Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, meu pc estava funcionando normalmente ontem, porém, quando fui ligar hoje, percebi que estava muito lento, decidi abrir a aba de desempenho do gerenciador de tarefas e vi que o meu pc está utilizando apenas 4GB dos 8GB que tenho instalado, fui ver na bios, lá consta ambas as memorias porém fala que está funcionando em Single-Channel e não em Dual, segue algumas prints do gerenciador de tarefas e do cpu-z

Lembrando que ambas memorias são compatíveis, 2x4GB HyperX Fury 1886mhz

Já tentei habilitar e desabilitar memoria máxima pelo msconfig, sem sucesso

Tentei fuçar na bios porém não achei nada relacionado a memoria ram e/ou dual channel, minha MOBO : FM2A55M-VG3+

• Curtir 1
Postado

@Italo Pasolini Seu PC está reconhecendo sim os 8gb, quando ele diz que tem 3,93GB disponíveis significa que essa é a quantidade de memória RAM livre para uso do sistema, pois o restante está sendo utilizado. Quanto ao Dual Channel, tente resetar a BIOS para tentar ativar, tirando a bateria por cerca de 2 minutos, com o PC fora da tomada.

Postado
12 minutos atrás, le007 disse:

@Italo Pasolini Seu PC está reconhecendo sim os 8gb, quando ele diz que tem 3,93GB disponíveis significa que essa é a quantidade de memória RAM livre para uso do sistema, pois o restante está sendo utilizado. Quanto ao Dual Channel, tente resetar a BIOS para tentar ativar, tirando a bateria por cerca de 2 minutos, com o PC fora da tomada.

Então meu pc está usando 4GB em idle? isso não faz o menor sentido

Postado
4 horas atrás, Diego Secco disse:

@Italo Pasolini qual a config completa do seu PC, placa-mãe, memoria, processador e q Windows ta instalado? 32 ou 64 bits? Placa de vídeo onboard?

CPU : AMD A10-7850K

MOBO : FM2A55M-VG3+

RAM : 2x4GB HyperX Fury 1886mhz

GPU : GTX 1050 TI (onboard já esta desativada na bios)

Windows : Win 10 x64

Postado

Italo, tava com esse mesmo problema que você.

Resolvi trocando as memórias de lugar.

Tirei do slot preto e coloquei no cinza ( dual-channel das cores )

Postado
1 hora atrás, Elvis10 disse:

Italo, tava com esse mesmo problema que você.

Resolvi trocando as memórias de lugar.

Tirei do slot preto e coloquei no cinza ( dual-channel das cores )

ja tentei, sem sucesso

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, T3k1NG disse:

Tire as memórias, as limpe com uma borracha branca, e coloque nos slots de mesma cor diferentes dos utilizados.

já limpei com a borracha branca, sem sucesso, minha mobo so tem 2 slots

Postado

Testa cada pente de memória isoladamente. Se um deles não der vídeo provavelmente está com defeito. Caso ambos ligues, resete a bios. Se resetar não funcionar, procure testar com outros pentes de memória.

Postado

Já consegui resolver, eu fiz alguns passos, porém ao invés de testar um de cada vez, fiz tudo junto e testei, segue o que fiz:

Limpei ambas as memórias com borracha branca

Limpei os slots com pincel

Resetei a bios tirando a bateria por 2 minutos

troquei os jumpers de lugar

liguei o pc e a bios e o windows reconheceu o dualchannel

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 2 anos depois...
Postado

Vou receber o "Prêmio Pá de Ouro" por estar ressuscitando esse post 🙂

Aconteceu a mesma coisa comigo conforme tratei neste post, onde inicialmente estava achando que a culpa era a atualização do Windows a versão 2004. Foram quase 7 dias indo atrás de respostas, onde ontem a noite aos "48 do segundo tempo" para idealizar a formatação do meu micro achei essa solução citada acima de tirar a bateria.

O meu micro também tem 8GB porém notei que já na inicialização no DOS estava detectando só 4GB (as fotos da situação toda está no link que citei acima) e na BIOS citava estar com os dois pentes instalados.

Agradeço ao @Italo Pasolini por indicar essa solução: você não sabe como meu bolso está agradecendo por isso hehehe

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...