Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Funciona?


André Dual

Posts recomendados

eghao

Cara na verdade eu queria uma explacação bem basica de como funciona um micro em geral, as partes principais como processador, memoria e placa-mãe separadamente e em conjunto, entendo uma pouco sobre o assunto mas é a sede do saber(viu que profundo), brincadeira.

Gostaria de saber o processo, bem simples do funcionamento de um micro depois do botão power. ex: quem começa dizendo o que o processador faz é a bios ela pede .... depois o pc executa as tarefas com a ajuda do chipset da placa-mãe...

sei que isso é coisa que não se da para explicar assim mas se puder me diga o papel principal do chipset da placa-mãe, qual sua função principal, ouvi dizer que ela traduz as mensagens para o processador é verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Fala ai,

Em síntese, os computadores processam informações, ou seja, transforma sons, imagens, caracteres e tudo mais em códigos binários e processa seguindo os algorítmos sofisticados fabricados dentro dos seus componentes tipo Chipsets e Processador, no mais, são também circuitos complexos e mecanismos específicos.

Resumindo,

Na inicialização feita pelo BIOS são reconhecidos os periféricos de entrada e saída compatíveis com seu sistema;

Logo após é carregado o Sistema Operacional, cujo nome já diz tudo, com ele você opera todos os periféricos, ouve CD, assiste DVD, ou joga um Game, edita textos e navega na Internet, mas tudo isso são para ele "arquivos" com as "extensões" específicas para seu processamento, assim: texto.txt ou texto.doc (arquivo a ser carregado pelo editor correspondente), filme.mpeg2 (filme a ser carregado pelo reprodutor de DVDs) e assim por diante, os arquivos como já dito transformam-se em códigos binários, processados, então exibidos os resultados em forma de som, gráficos, caracteres...

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... Os chipsets são chamados de Ponte Norte e Ponte Sul (North Bridge, South Bridge), isso porque fazem uma comunicação entre as placas anexadas à placa-mãe e o processador, assim como com as memórias e entre eles mesmos...

não ele não traduz as mensagens para o processador, ele funciona transmitindo os dados, aí por exemplo se você tiver uma placa de Vídeo que aceite aceleração, os dados são transmitidos diretamente para a placa de Vídeo em arquivos tipo RGB ao invés de serem processados como arquivos do tipo VGA (ou algo do tipo),...eliminando a etapa que seria feita pelo processador por exemplo, assim como placas de Som e Placas de Modem com aceleração via Hardware.

Desculpe se ficou meio confuso, mas acho que sintetizei, nenhum componente " diz o que o outro vai fazer" na verdade o que pode ocorrer é um componente reconhecer ou não a existência de outro, um componente encaminhar dados para outro ou um componente substituir o processamento que seria feito por outro para "acelerar" o processo.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, e'muito difícil essa pergunta, por mais resumido que seja daria umas dezenas de paginas

Eu recomendo um livro de Gabriel Torres, HardWare curso completo, dai você ficara um fera em Hardware, e ganhar uns trocos, hehe !!

Aqui no forum, você não vai conseguir aprender nada

Não querendo ofender, essas perguntas que você faz são um tanto absurdas

:bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É eu sei, mas acho que são absurda para você que ja entende disso, mas para min que sou leigo não são.

Não to afim de ficar discutindo sobre isso, agradeço a paciencia e pela contribuição.

Só acho q não dá para tocar a 5 cinfonia de betoven, sei lá como se escreve, sem aprender o do,re,mi,fa.

Faleu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz realmente a pergunta é boa, pois muita gente não entende de PCs por que tem vergonha de fazer perguntas básicas, não tenha medo pergunte à vontade, afinal de contas o fórum é para isso.

Acho que no site do Clube do Hardware, na parte de artigos eu acho que tem uma explicação mais detalhada e descomplicada.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@03 set 2004, 18:38

André Dual beleza cara!! Acho que seria mais interessante se você quiser é mandar para você via e-mail algumas apostilas. Aqui ia ficar aquele tópico grande e você se perderia.

E aí Cassiano, cara eu não sou totalmente leigo não mas gostaria muito de pegar essas apostilas c você! meu email tá aí embaixo beleza, se der você manda p eu dar uma olhada Flws!

Abração :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@03 set 2004, 18:38

André Dual beleza cara!! Acho que seria mais interessante se você quiser é mandar para você via e-mail algumas apostilas. Aqui ia ficar aquele tópico grande e você se perderia.

você não tem como mandar para mim ou colocar um link aqui

bele :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por carmagedon666@03 set 2004, 15:14

não ele não traduz as mensagens para o processador, ele funciona transmitindo os dados, aí por exemplo se você tiver uma placa de Vídeo que aceite aceleração, os dados são transmitidos diretamente para a placa de Vídeo em arquivos tipo RGB ao invés de serem processados como arquivos do tipo VGA (ou algo do tipo),...eliminando a etapa que seria feita pelo processador por exemplo, assim como placas de Som e Placas de Modem com aceleração via Hardware.

beleza, uma dúvida estou numa zona rural, antes residia em SP conseguindo uma conexão Dial-Up estável, hoje mal consigo ler e-mail. Ao compartilhar a conexão com outro computador a conexão fica melhor que ficava em SP (para "nav."c/o segundo).

Se eu colocar uma placa de vídeo no hoster será que eu consigo "navegar"?

(WinXP (sp1), Cel1.0, 248Dimm, 8 Vídeo compartilhado (adaptador Trident 3D/ProMedia), 20GB5200, Placa MSI MS-6368, IE6.0, Norton2004)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!