Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou tentando programar em bascom basic, porém estou com alguns problemas. 

Baixei o Progisp 1.7.2 e estou usando o USBASP para gravar os fuses de um atmega328p, porém o progisp não reconhece o USBASP. Já instalei o driver do USBASP diversas vezes, alterei a configuração de assinatura do windows e mesmo assim o botão PRG ISP do Progisp não muda de cor e quando clico em ''read'' ele diz: programmer can not be found

*Ja tentei em windows 8. (uso o 10 )*

Agradeço desde já. 

Postado
1 hora atrás, BrunoMT disse:

Olá, estou tentando programar em bascom basic, porém estou com alguns problemas. 

Baixei o Progisp 1.7.2 e estou usando o USBASP para gravar os fuses de um atmega328p, porém o progisp não reconhece o USBASP. Já instalei o driver do USBASP diversas vezes, alterei a configuração de assinatura do windows e mesmo assim o botão PRG ISP do Progisp não muda de cor e quando clico em ''read'' ele diz: programmer can not be found

*Ja tentei em windows 8. (uso o 10 )*

Agradeço desde já. 

voce pode configurar o Bascom para fazer a gravação.

Eu uso o Avrdude para isso, que é chamado pelo Bascom.

Mas de qualquer maneira você tem de baixar os drivers do USBASP, e anotar qual a porta serial que é criada quando você coloca o seu programador na porta USB, para poder fazer a configuração correta.

Outra coisa bem mais atual é você usar como plataforma um Arduino Uno, que pode rodar todos os programas feitos com o Bascom para Atmega328. Existe um programador dentro do Bascom para poder fazer isso fácilmente.

As divas estão dentro do Fórum do Bascom, dentro da secção Arduino.

Sugiro você baixar a minha apostila no tópico destacado aqui neste Forum : 

Detalhe, no Windows 10 eu uso o Bascom no modo de compatibilidade como Windows7 ok ?

Paulo

Postado

@BrunoMT ,

Não, não serve. Eu também uso o Progisp 1.72 para isso....

Quanto a bootloader, não utilizo isso. Prefiro gravar na marra usando o ICSP. 

Se você está tendo problemas com o Progisp, deve ser por causa do driver USBASP. Procure um bem atualizado, para evitar problemas com o Windows10.

Muita gente enfrenta esse tipo de problema, e infelizmente o remédio para isso passa pela remoção completa dos arquivos do driver antigo, o que costuma dar um bom trabalho nas pesquisas....

Paulo

Postado

Acho que vou comprar outro USBASP, pois formatei meu windows 8 e tentei novamente mas não deu. Acredito que o problema seja no programador mesmo. Estou usando sua apostila como base faz um tempo já. Aliás, é ótima. Li também sobre seus problemas com o gravador, estou na mesma situação.  Obrigado pela ajuda.:wiggle:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...