Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd Maxtor: Problemas Com A Bios(help!)


VJr

Posts recomendados

Olá para todos...

mais uma vez venho aqui porque tô apanhando do meu pc... :muro:

é o seguinte...um colega meu me entregou um hd Maxtor Diamond Maxplus 9 ATA 133 (informações tiradas do rótulo do hd) de 60Gb, dizendo que, quando se formatava ele ou passava o disk doctor, eles travavam quando chegava a 10%.

Eu peguei o programa para tirar bad blocks da Maxtor (atravé do link no site do Clube do Hardware), e passei no HD, depois disso consegui formatar(durante a formatação indicava alguns erros que ele tentava consertar) e passar o disk doctor e o scan disk, esses sem indicar nenhum erro no hd.

Só que agora tô tendo problema com a bios, quando só tá meu hd original funcionando (um Quantum Fireball de 15Gb) ele funciona perfeitamente, mas quando tb está conectado o Maxtor, começa a dar uns tilts: às vezes, ele funciona numa boa; às vezes ele dá erro na detectação no Maxtor, naquela tela preta onde ele tb testa a memória, mas detecta na tela azul; às vezes nem na tela azul ele detecta; às vezes da lerdose para detectar até o Quantum; às vezes ele não detecta nada, nem o Quantum, nem o Maxtor, nem o leitor de CD, nem o gravador de CD; às vezes a bios reinicia e eu tenho que reconfigurar ela toda; às vezes ele detecta tudo, mas fica dando lerdose no windows.

Eu acho que não tem muito a ver com bad block porque quando a bios reconhece o Maxtor, ele funciona normalmente, eu até cheguei a encher ele com vídeos, músicas e programas, para ver se ia dar algum erro, mas nada ocorreu.

Ah sim...minha placa-mãe é uma PC Chips M825 (chipset VIA, se não me engano), o processador é um Atlhon 1.8 e tem 256mb RAM DDR 266.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro: Amigo é preciso que certifique se os HDs estão corretamente ligados nas IDEs

se estão em uma só IDE deverá ser a IDE 1 e o HD Principal configurado como: Primary Master e o Outro como: Primary slave. Se estiverem em IDEs separadas, o HD principal deverá continuar como : Primary Master na IDE 1, e o outro HD,na IDE 2, como Secondary Master isso se v. tiver uma unidade de CDrom, ou CDrw (que deverá estar como Slave tambem na IDE 2).(veja jumpers na traseira dos HDs, e siga instruções que estão indicadas, ou leia -as no manual dos HDs)

Os HDs deverão ficar conectados na ponta dos cabos, e as unidades de CD no meio dos mesmos. Por último verifique se as conexões dos cabos IDE estão firmes tanto nos HDs e CDs como nas conexões da placa mãe, atenção com a posição da tarja vermelha dos cabos nos HDs,CDs e na Placa Mãe. APÓS isso vá ao setup ( pressionando DEL durante o POST de abertura e) configure na aba MAIN, os ítens:Primary Master e Secondary Master como ( AUTO) ,deverá resolver, caso contrário dê notícias do que se passou!. tamos aqui!!! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devido ao tamanho do meu flat cable e a distância entre os drivers de CD e os HDs, a disposição tá a seguinte: IDE 1 - os Hds, sendo que o de 15Gb tá com master e o de 60Gb tá como slave; IDE2 - os drivers de CD, sendo que o gravador tá como master e o leitor tá como slave.

Em relação ao flat cable, os masters estão no meio e os slavers na ponta, mas não por opção, é que os meus flat cables são curtos então foi a melhor disposição que achei.

Todos eles estão com os jumpers corretos em relação ao master/slave.

O que eu estranhei é que ele chegou a funcionar bem por um tempo, até começar a dar tilt e de vez em quando ele ainda funcoina, mas por pouco tempo, depois volta os velhos tilts.

Obrigado pela resposta.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se so jumpers dos HD's estão definidos para master e slave acredito não ter importância nenhuma qual está ligado no conector da ponta do cabo ou no do meio... Estou errado?

Agora se você definir os jumpers dos Hd's como cable selector daí sim.... o master será o da ponta e o slave o do meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode influenciar sim. Principalmente com hds rápidos como ata 133.

Só para informação, peguei um hd que tinha exatamente os problemas descritos por você e terminou não mais sendo reconhecido. Creio ter dado pau na placa lógica. E nem dava boot quando conectava ele no meu PC. Às vezes que conseguia rodava normal, mas ao reiniciar ou desligar e ligar....tudo endoidava novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!