Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade FX 6100 para 6300: Vale a pena?


Posts recomendados

Olá, bom dia! Andei pesquisando e o preço da FX 6300 Black Edition está bem em conta, saindo por 240 reais no mais barato. Vocês acham que vale a pena dar um upgrade de um 6100 para esse modelo? Estou enfrentando problemas de uso exagerado da CPU rodando jogos, oscilando demais e numa média acima de 70%. Suspeito da má qualidade da placa-mãe, pois jogos leves como LOL até mesmo na pior qualidade está dropando para 05~15 FPS e mal se mantendo em 30.

Setup atual

Mobo: Asrock n68-gs4 fx
Placa de vídeo: GTX 760 4gb
Memória: 1x8gb 1333Mhz DDR3
Processador: FX 6100
Fonte: 750W Thermaltalke  

Estou pensando em trocar a placa-mãe também, pra uma da linha AM3+. Alguma recomendação? Estou na dúvida entre as 760g e 970, por mais que já tenha lido que a primeira opção não é a melhor, já li relatos de gente sem problemas no desempenho. Surge a dúvida em trocar para uma 970 e manter o processador atual, ou trocar para uma 760G e dar um upgrade pra FX 6300. Orçamento é limitado e não pretendo gastar muito com um upgrade temporário, visto que será uma máquina que só será aproveitada a fonte pro próximo computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulovsilva Vamos por partes.

Esse preço em um FX 6300 novo está caro sendo que se encontra o FX-8300 por R$ 289,90.

Sobre a placa-mãe, ela não é adequada para os FX, no site do fabricante só vi os FX 4*** na lista de CPUs suportados.

Sobre o upgrade de placa-mãe acho valido somente se a grana estiver bem curta e você quiser manter suas memorias. O ideal é um upgrade do kit CPU+placa-mãe+RAM. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@paulovsilva Vamos por partes.

Esse preço em um FX 6300 novo está caro sendo que se encontra o FX-8300 por R$ 289,90.

Sobre a placa-mãe, ela não é adequada para os FX, no site do fabricante só vi os FX 4*** na lista de CPUs suportados.

Sobre o upgrade de placa-mãe acho valido somente se a grana estiver bem curta e você quiser manter suas memorias. O ideal é um upgrade do kit CPU+placa-mãe+RAM. 

Obrigado pela análise! Você se refere à placa-mãe atual ou as que eu sugeri como opção de upgrade?
 
A grana está realmente curta e suspeito de uma peça do kit com defeito ou apenas de má qualidade, provavelmente a mobo. O desempenho do PC atualmente é extremamente inferior ao esperado, um amigo meu possui um processador e placa de vídeo inferiores e tem um desempenho muito maior. 

Não quero ter nesse momento uma máquina que rode jogos pesadíssimos ou em qualidade ultra, apenas um desempenho sem quedas e estável a 60 fps, numa qualidade média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@paulovsilva esqueci de citar, é a placa atual rs

Tenho um Fx8350 em uma placa-mãe com chipset 990fx e consigo tirar todo "poder" do FX. Coloquei o mesmo processador no pc de um amigo com chipset 760G e a perda de desempenho foi consideravel

Você acha que trocando para uma placa-mãe com chipset 9xx solucionaria esse desempenho atual? Tenho um amigo com FX 4300 e GTX 660 2GB rodando com 3x mais FPS que eu, que possuo FX 6100 e GTX 760 4GB. Mesmo colocando a qualidade no mínimo do mínimo o FPS não passa de 30 e oscila até para 05. Suspeito da má qualidade da placa-mãe e o fato de ter 760G ou alguma peça danificada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!