Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,
Primeiramente segue minha build:
I7 8700k 3,7 - 4,5 ghz 12 mb cache
Air Cooler Cooler Master Hyper 212x
placa-mãe Gigabyte Z370 XP SLI Ultra durable
GTX 970 EVGA SC
16 GB RAM Corsair LPX 2400 mhz
HD Seagate Barracuda 1TB 7200rpm 64Mb
HD Western Digital Bluecase 1Tb 7200rpm 64Mb
Windows 10 Pro Edition ( Atualizado)
Gabinete corsair Spec 02 Led Azul

Pessoal saí de um sistema antigo da primeira geração (I7 950) e tenho algumas duvidas sobre as novas tecnologias.
Temperatura:
Uso o programa o MSI Afterburner para setar RPM da placa de video e o APP CENTER para setar RPM do CPU Cooler.
 A GPU em Idle 40°C (MSI), jogos 70-72 graus sem aumentar RPM, mas seus fans não acionam, preciso setar RPM do fan manualmente no MSI AFTERBURNER para reduzir.
 A CPU em Idle 36°C (MSI) e 25° (APPC ENTER), em jogos 65 graus (MSI) sem aumentar RPM,  com a RPM no máximo a temperatura cai para 53 graus.

Devo sempre ficar setando isso de modo manual ou posso trabalhar com as temperaturas mais altas?
No MSI AFTERBURNER a temperatura mostrada é sempre 10°C mais alta que o APP CENTER em qual devo confiar?
Percebo que a temperatura não é tão constante, tendo diversos picos ou quedas, especialmente se analisar cada core individualmente isso é normal? Ex ta a 54° de repente da um fico  de 64° e volta pra 54° ou cai para 49°C etc.

Instalação:
Fiz toda a instalação do Hyper212x como prescreve o manual, usei a pasta do próprio cooler, coloquei um pingo grande de pasta térmica mas no colocar o dissipador ele deslizou para o lado com um pouco de pasta saindo para fora, com medo de vazar pasta no processador, o tirei e com um  cotonete espalhei melhor a pasta no processador, voltei a colocar o dissipador e notei que quando coloca aquele X que força a base do dissipador contra a CPU (contato onde tem a pasta térmica) apesar de ter dado um aperto nos 4 parafusos como diz o manual, ou seja até o momento que você sente que não vai mais sem forçar, o cooler não fica 100% ou extremamente fixo, ou seja, você percebe que é possível movimentá-lo alguns mm ou mesmo rotacioná-lo um pouco. Como nunca instalei um cooler antes, gostaria se é normal permitir esses pequenos movimentos, ou se o cooler deveria ficar extremamente fixo sem mover 1mm em qualquer direção.

Performance:
Gostaria de saber como ativo ou ligo o modo Turbo Boost, como venho de uma tecnologia antiga não a compreendo muito.
Como posso saber o clock do meu processador durante um jogo ?

tensão:
Somente instalei as peças e os drivers (eu mesmo) e não mudei nenhuma config, ouvi dizer que é possível reduzir a temperatura mudando o Vcore alguém recomenda algum tutorial ou mesmo acha isso  necessário ?

Obs: Apesar de ser um processador K optei pelo Hyper 212x pelo fato de não ter condições no momento de comprar um H100i e também não pretendo fazer overclock,  na faixa de preço em torno de um 200 reais os WC tem desempenhos semelhantes a um aircooler, com o adicional do risco de vazamento ou falha de bomba escolhi então o aircooler mesmo.

Postado
1 hora atrás, Fred Giovanni disse:

Devo sempre ficar setando isso de modo manual ou posso trabalhar com as temperaturas mais altas?

Você não precisa se preocupar, pode deixar no automático que até uns 80/85C (GPU/Processador) ainda não é problema.

No MSI AFTERBURNER a temperatura mostrada é sempre 10°C mais alta que o APP CENTER em qual devo confiar?

Confie mais no MSI.

Percebo que a temperatura não é tão constante, tendo diversos picos ou quedas, especialmente se analisar cada core individualmente isso é normal? Ex ta a 54° de repente da um fico  de 64° e volta pra 54° ou cai para 49°C etc.

É normal, é assim mesmo que funciona.

você percebe que é possível movimentá-lo alguns mm ou mesmo rotacioná-lo um pouco.

Normal.

Gostaria de saber como ativo ou ligo o modo Turbo Boost, como venho de uma tecnologia antiga não a compreendo muito.

Por padrão, deveria vir ativado, e é assim mesmo que você deve deixar.

Como posso saber o clock do meu processador durante um jogo ?

Você deixar o MSI rodando e dar alt tab quando quiser. Ou, se quiser que apareça o tempo todo, ative a opção de On Screen Display no Afterburner.

Somente instalei as peças e os drivers (eu mesmo) e não mudei nenhuma config, ouvi dizer que é possível reduzir a temperatura mudando o Vcore alguém recomenda algum tutorial ou mesmo acha isso  necessário ?

Procure por tutoriais de overclock.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!