Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Comprei um novo pc gamer básico, de entrada, com as seguintes especificações principais:

Processador: Pentium G4560

Memoria: DDR4 8gb

Fonte: Ak-750w

Placa de vídeo: GTX460 1gb DDR5.

Windows 10

Por enquanto estou usando minha antiga Gtx460, pois meu orçamento para placa de vídeo cabe apenas para uma aquisição no fim do ano.

Pois bem, utilizando o afterburner estou fazendo overclock na gtx460 aos poucos. Porém, toda vez que aumento um pouco mais o clock, algum problema estranho acontece no windows. O hd as vezes trava e deixa de responder, ou o sistema simplesmente desliga quando executo jogos e não liga mais, sendo necessário restaurar o windows. 

É como se o overclock desse um "crash" em alguma dll do system, ou danificasse algum arquivo do Hd. 

Estou achando um tanto quanto estranho isso, visto que, estou pegando leve no overclock, isso seria um sinal do potencial maximo da placa?

No core voltage quando mexo levo no máximo em 950, no clock deixo uns 810, e memoria costumo nem mexer, deixo em stock que corresponde a 1800.

É de fato uma alteração basica, não fiz nada no extremo, mas parece que a estabilidade do windows é extremamente prejudicada. 

Porque isso acontece e como devo "calibrar" melhor esse overclock pra isso não acontecer?

Agradeço a atenção galera!

Postado

@MBioSilva

Não sei as capacidades de OC dessa placa, mas normalmente GPU quando trava no OC o driver reinicia, o windows tem um sistema que se o driver para de responder durante um tempo ele reinicia ele e tudo volta ao normal.

O que parece no seu caso é problema com a fonte, se a fonte não der conta da carga que a GPU está pedindo ela desliga mesmo, windows trava, arquivo corrompe porque está no meio de leitura etc...

Postado
9 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@MBioSilva

Não sei as capacidades de OC dessa placa, mas normalmente GPU quando trava no OC o driver reinicia, o windows tem um sistema que se o driver para de responder durante um tempo ele reinicia ele e tudo volta ao normal.

O que parece no seu caso é problema com a fonte, se a fonte não der conta da carga que a GPU está pedindo ela desliga mesmo, windows trava, arquivo corrompe porque está no meio de leitura etc...

Exatamente, arquivo corrompe, descompactação via winrar trava, arquivos para de responder, causa lentidão geral no windows. Formata o hd, problema resolve, mas se der overclock novamente na GPU (mesmo que basico) os problemas voltam e as vezes simplesmente não carrega o windows tendo que reinstalar.

Provavelmente seja a fonte que nao suporta a carga mesmo.

Postado
1 hora atrás, Rolf William Gewers disse:

@MBioSilva

Coloca fonte na prioridade para trocar, antes da GPU, e até lá não faça OC em nada para garantir.

É legal também usar o openhardware ou algum outro software de monitoramento para você ver como estão as tensões, se tem muita oscilação.

Valeu! Tentarei esse procedimento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!