Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, meu computador é bem antigo (tem uns 10 anos). Por falta de dinheiro pra comprar um novo resolvi melhorar algumas peças. Configurações antes da troca de processador : processador Intel pentium e2200 2x2.20 1mb cache/ Nvidia reforce 210 1gb/ 4gb RAM/ fonte 250w. Resolvi substituir o processador por um pentium d945 de 2x3.40ghz, mas depois de coloca-lo o pc nao liga mais! Ate consigo acessar a bios, mas após aparecer a imagem do "iniciando Windows " o computador desliga. Eu pensei ser a fonte que nao aguentou o upgrade. O que acham? Eu fiz o teste colocando o processador antigo e funciona perfeitamente, porém nao estou satisfeito com o desempenho do antigo processador e preciso muito da troca ! Desde ja, agradeço.

Att: Após restar a bios antes do computador desligar essa é a imagem que aparece:

Screenshot_2017-12-21-16-02-22.png

Postado

Na verdade o Pentium Dual-Core E2200 que você estava utilizando é muito melhor que o Pentium D 945.

Isso porque E2200 é baseado na microarquitetura Core, a mesma utilizada no Core 2 Duo e Core 2 Quad do socket LGA 775, esta por sua vez é mais eficiente, consome menos, e possui um IPC melhor que o do Pentium D 945, mesmo com o clock mais baixo.

Já o Pentium D 945 é baseado na microarquitetura Netburst, que ao longo dos anos se mostrou altamente ineficiente, apesar de ter clocks mais altos, estes processadores esquentam muito, consomem muito mais energia, e o IPC do processador é muito mais baixo que o dos Core 2 e Pentium Dual Core.

Mas voltando a questão do hardware, qual é a tua placa-mãe?
Duas coisas me parecem possíveis, uma é que a placa-mãe não suporta o Pentium D 945, a outra é que a fonte também possa não estar dando conta do processador, 250W é uma potência muito baixa, penso, mesmo para tua configuração, o que eu acharia mais adequado seria no mínimo 400W.

Postado
15 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Na verdade o Pentium Dual-Core E2200 que você estava utilizando é muito melhor que o Pentium D 945.

Isso porque E2200 é baseado na microarquitetura Core, a mesma utilizada no Core 2 Duo e Core 2 Quad do socket LGA 775, esta por sua vez é mais eficiente, consome menos, e possui um IPC melhor que o do Pentium D 945, mesmo com o clock mais baixo.

Já o Pentium D 945 é baseado na microarquitetura Netburst, que ao longo dos anos se mostrou altamente ineficiente, apesar de ter clocks mais altos, estes processadores esquentam muito, consomem muito mais energia, e o IPC do processador é muito mais baixo que o dos Core 2 e Pentium Dual Core.

Mas voltando a questão do hardware, qual é a tua placa-mãe?
Duas coisas me parecem possíveis, uma é que a placa-mãe não suporta o Pentium D 945, a outra é que a fonte também possa não estar dando conta do processador, 250W é uma potência muito baixa, penso, mesmo para tua configuração, o que eu acharia mais adequado seria no mínimo 400W.

Em sí o sistema dele não consome nem 100w praticamente, por mais que seja fonte genérica, deveria iniciar. Aparentemente deve ser questão da BIOS da placa-mãe pro suporte dar certo (se houver o suporte). Aconselho dar uma olhada no site da sua mobo @Wellisson Knupp. Devido o PC ter ligado, acredito que há o suporte sim, mas pode estar havendo super aquecimento principalmente se estiver reaproveitando o cooler do outro processador.

• Curtir 1
Postado

@Amanda Gonçalo obrigado pela resposta! Esqueci de por a placa-mãe : gigabyte g41mt-s2p .

adicionado 5 minutos depois

@MarceloSouzaB1 agradeço a resposta. Estou utilizando o cooler do outro processador sim, ele é bem antigo , pode ser o superaquecimento mesmo. Vou dar uma olhada na bios, e olharei a mobo também.

adicionado 5 minutos depois
10 horas atrás, NascarBR disse:

O PC desliga ou reinicia? Porque se reinicia e fica nesse loop então precisa corrigir o boot do Windows.

Obrigado pela resposta! Ele só desliga.

• Curtir 1
Postado

Pelo que eu posso ver, ela suporta o Pentium 4, e também suporta o Core 2 Duo e Core 2 Quad.

Você resetou a BIOS ao trocar de processador?

Postado
20 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Pelo que eu posso ver, ela suporta o Pentium 4, e também suporta o Core 2 Duo e Core 2 Quad.

Você resetou a BIOS ao trocar de processador?

Não consigo acessar a bios, ele desliga antes :(. Só consigo acessar a bios se ligar com o outro processador.

Postado
38 minutos atrás, LeVader disse:

De um Clear CMOS ou tire a bateria da BIOS por uns 30 segundos para resetar

Fiz o procedimento, ao iniciar o pc (já com o processador novo) apareceu uma imagem que ao que deu pra ver, era algo sobre reconfigurar a bios, mas nao deu pra ver direito pois o pc desligou. Ele ainda nao liga, e nao da tempo de ver a imagem novamente.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, LeVader disse:

@Wellisson Knupp Tem algum pino torto na placa-mãe? Por que se fosse incompatibilidade ele ia ficar bipando.

Não encontrei nenhum pino torto. Porém, pra resetar a bios eu retirei a bateria por um tempo, isso porque, no espaço dos pinos do ''CLR_CMOS'' não tem o jumper! Tem algum problema em nao ter?

Postado

Até onde eu sei, não tem, e o seu problema se parece muito com o que eu tive com uma máquina no começo desse ano.

Eu utilizava uma PCChips A13G+ V3.0 com um Sempron LE-1150 @ 2.0 GHz, então aproveitando uma oportunidade que surgiu, troquei esse Sempron por um Athlon 64 X2 5600+ @ 2.9 GHz, e foi onde comecei a ter exatamente os mesmos problemas, o PC simplesmente desligava sem razão alguma, na BIOS, ou ao tentar iniciar o Windows.

Achei que o problema poderia ser a fonte, troquei por uma melhor, infelizmente não resolveu, no meu caso aparentemente a causa do problema, era a minha placa-mãe, só resolveu quando a troquei.

Se você puder testar sua configuração com uma outra fonte, quem sabe de 400W ou 500W, poderia ser a causa do seu problema, no pior dos casos, seria a placa-mãe.

Postado
16 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Até onde eu sei, não tem, e o seu problema se parece muito com o que eu tive com uma máquina no começo desse ano.

Eu utilizava uma PCChips A13G+ V3.0 com um Sempron LE-1150 @ 2.0 GHz, então aproveitando uma oportunidade que surgiu, troquei esse Sempron por um Athlon 64 X2 5600+ @ 2.9 GHz, e foi onde comecei a ter exatamente os mesmos problemas, o PC simplesmente desligava sem razão alguma, na BIOS, ou ao tentar iniciar o Windows.

Achei que o problema poderia ser a fonte, troquei por uma melhor, infelizmente não resolveu, no meu caso aparentemente a causa do problema, era a minha placa-mãe, só resolveu quando a troquei.

Se você puder testar sua configuração com uma outra fonte, quem sabe de 400W ou 500W, poderia ser a causa do seu problema, no pior dos casos, seria a placa-mãe.

Eu vou passar pasta térmica no processador, pra testar se o problema é do superaquecimento, e, se nao resolver, irei testar com uma fonte melhor. Obrigado.

Postado
21 horas atrás, LeVader disse:

@Wellisson Knupp O processador estava sem pasta?

@LeVader Coloquei a pasta termica, o computador aguento muito mais tempo ligado agora (inclusive é possível acessar a bios por bastante tempo) mas percebi que o processador ta muito quente, entre 70 e 80 c, e isso só na bios. Quando tento iniciar o Windows ele apresenta problemas na animação do Windows.

Postado

É possível que essa seja a possível causa dos desligamentos no teu caso, temperatura; é alarmante que o processador chegue a 70° C apenas estando na BIOS, e ao forçar um pouco ao dar load no Windows, seria fácil chegar 100° C e consequentemente o processador entraria em proteção térmica, desligando tudo.

Qual é o teu cooler?

Postado

@Wellisson Knupp

Está usando o mesmo cooler do seu E2200? Se estiver, provavelmente ele não está sendo suficiente para esse Pentium D, que é bem esquentando.

Mas por que está colocando um processador pior se quer melhorar o desempenho?

Você poderia colocar um Core 2 duo E8400 que é compatível com sua placa-mãe, tem um desempenho melhor e está bem barato. E você ainda aproveita seu cooler.

Postado
3 horas atrás, rodrigops disse:

@Wellisson Knupp

Está usando o mesmo cooler do seu E2200? Se estiver, provavelmente ele não está sendo suficiente para esse Pentium D, que é bem esquentando.

Mas por que está colocando um processador pior se quer melhorar o desempenho?

Você poderia colocar um Core 2 duo E8400 que é compatível com sua placa-mãe, tem um desempenho melhor e está bem barato. E você ainda aproveita seu cooler.

Estou usando o mesmo cooler. Eu peguei esse processador porque nao entendo muito bem do assunto, e para mim, a frequência e o cache era o que fazia a diferença :(. Vendo direito agora, percebo que foi realmente um erro. Devo substituir por outro processador.

Postado
22 minutos atrás, Wellisson Knupp disse:

...Devo substituir por outro processador.

O Core 2 duo E8400 já trará um bom ganho de performance sem precisar trocar o cooler.

O Q6600 indicado por @LeVader é uma melhor opção, mas teria que trocar o cooler.

Postado

Acredito que um Core™ 2 Quad Q9650 seria melhor pra ele, visto que o Q9650 é um processador de 45nm em comparação ao Q6600 de 65nm, pode não parecer fazer diferença, mas faz.

Mas de toda forma, sim, ele vai precisar de um cooler melhor.

Postado

@LeVader Nisso você tem toda razão, e não é só nele, parece que o pessoal gosta de inflar o preço de processador Intel de gerações anteriores. Toda vez que eu olho o mercado de usados, vejo i7-2600K sendo vendido perto dos $ 1.000; e o preço ainda continua a subir para o i7-3770K, i7-4770K, etc.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...