Ir ao conteúdo

Posso Substituir Alguns Componente Por

armandoumas

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com o esquema de um pedal de efeitos para guitarra, e gostaria de saber se posso substituir alguns componentes citados abaixo por outros componentes de valores proximo e/ou equivalentes sem que modifique bruscamente o som do pedal ou dê algum problema.

Resistor de 51k por um de 47k;

Resistor de 510k por um de 470k;

Capacitor de 51pF por um de 56pF;

Capacitor de 500pF por um de 560pF.

O layout e o esuqema estão neste endereço:

http://www.tonepad.com/getFileInfo.asp?id=81

O pedal se chama Tube Screammer ou TS-808 ou Ts-9.

Valeu!!

Postado

Olha poder, pode...

Mas olha só, 51 não é um múltiplo comum de ser encontrado. Esses resistores devem ser de 5% de precisão (ao invés de 10% como é comum no comércio)

O que pode fazer é:

Comprar vários resistores de múltiplo 47 (tipo, 10, 20 - é bem barato) e ir com o multímetro testando até achar um que seja +/- de 51.

Pegar um de 47 + um de 3.3 e somar...

Quanto aos capacitores, pode usar o mais próximo mesmo.

Postado

"Comprar vários resistores de múltiplo 47 (tipo, 10, 20 - é bem barato) e ir com o multímetro testando até achar um que seja +/- de 51."

Amigo,

obrigado pela dica, mas se eu quiser usar apenas um resistor de 47K no lugar do de 51? Ex: ao invés de pegar um de 47 e um de 3.3 pegar só o de 47K, tem algums problema? fica fraco ou coisa assim?

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Isso vai depender da função dele no circuito. Como esses resistores devem ser de baiza potência, faça teste com potenciômetro e ouça o resultado.

Postado

Meu amigo,

Pelo que conheço, não vejo qualquer problema em trocar resistores de 51K por um de 47K, por exemplo. Caso haja alguma diferença nas correntes, potência dissipada nos resistores, nem você e nem o seu equipamento irão perceber. O mesmo acontece com capacitores, pois estes têm uma tolerância maior do que a dos resistores. Vá fundo!

Valeu!

• Membro VIP
Postado

Caro Boncker

Pense um pouco, uma variação dessas é da ordem de 7,84%! Alguns componentes devem oferecer precisão de 1% para que seja mantida a exatidão de valores projetados.

No caso do teclado de som pode ser que não tenha influência significativa, mas não se pode generalizar. Já imaginou uma leitura de Tensão ou Corrente com uma variação dessa ordem?

Postado

Meiraneto,

Como ele está usando um pedal de efeitos, provavelmente não terá problemas em substituição de componentes por valores próximos, a não ser que os mesmos são de alta precisão como você disse.

Como esse equipamento não é feito para altas precisões e o mesmo tem regulagens em potenciômetros, não haverá problema. Eu mesmo já fiz isso em equipamentos de som e não houveram alterações significativas.

Valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!