Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não sei se é nessa categoria que eu posso colocar essa duvida, mas eu gostaria de saber algumas coisas.

Tenho um computador com os seguintes componentes: 

Processador: Intel® Core™ i7-5820K
Placa de vídeo: ASUS ROG Strix RX 480
Placa-mãe: Asus Rampage V Extreme 
Memória: 16Gb Corsair Dominator Platinum
Fonte: Corsair RM1000 - 1000 Watt 80 PLUS
WaterCooler: Corsair H100i GTX
HD: 1TB
Gabinete: Thermaltake Core X9 E-ATX

Gostaria de saber onde devo manter manutenção e em quanto tempo devo fazer isso, aqui vai algumas duvidas:

1. Segundo algumas pesquisas, devo trocar a pasta térmica do processador e da placa de vídeo, mas, e o fluido do watercooler!? Devo trocar ou não?

2. Devo comprar pasta térmica especificas para o processador e placa de vídeo ou não existe diferença? 

3. Qual pasta térmica comprar (marca e modelo)?

4. Em quanto em quanto tempo devo trocar a pasta térmica do processador e da placa de vídeo?

5. Além de tirar a poeira dos cooler e do computador em geral, tem mais alguma manutenção que devo fazer?

6. Qual canal no YouTube vocês recomendariam para fazer isso essas manutenções?

7. E por fim, quais cuidados devo ter a mais? Comprar algum no-break seria necessário? Se sim, pode ser qualquer um ou tem que ter algum requisito especifico por conta da demanda de energia que o computador terá...?

Postado

@daniel.jovelian o setor correto seria Refrigeração, mas não tem problema. Talvez algum moderador mova o tópico para lá.

1 - não recomendo trocar a pasta da placa de vídeo. Perde a garantia e tem que saber fazer. Ela sendo nova, a diferença com uma pasta nova vai ser pequena e não vale a pena perder a garantia de um produto novo. Não precisa trocar fluido. Esses water coolers são lacrados. Se der defeito, entupir, etc, faça o RMA que a Corsair dá 5 anos de garantia.

2 - só vale a pena comprar pasta térmica de marca. Você pode comprar uma para usar no water cooler, especialmente porque ela vem pré-aplicada e você não tem como reutilizar.

3- só recomendo MX-4 (embalagem azul marinho) ou MasterGel Nano. No ML você encontra as duas por 40-50 reais. Não compre Arctic Silver 5, é uma pasta muito antiga e ultrapassada. Se estiver sem grana, tem as da Xigmatek ou a Ceramique 2, mas aí pode deixar a pasta pré-aplicada do H100i que ela é decente.

4 - como eu recomendo não trocar a pasta térmica da placa de vídeo, e se você comprar essas pastas que eu indiquei, troque a pasta térmica da CPU a cada dois anos, não menos do que isso. Se for a MX-4, pode deixar mais de 3 anos sem problema. Conheço pessoas que trocam de 6 em 6 meses. Geralmente é o pessoal que usa implastec e a pasta resseca. Uma pasta de qualidade dura tranquilamente 2-3 anos. Só troque se for fazer um upgrade de hardware e for mexer no micro.  

O resto eu deixo com os colegas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!