Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível aumentar o clock base de um i7 5500U?


Posts recomendados

Fala galera! 

 

Seguinte... Eu tenho um notebook Dell Inspiron 5448 (lançado no finalzinho de 2014). Segue algumas configurações:

 

  • Intel(R) Core(TM) i7-5500U CPU @ 2.40GHz;
  • Versão do BIOSA07;

  • Data do BIOS23/06/2016;

  • Sistema operacional: Win10 64bit.

 

É um ótimo notebook e não tenho o que reclamar (dentro dos padrões de processador econômico). Ele tem uma placa de vídeo AMD RX260M e me da um ótimo suporte para programar e desenvolver meus trabalhos da faculdade. Contudo, ultimamente tenho enfrentado gargalos que são gerados pelo processador, que por ser aquele padrão U (4 núcleos, incluindo os emulados, geralmente a 2,4GHz), visa economia e não desempenho. Estou procurando uma forma de dar uma ajudinha a esse pseudo i7, mas  antes de começar a fazer qualquer teste e sair instalando programas, gostaria de saber de vocês mestres do hardware... Será que eu posso aumentar o clock base do meu processador, dar um "tapa" nele ou acender umas velas e cruzar os dedos para melhorar seu desempenho? Qualquer 10% é lucro. Valeu clan XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Andrei Jankovski Por esse notebook não ter uma boa circulação de ar, eu sempre uso ele com uma base cooler, a temperatura dificilmente passa dos 70°, mesmo em uso extremo.

 

Não sei como verificar se o turbo booster está ativado, poderia me falar?

 

Já reparei, pelo gerenciador de tarefas e outros programas de monitoramento, que abaixo dos 80% de uso o processador quase sempre funciona a 2.8GHz, mas quando passa dessa faixa de 70%/80% de uso ele trava em 2.4GHz. Entendo que é justamente pelo controle de energia e temperatura, mas 2.4GHz é quase um celular né... meio tenso de lidar com os gargalos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim ele, tem a frequência de celular, mas é complicado comparar com um celular, se fizer testes de benchmarks, vai ver que processador de notebooks se saem muito melhor.

 

Em que tipo de programas voce está apresentando gargalo no processador?

 

Faça um seguinte para testes... deixa na placa de vídeo, "alto desempenho" liberando o consume de energia. Faça a mesma coisa pelo painel de controle em opções de energia. Aproveite e anexe em qual frenquencia o seu processador travou.

 

Na sua BIOS encontrou algum tipo de multiplicador de potencia ? Pode anexar foto se desejar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!