Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, pretendo comprar uma GTX 1050Ti de 4GB (minha atual é uma R7260x de 2GB), e tenho um Core 2 Quad Q6600 em 3.0 GHz. Estava vendo e parece que esse processador vai ter gargalo com a placa, e seria necessário um pouco mais de overclock para 3.5 GHz, gostaria de saber se é seguro colocar esse clock e se pode ocorrer algum problema com a minha placa-mãe, caso ela não suporte ou algo parecido.

Q6600 3.0 GHz com HYPER TX3 

GA-G41MT-S2P

8 GB de RAM (2x4 1333 MHz)

EVGA 430 

Postado

@pajuno

Amigo, boa noite!

Pela minha singela experiência em overclock na plataforma lga 775, no seu caso para a sua finalidade é necessário um C2Q Q9650/Xeon equivalentes com 12M cache, você pode encontrar eles baratos no ML e te garanto que os CPUs já citados no clock 3.6 ghz em diante já consegue "empurrar" a placa de vídeo quase em sua totalidade.

O seu kit é bom, pois vem com uma placa-mãe boa, dual-bios, suporte uefi, compatibilidade com 8GB DDR3 dual channel, mas tem uma possível limitação no kit que é a fonte, para fazer overclock  em C2Q ou qualquer CPU é preciso que se tenha folga na potência da fonte e a garantia que ela esteja funcionando 100%.

Te afirmo isso, pois usei uma Radeon R9 280 3GB GDDR5 384 bits OC que tem performance equivalente sua GTX 1050 TI 4GB e em 3.6 ghz em diante a placa de vídeo "solta".

A grande limitação dos Core 2 Quad está no clock baixo em comparação com quad-cores atuais da Intel que passam fácil da casa dos 4ghz em stock.

• Curtir 1
Postado

@OCCT Oi OCCT, boa tarde! Sua sugestão de pegar um Xeon/q6560 para ainda continuar com essa plataforma me agrada. Como eu ainda nem montei o kit, posso esperar um tempinho para ir me divertindo enquanto troco as peças. você acha que compensa um Xeon e5450 usado da China por uns 70 reais é uma boa opção? Ou tem outras que você pode me sugerir com mais experiência?  E se quiser overclocar esse q2q/xeon precisarei de uma fonte de uns 500 w pelo menos? Muito obrigado, tenha um bom final de semana.

Postado

@pajuno

Amigo eu nunca comprei produtos importados da China por sites com o Aliexpress e semelhantes, tem pessoas aqui no fórum que compram e dizem que é bom, mas as vezes pode demorar a chegar.

No ml você encontra Xeon 5460 3.16 ghz 12M cache na faixa dos 150 reais e já vem adaptado para 775, o clock base é maior sendo melhor para alcançar overclock maiores.

Pesquisando bem, tem fonte 500w com selo 80 plus na faixa dos 150~200 reais eu recomendaria investir logo em uma 600W 80 plus, a fonte é a peça mais importante em um computador para se investir se ela tiver problema ou não fornecer energia suficiente, dá problema na máquina e geralmente os usuários ficam procurando defeito em outras peças.

Em overclock é crucial ter uma fonte boa e com folga de potência.

A sua placa-mãe deve ser mantida é um modelo bom e tem bios modificada dela na internet para Xeon, só pesquisar, o cooler também é bacana, fazendo um esquema de ventoinhas no gabinete e com ele dá para manter as temperaturas com o Xeon em OC.

Qualquer dúvida, posta aqui no fórum que a gente te ajuda e se eu não puder responder no momento tem muita gente que manja sobre o assunto bem mais do que eu.

Em resumo você só precisaria de uma fonte 600 watts 80 plus e o CPU mesmo, gastaria pouco, bem menos se fosse montar um kit novo.

Assista esse vídeo feito pelo @Gabriel Torres

Mitos do hardware #10: hardware de última geração é sempre melhor?

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/outros/mitos-do-hardware-10-hardware-de-última-geração-é-sempre-melhor-r36697/

Valeu! Feliz 2018!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...