Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal.

Minha lavadora Electrolux LTP10 parou de funcionar, ela não liga mais.

Identifiquei o problema em sua placa de potência, um componente aparentemente queimado.

Gostaria que vocês me ajudassem a identifica-lo para eu poder realizar o reparo, já que uma placa nova dessa custa em torno de R$250.

Se o serviço for muito trabalhoso por conta de todo esse silicone em volta da placa, pensei em levar para algum profissional melhor qualificado rsrs.

Seguem alguma fotos, o componente está circulado. Também há uma camada de silicone em volta dele.

Assim que eu ligo na tomada, ele esquenta pra caramba.

IMG_0091.JPG

IMG_0087.jpg

• Membro VIP
Postado

é um PTC (coincidentemente é o que tá impresso na placa:P)

Ele pode não estar queimado. Apenas está cumprindo sua missão que é proteger o resto do circuito devido a outro componente em curto ou próximo disso.

To vendo capacitor estufado...

• Curtir 4
  • Haha 1
Postado

Valeu pessoal... Eu notei o capacitor estufado também.

Vi um video de um reparo dessa placa em que o cara diz que 90% dos casos o problema é esses dois capacitores e um CI LNK306PN.

O que vocês recomendam para trabalhar nesse silicone? Qual o jeito mais fácil de retirá-lo?

• Membro VIP
Postado

Dentre as muitas técnicas-artes que inclui alguma que eventualmente há de descobrir por si, há a do alicate de bico. Aperte e puxe. Tambémpode dessoldar a peça ficando ela presa só pelo silicone. Retire puxando com cuidado com ajuda de uma chave de fenda removendo o silicone. Etc

• Haha 3
  • Coordenador
Postado

Como @Isadora Ferraz  disse, use a ponta de uma chave de fenda mesmo, vá removendo com cuidado e somente onde vai ser dessoldado e ressoldado os componentes, depois de pronto e testado, vede com cola de Silicone Acético, (Silicone de vedação).

• Curtir 1
Postado

Fazendo alguns teste com um multímetro, confirmei que esses 2 capacitores da foto e o CI ao lado deles estão queimados.

Hoje vou comprar as peças, trocar e já posto aqui se deu certo.

• 2 meses depois...
Postado
Em 19/03/2018 às 22:15, Rafael Lazari disse:

eae bodosko blzaa

você conseguiu concerta a sua maquina de lavar ?

Sim!

Troquei os dois capacitores estufados e o NTC. Gastei R$10 e 30 minutos.

O mais "difícil" foi remover o silicone da placa, que nem foi tão difícil assim.

EDIT: Também troquei um CI que estava queimado. R$ 5.

Uma placa nova dessa custa por volta de R$200 mais o frete, e você ainda corre o risco de ela ser uma placa queimada que foi arrumada do mesmo jeito que eu fiz. Pois é extremamente comum essa placa dar exatamente esse problema específico.

• Curtir 3
Postado
Em 20/03/2018 às 11:53, bodosko disse:

Sim!

Troquei os dois capacitores estufados e o NTC. Gastei R$10 e 30 minutos.

O mais "difícil" foi remover o silicone da placa, que nem foi tão difícil assim.

Uma placa nova dessa custa por volta de R$200 mais o frete, e você ainda corre o risco de ela ser uma placa queimada que foi arrumada do mesmo jeito que eu fiz. Pois é extremamente comum essa placa dar exatamente esse problema específico.

teria como você me  tirar uma duvida por favor?

Não sei aonde comprar os componentes , moro em CPS tambem 

• Membro VIP
Postado
Em 26/12/2017 às 09:38, bodosko disse:

e já posto aqui

Já?!!  Demorô.... Antes tarde do que nunca...

de nada.

@Rafael Lazari pr'alguns muito fácil de achar. P.ex. em sucatinhas. Pra outros, nem tanto. Tenta o mercado livre ou aguarde o amigo lhe dar o caminho das pedras.

abç

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Já?!!  Demorô.... Antes tarde do que nunca...

de nada.

@Rafael Lazari pr'alguns muito fácil de achar. P.ex. em sucatinhas. Pra outros, nem tanto. Tenta o mercado livre ou aguarde o amigo lhe dar o caminho das pedras.

abç

então no mercado livre tem mas , estou com medo de não comprar o correto , porque notei uma diferença na numeração do componente , mas pode ser q não tem nada ver 

Postado
18 horas atrás, Rafael Lazari disse:

teria como você me  tirar uma duvida por favor?

Não sei aonde comprar os componentes , moro em CPS tambem 

Na Rua General Osório tem bastante lojas de componentes eletrônicos.

TwoCamp, Camptronic, Cinestec...

Essas que citei, tem até site com a maioria dos componentes cadastrados.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, bodosko disse:

Na Rua General Osório tem bastante lojas de componentes eletrônicos.

TwoCamp, Camptronic, Cinestec...

Essas que citei, tem até site com a maioria dos componentes cadastrados.

beleza valeu, você compro todos no centro ? 

Postado
agora, Rafael Lazari disse:

beleza valeu, você compro todos no centro ? 

Sim. Eles são bem comuns e tem em qualquer uma delas.

Só o NTC que é mais difícil de achar. Mas no meu caso eu nem precisaria ter trocado ele, pois não estava queimado.

Só troquei mais por precaução.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, bodosko disse:

Sim. Eles são bem comuns e tem em qualquer uma delas.

Só o NTC que é mais difícil de achar. Mas no meu caso eu nem precisaria ter trocado ele, pois não estava queimado.

Só troquei mais por precaução.

ha entendi , a minha maquina não aparece nada , quando coloco na tomada , o NTC esquenta muito apenas 2 segundos na tomada e ele fica muito quente é normal ? 

Postado
2 minutos atrás, Rafael Lazari disse:

ha entendi , a minha maquina não aparece nada , quando coloco na tomada , o NTC esquenta muito apenas 2 segundos na tomada e ele fica muito quente é normal ? 

Sim, com certeza é o mesmo problema que a minha teve. Acontece com todas as placas desse modelo, e a Eletrolux não faz nada a respeito.

O NTC está esquentando justamente porque está fazendo o trabalho dele quando o circuito está em curto.

Se você procurar no youtube tem um vídeo da bertz service ensinando a trocar esses 3 componentes.

Postado
1 minuto atrás, bodosko disse:

Sim, com certeza é o mesmo problema que a minha teve. Acontece com todas as placas desse modelo, e a Eletrolux não faz nada a respeito.

Se você procurar no youtube tem um vídeo da bertz service ensinando a trocar esses 3 componentes.

Untitled.jpg.3c157d9da457324d6ec6cd4f9b1a962f.jpg

Postado
4 minutos atrás, Rafael Lazari disse:

Untitled.jpg.3c157d9da457324d6ec6cd4f9b1a962f.jpg

Correto, trocando o CI já vai resolver.

Se o ntc está esquentando é porque ele está funcionando. Assim que o circuito não estiver mais em curto,  o ntc não vai mais esquentar.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Rafael Lazari disse:

ultima duvida kkkk , você comprou os componentes Idênticos aos originais   ? 

ou parecidos  ?  se tiver como me passar as numeração correta eu agradeço

Postado
7 minutos atrás, Rafael Lazari disse:

ultima duvida kkkk , você comprou os componentes Idênticos aos originais   ? 

ou parecidos  ?  se tiver como me passar as numeração correta eu agradeço

Idênticos não, esses componentes são bem genéricos.

Chegando em casa posso confirmar, mas se não me engano o CI foi o LNK306PN e os dois capacitores 4,7uF 250V.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, bodosko disse:

Idênticos não, esses componentes são bem genéricos.

Chegando em casa posso confirmar, mas se não me engano o CI foi o LNK306PN e os dois capacitores 4,7uF 250V.

Eae você viu a numeração?...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...