Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do Clube do Hardware!

Recentemente troquei meu gabinete e cooler de água mas meu sistema parece que está menos refrigerado do que antes, achei que essa configuração nova fosse melhorar mas ao que parece não... Queria a opinião de vocês sobre o que posso melhorar pra ter pelo menos a mesmo desempenho que antes. Vou colocar aqui com uns esquemas que fiz no Photoshop (ficou bem meia boca) com a sobreposição do esquema "push and pull" nas fotos dos gabinetes abertos  com as configurações do "antes" e "depois" respectivamente:

Sistema antigo com Seidon 120 M da Cooler Master:

5a1b4ddf9f282_Cmaster.jpg.1f2fe1541d733ea3d591080d303b5059.jpg

Sistema "push and pull" puxando ar fresco pra dentro na traseira. Na lateral só deu pra colocar 1 fan  embaixo, puxando ar pra dentro por causa do radiador do water cooler. Na parte de cima também só cabia 1 fan puxando ar quente pra fora por conta do radiador também.

5a1b4debb42d4_Esquema1.jpg.bcdbea8387273e45757be7bc88fed0de.jpg

Sistema como está agora com Seidon 120V V3 Plus  também da Cooler Master

SPEC-ALPHA_BLK_RED_04.png.20c548579375b84b4a4e1ad8a8df662f.png

Sistema "push and pull" na frente puxando ar fresco pra dentro com Seidon 120V V3 Plus. agora cabem 2 fans em cima puxando ar quente pra fora. Os 2 fans na frente já vieram no gabinete e tem regulagem de velocidade no painel frontal.

5a1b4e2d67c81_Esquema2.jpg.ae6ba0a8dc0d908c3ae02753cba6a682.jpg

Meu Sistema

Core i7 - 3770  -  3.4GHz  (3.9GHz turbo)

Mobo - Gigabyte GA-H77M-D3H

16 GB de RAM DDR3

GTX 970

3 HDs - 1TB - 2TB - 1TB

Fonte Corsair RM 850x (modular)

Uso o "AIDA64 Extreme" pra monitorar as temperaturas dos núcleos na barra perto do relógio.

Achei que o sistema de refrigeração antigo pode ser mais eficiente por ter 3 entradas de ar em lugares diferentes do gabinete, no novo não tem entrada lateral de ar. Não sei se o water cooler antigo era mais eficiente também... Queria saber de alguém que já tenha passado por isso ou tenha algum conhecimento avançado. Qualquer resposta já agradeço!

Um abraço!

Postado
16 minutos atrás, Contiusa disse:

@Bardo_eomer a placa de vídeo é a mesma? Qual é a diferença que está dando de temperatura? A bomba do water cooler está a 12V (máximo)? Onde ela está plugada?

Sim,@Contiusa , a placa de video é a mesma. A diferença está entre uns 4ºC. A bonba do water cooler está plugada na "CPU FAN".

Postado

@Bardo_eomer vai no BIOS e coloca o CPU_FAN em full speed / max / turbo / disable (a opção que for para ele rodar no máximo). Veja se melhora. Se a bomba estava variando, deve baixar uns 2-3ºC se ela se mantiver no máximo. Essas bombas de water cooler precisam rodar sempre a 12V. Recomendação de fábrica.

O gabinete com dois fans em cima refrigera mais, só que você perdeu os fans laterais.

A placa-mãe e as memórias são as mesmas ou você adicionou um pente de memória? Porque pentes extras sobem a temperatura do soquete, por conseguinte da CPU. 

• Amei 1
Postado
10 horas atrás, Contiusa disse:

@Bardo_eomer vai no BIOS e coloca o CPU_FAN em full speed / max / turbo / disable (a opção que for para ele rodar no máximo). Veja se melhora. Se a bomba estava variando, deve baixar uns 2-3ºC se ela se mantiver no máximo. Essas bombas de water cooler precisam rodar sempre a 12V. Recomendação de fábrica.

O gabinete com dois fans em cima refrigera mais, só que você perdeu os fans laterais.

A placa-mãe e as memórias são as mesmas ou você adicionou um pente de memória? Porque pentes extras sobem a temperatura do soquete, por conseguinte da CPU. 

@Contiusa , o mesmo número de memórias, só o que troquei mesmo foi o gabinete e o cooler. Vou verificar a bios e ver se melhora. Mas o estranho é que a eu não tinha mexido nisso antes mas o outro sistema refrigerava mais.

adicionado 27 minutos depois
21 minutos atrás, Bardo_eomer disse:

@Contiusa , o mesmo número de memórias, só o que troquei mesmo foi o gabinete e o cooler. Vou verificar a bios e ver se melhora. Mas o estranho é que a eu não tinha mexido nisso antes mas o outro sistema refrigerava mais.

Verifiquei a BIOS, na opção tinha  "CPU Fan Speed Control" e as opções - Normal / Silent / Manual / Disable

na opção "Manual" tinha - Slope PWM e os valores variam entre 0.75 e 2.50 PWM Value

Não sabia como alterar e o efeito, acabei não mexendo pra não fazer besteira e esperar resposta.

Postado
7 horas atrás, Contiusa disse:

@Bardo_eomer coloca em disable que ele vai desabilitar o controle do PWM e rodar em 100%. Vê se melhora.

@Contiusa, coloquei em disable, não percebi muita diferença mas parece que segurou um pouco mais nos picos. Não sei se estou exagerando com as temperaturas, vou colocar aqui a situação de uso do PC e as temperaturas medias trabalhando com o PC. Eu trabalho como editor de video e uso o Premiere editando casamentos usando "Multicam" (tipo 6 telinhas sendo processadas ao mesmo tempo, 5 câmeras e 1 preview do que está na timeline no momento), o Firefox usando umas 9 abas abertas, pelo menos uma tocando um podcast.

Enquanto estou escrevendo isso (Com o Premiere aberto sem usar e as 9 abas do Firefox aberto com o podcast rolando) essas são as variações entre as temperaturas :

5a1c1fb4c8ff5_CPUbaixa.jpg.c14cbcc1428c16ebe1ce8c9fa2b2c26f.jpg

Dando  play no Multicam do Premiere, um dos núcleos chegaram anteriormente até 67ºC, o print que consegui do máximo até agora foi esse:

5a1c2097796f7_CPUAlta.jpg.89c9cbe36f52efe7ffcd2b6a9a9db05f.jpg

Quando exporto um video no máximo chega até 82~ 85ºC (geralmente eu deixo só o Premiere aberto ou o Adobe Media Encoder.

Estou no Rio e o bairro onde moro é um dos mais quentes. No "Clima" do Windows 10 informa sensação térmica de 33ºC mas não dá pra confiar, não estou usando ar condicionado pra economizar e o clima está meio abafado, não está ventando. Não sei se essas temperaturas são normais pro meu sistema e minha situação, talvez eu esteja exagerando... Tomara que minha dúvida seja a de muitos, esse assunto sobre temperatura é muito recorrente pelos fóruns, as informações nunca são muito exatas (até por conta que cada caso é um caso) mas aqui é o único em que geralmente posto e consigo ajuda. Desde já agradeço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...