Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal

já procurei a internet inteira e não achei uma resposta

seguinte, eu estraguei um plug Din (4 pinos) de uma fonte

porém eu tinha outra fonte queimada com um bom plug

pensei, só trocar o plug e terei a fonte novamente

mas....

ao abrir os fios, eles são de cores diferentes!

uma é preto-vermelho-amarelo e verde a outra é preto-vermelho-branco e marrom

como eu ligo? qual é o equivalente ? to com medo de ligar errado e queimar o aparelho( behringer v-amp 2)

Postado

Olá @Guilherme Borghezani  tudo bom?

 

  • É o seguinte amigo, para ser objetivo e bem simples: energia não escolhe cores. Mas como assim Noodle, o que você quer dizer?

Eu trabalhei 3 anos em uma loja de auto peças de carros e consequentemente lá trabalhava com ar condicionado e auto elétrica, eu não sou nenhum perito mas ajudei muitas vezes a realizar instalações elétricas de diversos tipos e existia alguns padrões de fios como 4x1 6x1 ou seja 4 fios em um e 6 fios em um, existia padrões coloridos e padrões pretos.

  • O que significa essas cores?

As cores seguem um padrão de tensão, mas são apenas para você não se perder na hora de montar, o que manda nessa horas são as saídas da fonte para o componente em questão, se você ligasse fios da mesma espessura corretamente em cada pino, sem problemas. O que você não pode é inverter a ordem, igual ligar um fio saindo de um 12v para um 5v.

 

image.png.9a9760312cbcc2f6a428016f7e669e97.png

 

Se o plug for a mesma pinagem não tem problema você ligar, só tem que verificar se a saída da tensão vai ser o destino correto para a entrada no componente, entendeu?

Se tem no caso um conector 4 pinos onde 2 fios são pretos (terras) e 2 são amarelos (12 v), ele está danificado e você tem apenas um cabo vermelho para fazer a substituição, pode colocar todos vermelhos, só não pode inverter a ordem dos plugs então vai ligar cada um no seu devido local, a cor não importa o que importa é saída de energia e disposição para o componente.

Postado

entendi, no caso eu sou leigo

mas já fiz coisas parecidas sem problemas

é a fonte do mesmo aparelho

só que percebi que um segue um padrão e outro não

não tenho como fazer medição

não tem alguma esquema pronto com os padrões?

pior é que se eu seguir os pinos que estavam no plug quebrado, eles meio que geram uma ordem... mas não da pra ter certeza

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!