Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ADF

Módulo AFSmart Comunicação Lora 915Mhz e Arduino

Recommended Posts

No Brasil atualmente esta em expansão dois modos de comunicação LoRa® e o Sigfox.

Claro que paralelamente aos meios/protocolos de transmissão de dados mencionados é possível realizar aplicações distintas para aprendizado, cursos, e mesmo aplicações profissionais, desenvolvimento de produtos, etc.


Como os rádios para desenvolvimento possuem tamanhos relativamente reduzidos, dificultando o trabalho para um grande número de pessoas/desenvolvedores, a AFEletrônica desenvolveu um módulo para vir facilitar este desenvolvimento e despertar o interesse de mais pessoas para o mundo maker desenvolvendo aplicações com rádios nas fequèncias 915Mhz ou 433Mhz.
 

A comunicação com o módulo é feita via SPI, usando um módulo Arduino ou outro processador para a configuração. Adicional aos sinais SPI, esses rádios requerem o tratamento de sinais adicionais. À medida que o módulo funciona com tensão máxima de 3v3 em seus terminais.

 

Portanto se faz necessário uma tradução de nível lógico de sinal entre Arduino/Processador e SX1276 ou RF4463Pro . 

 

Percebe-se que não é tão trivial o desenvolvimento de aplicações com o módulo em casa por exemplo, devido ao seu tamanho e dificuldade para manuseio, o rádio possui seus exatos: 17,30 x 17,0 x 2,6 mm e passo de seus terminais de 1,27mm, daí a dificuldade de manuseio, impossível? claro que não, mas convenhamos que não é para qualquer um.

A AFEletrônica deu um passo à frente desenvolvendo um equipamento que suporta os dois rádios, Lora 1276 e RF4463Pro, entre outras possibilidades que você ira perceber ao longo desta matéria.
Módulo Lora AFSmart

Módulo AFSmartRadio montado com Pro-Mini e Radio RF4463Pro


O módulo AFSmartRadio (vamos chamar placa base, ou placa-mãe), possui algumas variações de montagem que deve ser escolhida no momento da aquisição. Pode ser montado com conector aparafusado ou barra de pinos nas saídas/entradas disponibilizadas na lateral da placa, visando sempre facilitar quem estará usando o equipamento.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×