Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Antes de aprender linguagem de programação eu preciso saber alguma outra coisa?


Posts recomendados

Tipo assim, antes de eu começar a estudar alguma linguagem de programação...

 

C...C++...JAVA

Eu tenho que aprender alguma coisa antes?tipo HTML, XHTML...ALGORITMO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

 

Enfim, eu tenho que aprender algo antes de iniciar meu aprendizado em linguagem de programação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@MonitorDePc Basicamente você precisa se familiarizar com a lógica da programação. 

Normalmente  o que se faz na faculdade que envolve programação, você começa pela lógica simples. As famosas "receitinhas de bolo". Onde você descreve todos os passos da lógica. 

 

Por exemplo: Como acender um palito de fósforo

Passo 1 - Pegar caixa
Passo 2 - Abrir caixa
Passo 3 - Pegar palito
Passo 4 - Fechar caixa
Passo 5 - Riscar palito
Passo 6 - Decisão: Acendeu o palito? Verdadeiro ou Falso 
Passo 7 - Se verdadeiro, Fim.
          Se falso, Repete o passo 1 ao 6

 

Parece simples e ridículo, mas ajuda a compreender como funciona a lógica de uma instrução.

Quando você já estiver familiarizado com a lógica, basta escolher uma linguagem que mais lhe agrada. 

Só partindo do seu objetivo na qual vai usar.. Por exemplo, se você tiver em mente em fazer um app para celulares com android, podes estudar a linguagem Java em conjunto com o pacote SDK android.

 

Se o seu objetivo é criar jogos legais, Javascript, C#( se pronuncia, "sí" sharp), são uma boa pedida, pois os motores gráficos atuais como o Unity 3D e Unreal Engine usam estas linguagens além de outras.

 

Enfim... só dei uns exemplos de como escolher uma linguagem de forma simples. Muita gente fica em dúvida no meio deste zilhões de linguagens que existe 

 

Boa sorte :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se você ainda não sabe inglês eu recomendo aprender, pois vai tornar tudo muito mais fácil na programação, já que a sintaxe das linguagens é em inglês, assim como a documentação das linguagens e bibliotecas sempre tem versão em inglês (em português é bem mais raro), e a comunidade online de programadores que falam a língua inglesa é muito maior, logo muito mais possibilidades de achar o que você precisa e de conseguir ajuda de outras pessoas que já sabem (normalmente uma busca em inglês no Google de uma dúvida já leva direto a algum tópico de fórum onde esta dúvida já foi perguntada e respondida.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra aprender o básico você não precisa saber Inglês mas estar familiarizado com o Inglês será uma boa.
Matemática... acho que, a maioria dos exercícios propostos por aí são de Matemática, eu ainda sou iniciante mas, o que eu já fiz de exercício... enfim. É bom saber o básico da Matemática também.

Ou seja, você não precisa aprender tudo sobre Inglês e/ou Matemática para começar a aprender a programar. Pro nível intermediário é melhor você já saber mais e mais de Inglês e Matemática, principalmente Inglês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu como iniciante nesta área, lhe informo que o melhor é iniciar por lógica de programação, muitos livros utilizam fluxograma ou portugol. Vai de você escolher o que mais lhe agrada. Aprimorando sua lógica, recomendo iniciar com C, porque? Bom, ela é uma linguagem de alto nível e bem fácil de assimilar, ainda mais se voce estudou portugol, ai é só traduzir a sintaxe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...