Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou começando na área de TI e estou num projeto em que tenho que modificar imagens em ppm. Primeiramente tenho que salvar a imagem em um vetor alocado porém quando tento acessar esse vetor resulta em falha de segmentação, alguém poderia me ajudar? segue aí embaixo o código:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

typedef struct{
int r,g,b;
} pixel;

pixel *vetor;

int leitura(pixel *vetor, char *codigo, int *coluna, int *linha, int *maximo){

int i;
char nome[20];
printf("Digite o nome do arquivo a ser aberto:\n");
scanf("%s",nome);

FILE *arq;
arq = fopen(nome,"r");
if(arq == NULL){
printf("Erro na abertura do arquivo!\n");
return 0;
} else {

fscanf(arq,"%s",codigo);
fscanf(arq,"%d",coluna);
fscanf(arq,"%d",linha);
fscanf(arq,"%d",maximo);

vetor = malloc(sizeof(pixel)*((*linha**coluna)/3));

for(i=0;i<((*linha**coluna)/3);i++){
fscanf(arq,"%d",&vetor.r);
fscanf(arq,"%d",&vetor.g);
fscanf(arq,"%d",&vetor.b);
}

}

fclose(arq);

return 0;


}

int main(){

int coluna, linha, maximo;
char codigo;

leitura(vetor,&codigo,&coluna,&linha,&maximo);
printf("%d",vetor[1].r); // NESSA PARTE NÃO CONSIGO EXIBIR O VALOR NA TELA OU FAZER QUAISQUER ALTERAÇÃO NO VETOR SALVO;


return 0;
}

Atenciosamente.
 

  • Curtir 1
Postado

@luc14costa    com algumas modificações ele funciona a primeira parte , onde ele lê no arquivo e imprime as palavras na tela , mas nessa parte do malloc ainda está dando erro .

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

typedef struct{
    int r,g,b;
}pixel;

pixel *vetor;

int leitura(pixel *vetor, char *codigo, int *coluna, int *linha, int *maximo){

    int i;
    char nome[20];
    printf("Digite o nome do arquivo a ser aberto:\n");
    scanf("%s",nome);
    strcat(nome,".txt");
    FILE *arq;
    arq = fopen(nome,"r");
    if(arq == NULL){
        printf("Erro na abertura do arquivo!\n");
        return 0;
    }
    else {
        fscanf(arq,"%s",codigo);
        fscanf(arq,"%d",&coluna);
        fscanf(arq,"%d",&linha);
        fscanf(arq,"%d",&maximo);
        printf("%s %d %d %d",codigo,coluna,linha,maximo);getch();
        vetor = malloc(sizeof(pixel)*((*linha**coluna)/3));
        
        for(i=0;i<((*linha**coluna)/3);i++){
            fscanf(arq,"%d",&vetor->r);
            fscanf(arq,"%d",&vetor->g);
            fscanf(arq,"%d",&vetor->b);
        }

    }
    fclose(arq);
    return 0;
}

int main(){
    int coluna, linha, maximo;
    char codigo;

    leitura(vetor,&codigo,&coluna,&linha,&maximo);
    printf("%d",vetor[1].r); /*// NESSA PARTE NÃO CONSIGO EXIBIR O VALOR NA TELA OU FAZER QUAISQUER ALTERAÇÃO NO VETOR SALVO;*/

    return 0;
}

 

Postado

Tente:    vetor =  (pixel*)malloc(sizeof(pixel)*((linha*coluna)/3));//

 

Acho que não precisa dividir por 3, já que é vetor e você quer "esticar" a matriz. Enfim, deve multiplicar linha*coluna = total de elementos, sendo que precisa ser do tamanho do objeto pixel, por isso: sizeof(pixel)*x

 

Postado

@luc14costa Não lembro o porquê, mas para alocar um vetor dinâmico de struct, tem que passar o "ponteiro do ponteiro" como parâmetro da função. Utilize o exemplo abaixo como base para alocar seu vetor dinâmico de struct.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

struct rgb
{
    int r, g, b;
};

void aloca(struct rgb **p, int n)
{
    *p = (struct rgb*) malloc(n * sizeof(struct rgb));
}

int main()
{
    struct rgb *ptr;
    int i, tam = 100;

    aloca(&ptr, tam);

    for ( i = 0; i < tam; i++)
    {
        ptr[i].r = i;
        ptr[i].g = i;
        ptr[i].b = i;
    }

    for ( i = 0; i < tam; i++)
    {
        printf("\n V[%d].", i+1);
        printf("\n");
        printf("\n R: %d", ptr[i].r);
        printf("\n G: %d", ptr[i].g);
        printf("\n B: %d", ptr[i].b);
        printf("\n ----------------------------");
    }

    return 0;
}

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...