Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho tido problemas com meu roteador (Link One L1-RW332).

Comumente, o sinal simplesmente cai.

O celular se desconecta por uns 2 minutos. Percebo que assim que cai, a rede some das disponíveis, quando reaparece ele fica tentando até conseguir a reconexão. Geralmente leva de 2 a 3 minutos, mas, as vezes, demora muito mais. Pode demorar tanto que tenho que desligar e ligar o roteador e modem. 

No notebook não chega a se desconectar, mas também fica o mesmo tempo como conexão limitada e nem o roteador consigo acessar (192.168.0.1).

Eu sei que o problema não é com a internet, pois se eu conectar um cabo de rede do modem ao notebook ou do roteador mesmo ao notebook, a internet funciona perfeitamente sem interrupções. E ainda cai para quem estiver conectado pelo wifi.

Não tenho muito conhecimento sobre, mas imagino que o problema está na quantidade de dispositivos conectados (4 celulares, 2/3 notebooks, SmarTV...), pois quando estou sozinho em casa é muito difícil o roteador cair. E sei que não é devido a minha banda de 10Mb porque consigo ver o quanto de banda os dispositivos estão usando (limitando a banda também não adianta) e mesmo de madrugada, quando ninguém usa, a conexão cai. Ela pode cair nenhuma vez ao dia, quando estou sozinho, ou várias vezes, quando estão todos em casa.

Outro problema é que quando que o telefone sem fio toca, o wifi simplesmente desaparece. Entretanto, esse problema imagino que seja devido a interferência por o telefone trabalhar em 2.4GHz.

Minhas dúvidas são: Posso resolver a questão de cair esporadicamente configurando? E principalmente, vale a pena eu comprar um outro roteador e um telefone de 1.9GHz?

Pensei em comprar um roteador dual band (5GHz e 2.4GHz), mas como nenhum dispositivo aqui suporta 5GHz, seria mais um investimento para o futuro.

• Membro VIP
Postado

Mesmo roteador e telefone trabalhando em mesma frequência, não deveria ocorrer este comportamento. 8 aparelhos também é uma quantidade pequena para gerenciar.

Inicialmente tente resetar e configurar. Coloque o canal como automático e a largura de banda como 20MHz. Teste se melhora.

• Curtir 1
Postado
Em 02/11/2017 às 16:28, ciro-mota disse:

Mesmo roteador e telefone trabalhando em mesma frequência, não deveria ocorrer este comportamento. 8 aparelhos também é uma quantidade pequena para gerenciar.

Inicialmente tente resetar e configurar. Coloque o canal como automático e a largura de banda como 20MHz. Teste se melhora.

Já havia resetado e configurado inúmeras vezes, e o canal já estava como automático. Entretanto, a banda do canal estava na opção "20/40". Agora, depois de mudar para apenas "20", já percebo que que reduziram as quedas. Vou esperar mais um tempo para ver se isso resolverá definitivamente. Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Baixe este app no seu celular e veja como está a sua região em termos de redes em funcionamento:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer

Reduzir a largura para 20MHz te deixará com uma largura de banda de transferência menor e menos suscetível as redes adjacentes. Mas não se descarta um problema com o próprio aparelho também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!