Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom galera, seguinte , meu PC sempre rodou jogos normal mente , BF4 acima de 80 dos , ping de 50 a 70 , sempre entre isso, hoje fiz um pequeno upgrade e instalei um water cooler e o problema começou , assim que abro o jogo fica uns 60 segundos normal , entre 60 0 FPS e cai para 10 15 , sem eu ao menos sair do lugar , sem carregar nada , testei várias qualidade e o mesmo problema começou , fiquei na dúvida se o problema pode ser a fonte 

Segue as configurações do PC 

AMD FX 6300 

GTX 750ti

12 GB de ram 1600 MHz 

2 HDs de 1 terá 

Walter cooler H55 Corsair 

Fonte EVGA 500w 80 Plus 

Uso um estabilizador de 500w 

Desde já agradeço , não sei mais o que fazer 

• Membro VIP
Postado

Boa noite.

1 - estabilizador não é recomendado, principalmente em fontes PFC ativo.

2 - esqueceu de informar a placa-mãe.

3 - Reparou variação de temperatura anormal após a troca do cooler?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Andrei Campos Vamos começar removendo o estabilizador, não devemos utilizá-los a muitos anos.

Agora vamos à notícia ruim: sua placa-mãe não é apropriada para os processadores FX, ela foi projetada para funcionar com os processadores athlon e phenom da AMD porém com um update na BIOS passou a suportar a linha FX que possui requerimentos diferentes.

O circuito que entrega energia ao processador é subdimensionado para os processadores da linha FX, quanto mais núcleos pior, isso causa superaquecimento e para impedir que a placa-mãe/processador sofram algum dano físico a velocidade do clock do processador é diminuída a fim de reduzir a temperatura. Nessa hora você sente as quedas de FPS mas também pode causar tela azul, desligamentos e resets.

Não existe solução, apenas a troca por uma placa-mãe própria para a linha FX de chipset 970/980/990 com pelo menos 6 fases de alimentação e um bom dissipador em cima do VRM.

Se você procurar "960GM-VGS3 FX FPS DROP" no google irá ver que muita gente está no mesmo barco que o seu.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Andrei Campos A essa altura do campeonato seria melhor você vender seu kit (processador, placa-mãe e memória) inteiro ou as peças separadas e partir para um sistema novo como Ryzen.

Se você ainda pretende ficar na AM3+ uma placa-mãe decente seria a Asus M5A97 R2.0, ela possui 4+2 fases de alimentação, dissipador no VRM e chipset 970.

Para tentar diminuir um pouco o problema você pode tentar algumas coisas mas nada é garantido que vá funcionar:

1 - Atualizar a BIOS da placa-mãe para a versão mais recente.

2 - Desativar na BIOS o AMD Turbo Core.

3 - Configurar as tensões do processador manualmente na BIOS.

A 1 e 2 são fáceis de fazer e sugiro que você tente antes de partir para uma placa-mãe nova.

Postado

Vou fazer estes testes, se persistir k problema, vou partir para uma melhoria e trocar placa-mãe, processador é memorias

adicionado 28 minutos depois

Andei dando uma pesquisada, e a placa-mãe Asus M5a78l-m Plus/usb3 Amd Am3+ Ddr3 M5a78 tambem é bem comentada para suprir os problemas que a AsRock tem me dado, acha que ela tambem serveria?

• Membro VIP
Postado
36 minutos atrás, Andrei Campos disse:

Vou fazer estes testes, se persistir k problema, vou partir para uma melhoria e trocar placa-mãe, processador é memorias

adicionado 28 minutos depois

Andei dando uma pesquisada, e a placa-mãe Asus M5a78l-m Plus/usb3 Amd Am3+ Ddr3 M5a78 tambem é bem comentada para suprir os problemas que a AsRock tem me dado, acha que ela tambem serveria?

O chipset dessa é o mesmo da sua AsRock. Então melhor não arrirscar.

• Membro VIP
Postado

@Andrei Campos É como o @Math.Pi disse, você vai estar trocando 6 por meia dúzia. A placa-mãe que eu recomendei não é uma boa placa-mãe, é apenas regular e qualquer coisa mais barata que ela com certeza não servirá.

Uma boa mesmo custa pra lá dos 600~700 reais.

Postado

Dando uma atualizada sobre a Situação

Fiz a Atualização da BIOS e desativei o AMD Turbo Core para a versão mais recente porém sem alteração nenhuma nos problemas, continuam os mesmo.

Conversei com uns amigos e consegui 2 modelos da M5 pra testar para semana que vem- M5a78l-m e a Asus M5A97 R2.0.

Logo que fizer os testes vou postar o resultado das duas so para desencargo.

• 4 semanas depois...
Postado

estou passando por esses problemas. está relacionado ao controle da placa (ou o chipset 760G) sobre o clock, tensão e potencia. já setei manualmente o clock, Vcore, Vdram, Clock de RAM, HyperTransport, clock do NB, Core C6 State e nd dá certo. fiz tudo isso na BIOS e por app, tentando segurar o clock pra não ultrapassar. o unico menu q não mexi ainda foi no Line Load Calibration, pois não conheço direito essa função e tudo q pesquisei não me convenceu sobre seu funcionamento

eu estou com uma M5A78L-M PLUS/USB3. a queda de FPS está relacionado com a potencia q o CPU puxa e acaba faltando pro resto do sistema. só acho estranho, no seu, ter começado dps da inclusão do watercooler (ou você não tinha percebido). talvez esteja relacionado com a potencia usada pelo cooler... apesar da pouca potencia exigida pela respectiva peça

comigo só tem perda de desempenho quando  estou in-game, q o CPU atinge o full e dispara no clock. mas comigo não tem drop de fps porque fecho o jogo antes. o primeiro sinal de "gargalo energético" é o travamento da voz na conferencia do TeamSpeak/Discord, tanto a sua quanto a dos seus amigos.

uma solução q encontrei foi jogar em modo janela. o CPU ultrapassa o clock nativo mas não ultrapassou o clock do turbo

a resposta mais lucida q encontrei sobre o assunto foi esse aqui: Fx6300 não funciona com asus m5a78l m lx/br

estou aguardando seus resultados. se possivel, monitore o clock do seu CPU e posta uma screenshot. dependendo dos resultados compro uma M5A97 também

Spoiler

o CPU bateu +4.1Ghz, mesmo estando setado pra 3.4Ghz na BIOS, com ~1.2V

esse clock q ela bateu até q tá moderado. mas domingo eu vi batendo 7Ghz

image.thumb.png.f9016fdcc2839e4e2aff63860a61a067.png

valeu!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!