamper:

 

1. Diz que suporta no máximo 10A de corrente nominal, o que isso significa? Eu vou precisar ligar o PC que indiquei, monitor/TV, impressora Epson Ecotank L805, roteador e uma Hub USB. Será que suporta tudo?

 

2. Não encontrei a informação se ele é bivolt. Aqui é 220v. Posso ligar equipamentos 220v e 110v?

 

3. A impressora é 110v, vou precisar de um transformador? Se sim, um transformador auto trafo universal potência máxima 500VA dá conta? Ele foi fabricado em julho de 2012, será que é seguro? Marca Artlux. Não tem selo do INMETRO, o que me deixa receosa. Ele foi comprado em 2012 e estava guardado, existe como testar antes de ligar a impressora nele? Ou seria melhor comprar outro?

 

4. Fontes antigas também é recomendável o filtro de linha ao invés do estabilizador? Meu pai tem um PC com mais de 10 anos e usa estabilizador, melhor permanecer assim, já que não está enfrentando problemas?

 

aguardo,

 

Vládia Queiroz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Vládia Queiroz disse:

Diz que suporta no máximo 10A de corrente nominal, o que isso significa? Eu vou precisar ligar o PC que indiquei, monitor/TV, impressora Epson Ecotank L805, roteador e uma Hub USB. Será que suporta tudo?

É 10A em 220V. Em 110V será de 20A a corrente nominal. É o padrão brasileiro.

Mais que isto somente têm extensões para máquinas que chegam ou ultrapassam os 40A.

Pode sim, dificilmente estes equipamentos chegariam a este consumo de corrente.

 

8 horas atrás, Vládia Queiroz disse:

Não encontrei a informação se ele é bivolt. Aqui é 220v. Posso ligar equipamentos 220v e 110v?

Pode sim. Funciona em 110V e 220V.

 

8 horas atrás, Vládia Queiroz disse:

A impressora é 110v, vou precisar de um transformador? Se sim, um transformador auto trafo universal potência máxima 500VA dá conta?

Sim.

 

8 horas atrás, Vládia Queiroz disse:

Ele foi fabricado em julho de 2012, será que é seguro? Marca Artlux. Não tem selo do INMETRO, o que me deixa receosa. Ele foi comprado em 2012 e estava guardado, existe como testar antes de ligar a impressora nele? Ou seria melhor comprar outro?

Pode testar com uma lâmpada 110V. Mas funcionará sim.

Este tipo de coisa não estraga se ficar parado. Tenho um gigante todo enferrujado externamente e funciona perfeitamente.

 

 

 

adicionado 3 minutos depois
8 horas atrás, Vládia Queiroz disse:

Fontes antigas também é recomendável o filtro de linha ao invés do estabilizador? Meu pai tem um PC com mais de 10 anos e usa estabilizador, melhor permanecer assim, já que não está enfrentando problemas?

Sim, seria o recomendável.

Mas no caso dele está funcionando 10 anos sem problemas, creio que não fará mal continuar. Até  porque as antigas não possuem PFC ativo e são bem robustas em sua constituição. Digo isto em determinados casos de fontes ATX da Compaq, Dell e outras fabricantes que se preocupavam com qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro Muito obrigada!

 

Só me restou uma dúvida: você falou de fonte com PFC Ativo e ATX. No caso, na caixa da Cooler Master Elite 550 ver.2 vem escrito "Intel form Factor ATX 12v V2.3", isso significa que ela não tem PFC ativo? A indicação seria a mesma de usar o filtro de linha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vládia Queiroz disse:

@Wagner Ruaro Muito obrigada!

 

Só me restou uma dúvida: você falou de fonte com PFC Ativo e ATX. No caso, na caixa da Cooler Master Elite 550 ver.2 vem escrito "Intel form Factor ATX 12v V2.3", isso significa que ela não tem PFC ativo? A indicação seria a mesma de usar o filtro de linha?

Se a sua tiver uma chavinha na traseira para escolher entre 110 ou 200V ela não tem PFC ativo. Se não tiver esta chave, ela tem PFC ativo.

Mas em relação ao uso de estabilizador nela, esqueça. Ela não precisa.

 

Mencionei o uso apenas no PC de seu pai, pois ele sempre usou, como você disse e nunca deu problema. Com certeza devido ao PC dele ser bem básico. Aquela velha história, em time que está ganhando...

Vai que você explica para ele tirar o estabilizador e dá algum problema...

adicionado 20 minutos depois

De acordo com estes specs de sua fonte, ela tem seletor de tensão. Mas é uma fonte que possui várias proteções.

Não use estabilizador de forma alguma.

Mostre este vídeo ao seu pai, e se ele decidir por conta própria não usar mais estabilizador, estará fazendo o correto também.

 

Product_Sheet_-_Elite_V2.pdf

adicionado 22 minutos depois
2 horas atrás, Vládia Queiroz disse:

No caso, na caixa da Cooler Master Elite 550 ver.2 vem escrito "Intel form Factor ATX 12v V2.3"

Agora, com relação à sua citação, todas as fontes de PCs comuns e Gamers são ATX, viu?

Só existem versões diferentes em relação à tecnologia empregada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!