Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Seleção de hardware até R$5k


Posts recomendados

Estou na luta para montar meu PC gamer e cheguei num ponto onde necessito da ajuda de vocês. Pesquisei bastante, aprendi muita coisa sobre hardware, e com isso, consegui montar uma configuração legal.

Meu objetivo é gastar ATÉ R$5.000,00, e ter um PC para jogar com tudo no ultra 60fps pelo máximo de tempo possível em 1080p. Não me interesso por 2k ou 4k(não me crucifiquem).

Como disse, pesquisei bastante e cheguei nas variações abaixo, porém eu ainda acho que tem pontos em que posso economizar e estou gastando muito.

 

Por exemplo, vi aqui no fórum que recomendam a placa-mãe ASUS A320M-K, que é mais barata Asus Prime A320M-K que a B350, mas e ai? Economizo na placa-mãe e uso o dinheiro em outra coisa?

Dei preferência pela linha de processadores da AMD, em diversas analises, o custo benefício se mostrou superior, mas caso acharem melhor, posso mudar para a Intel (agradeço pela ajuda, mas se for comentário fanboy sem nenhum embasamento técnico, eu dispenso).

 

Então é isso galera, quem puder me ajudar, ficarei muito agradecido!

 

image.png.efb32e2c6b5711b0eec856a36ffaa633.png

 

Depois da ajuda dos membros @felipecardoso9 e @Imakuni cheguei na seguinte configuração:

 

image.png.014133cbdfb6200319c1a1be7c6c1fc1.png

 

Economia de R$94,37 e uma sobra de R$763,00, tirando o SSD de R$250,00, sobram R$470,00. No que mais eu posso investir ai? Processador melhor? Placa de vídeo melhor? O que me dizem?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Yago Coutinho Eu recomendaria esse PC e gastaria a diferença com periféricos.

Primeiramente obrigado por responder!

Gostei muito da indicação, ainda mais pelo fato de não ter a dor de cabeça de ficar comprando de lugar diferente.

Mas analisando bem, nessa planilha que mandei, por pouca diferença (R$150~ à vista e à prazo), consigo pegar um PC com frequência maior na memória, processador e placa de vídeo superior, 1070TI.

Sem ser máquina pronta, teria alguma sugestão de alteração no que já coloquei?

 

Mais uma vez, muito obrigado!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Yago Coutinho disse:

Por exemplo, vi aqui no fórum que recomendam a placa-mãe ASUS A320M-K, que é mais barata que a B350, mas e ai? Economizo na placa-mãe e uso o dinheiro em outra coisa?

quem recomendou pegar uma A320... até agora, ainda não achei um tópico que fosse em que valesse a pena pegar uma dessas ao em vez de uma B350.

 

Em todo caso, troque:

  1. O processador pelo 1600 sem o X. É o mesmo processador, só que mais barato e ainda vem com um cooler de brinde.
  2. A fonte pela CX550.
  3. A mobo B350 por uma que não custe absurdos 600R$, tipo essa.

Fora isso, pegue um SSD, pode ser um Kingston UV400 de 120gb. Para a placa de vídeo, eu sugiro pegar a 1070 mesmo. Mais que isso, chega a ser desperdício.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yago Coutinho@Imakuni ja respondeu por mim rs

Sobre o processado, vá de 1600 sem o X pois o mesmo já vem com o cooler box (que é ótimo, suporta até um WC leve).

Sobre a mobo, se não pretende fazer OC pode pegar uma mais em conta.

Sobre a VGA a diferença entre a GTX 1070 e a 1070ti é minima, um OC iguala as duas.

Sobre as memorias, achei essa Corsair Vengeance LPX 8GB (2x4GB) 3000Mhz DDR4 CL15 com um preço, a questão é se ela vai subir até os 3000mhz no ryzen (precisamos ver a compatibilidade).

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2018 às 15:03, Imakuni disse:

quem recomendou pegar uma A320... até agora, ainda não achei um tópico que fosse em que valesse a pena pegar uma dessas ao em vez de uma B350.

Achei a recomendação aqui:

 

Em 08/01/2018 às 15:03, Imakuni disse:

O processador pelo 1600 sem o X. É o mesmo processador, só que mais barato e ainda vem com um cooler de brinde.

Realmente compensa trocar? Falo pelo clock.

 

Em 08/01/2018 às 15:03, Imakuni disse:
  • A fonte pela CX550.
  • A mobo B350 por uma que não custe absurdos 600R$, tipo essa.

Vou trocar a fonte e a mobo, gostei das opções.

 

Em 08/01/2018 às 15:03, Imakuni disse:

Fora isso, pegue um SSD, pode ser um Kingston UV400 de 120gb. Para a placa de vídeo, eu sugiro pegar a 1070 mesmo. Mais que isso, chega a ser desperdício.

Se sobrar grana, uma 1070ti é besteira? Ou 1080.

 

Obrigado pela ajuda!

adicionado 7 minutos depois
Em 08/01/2018 às 15:11, felipecardoso9 disse:

@Yago Coutinho@Imakuni ja respondeu por mim rs

Sobre o processado, vá de 1600 sem o X pois o mesmo já vem com o cooler box (que é ótimo, suporta até um WC leve).

Sobre a mobo, se não pretende fazer OC pode pegar uma mais em conta.

Sobre a VGA a diferença entre a GTX 1070 e a 1070ti é minima, um OC iguala as duas.

Sobre as memorias, achei essa Corsair Vengeance LPX 8GB (2x4GB) 3000Mhz DDR4 CL15 com um preço, a questão é se ela vai subir até os 3000mhz no ryzen (precisamos ver a compatibilidade).

 

Sobre o processador, você é a segunda pessoa que me fala isso, só fico preocupado com o clock, que é maior no X.

A MOBO vai ser a indicação do @Imakuni Gigabyte AB350M HD3 DDR4

 

A memória, eu até vi essa de 3000mhz, mas são 2x4gb, ai me complica para um upgrade de 16gb. Apesar de já ter lido que 8gb para games é suficiente HOJE em dia. O que você acha?

 

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Yago Coutinho disse:

Realmente compensa trocar? Falo pelo clock.

Depois que você fizer o overclock (obrigatório nos Ryzen), os dois vão ficar capados no mesmo clock de 3.8~4.0ghz, independente de qual você pegue. A diferença é que o 1600x é mais caro e não vem com cooler - ou seja, é ruim e não deve ser comprado, se comparar com o 1600 normal.

 

8 minutos atrás, Yago Coutinho disse:

Se sobrar grana, uma 1070ti é besteira? Ou 1080.

Eu diria que sim. Vale mais economizar essa grana para no futuro, quando sentir a necessidade de up, vender a 1070ti, somar com o que você economizou (+ rendimento) e pegar uma placa bem melhor do que se você tivesse pegado uma melhor hoje.

 

8 minutos atrás, Yago Coutinho disse:

Achei a recomendação aqui:

É um post meio desatualizado. E independente disso, quem fez a postagem parte da filosofia de que "OC é só para quem quer", ao passo que eu parto da filosofia de "OC nos Ryzen é obrigatório, só não vai fazer quem é burro / preguiçoso de passar 30minutos vendo vídeo de overclock para saber como faz (exceção: montar PC para empresa)".

 

Convenhamos, aquele tópico foi feito para quem não pede recomendação. Mas para aqueles que tem capacidade de perguntar e criar um tópico, como você o fez, até hoje eu nunca achei um em que uma A320 merecesse recomendação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Eu diria que sim. Vale mais economizar essa grana para no futuro, quando sentir a necessidade de up, vender a 1070ti, somar com o que você economizou (+ rendimento) e pegar uma placa bem melhor do que se você tivesse pegado uma melhor hoje.

Só para entender, migro da 1070 para a 1070TI então?

 

5 minutos atrás, Imakuni disse:

Depois que você fizer o overclock (obrigatório nos Ryzen), os dois vão ficar capados no mesmo clock de 3.8~4.0ghz, independente de qual você pegue. A diferença é que o 1600x é mais caro e não vem com cooler - ou seja, é ruim e não deve ser comprado, se comparar com o 1600 normal.

Devo dizer que sou ignorante na parte de overclock, ainda não pesquisei, então na minha cabeça, overclock pode diminuir a vida útil do hardware, isso procede? E porquê você diz que é obrigatório? Se é obrigatório, devo trocar a mobo?

 

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Yago Coutinho disse:

Sobre o processador, você é a segunda pessoa que me fala isso, só fico preocupado com o clock, que é maior no X.

A MOBO vai ser a indicação do @Imakuni https://www.terabyteshop.com.br/produto/7838/placa-mãe-gigabyte-ga-ab350m-hd3-ddr4-usb-31-am4

 

A memória, eu até vi essa de 3000mhz, mas são 2x4gb, ai me complica para um upgrade de 16gb. Apesar de já ter lido que 8gb para games é suficiente HOJE em dia. O que você acha?

 

Obrigado!

Como o @Imakuni disse, os ryzen ficam presos na mesma limitação de OC, entre 3.8 e 4ghz (acima disso só com WC, um chip bom e muita sorte e tempo pra refinar).

Sobre a memoria, 8GB hoje em dia é o recomendado, porém já está ficando "perigoso".

Costumo recomendar 2 pentes pois alguns jogos tem ganho de desempenho quando se utiliza dual channel e sempre que recomendo mobo am4, cito essa GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3 ou a Asus TUF B350M porém ambas estão indisponíveis. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2018 às 15:30, felipecardoso9 disse:

Como o @Imakuni disse, os ryzen ficam presos na mesma limitação de OC, entre 3.8 e 4ghz (acima disso só com WC, um chip bom e muita sorte e tempo pra refinar).

Sobre a memoria, 8GB hoje em dia é o recomendado, porém já está ficando "perigoso".

Costumo recomendar 2 pentes pois alguns jogos tem ganho de desempenho quando se utiliza dual channel e sempre que recomendo mobo am4, cito essa GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3 ou a Asus TUF B350M porém ambas estão indisponíveis. 

 

Achei aqui: Gigabyte AB350M Gaming 3 DDR4

Já melhora bem! Agora posso pegar essa 2x4gb! Obrigado mesmo.

Agora, essa ai da conta do overclock? O que você acha @Imakuni

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Yago Coutinho disse:

Só para entender, migro da 1070 para a 1070TI então?

Fique com a 1070 normal. Você perguntou se pegar a 1070ti é besteira, eu disse "sim" para essa pergunta, não para a troca.

 

3 minutos atrás, Yago Coutinho disse:

Devo dizer que sou ignorante na parte de overclock, ainda não pesquisei, então na minha cabeça, overclock pode diminuir a vida útil do hardware, isso procede?

Quando eu não sabia o que era, eu também morria de medo da simples menção de "OC"... mas depois que você sabe o que é, não tem perigo. Em tese, você reduz a vida útil. Mas hoje em dia é bem seguro, você tem que ser muito bom para conseguir estragar alguma coisa. Pegue um sabadão e passe a tarde assistindo vídeos e tutoriais de OC em processadores Ryzen, não é difícil.

 

5 minutos atrás, Yago Coutinho disse:

E porquê você diz que é obrigatório? Se é obrigatório, devo trocar a mobo?

A grande vantagem dos Ryzen é justamente poder comprar um produto mais barato e fazer overclock. Além disso, se não for feito, o desempenho é meio... fraco, relativamente falando. Não só isso, é um processo bem fácil de fazer.

 

Por essas razões que eu digo ser "obrigatório".

 

2 minutos atrás, Yago Coutinho disse:

Serve sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yago Coutinho Só lembrando que mesmo essa placa possuindo 4 slots de memoria se mais pra frente você adquirir outro kit de dois pentes totalizando 4 pentes as memorias vão trabalhar em dual channel (limitação da plataforma). Mas nada que interfira na jogatina, só avisando pra não causar duvidas rs.

 

Sobre o OC, como o @Imakuni disse, hoje em dia é bem seguro. Se você conseguir fazer dar problema você tentou algo surreal pois as placas são inteligentes e bloqueiam o que "é de mais pra elas".

adicionado 21 minutos depois

@Yago Coutinho Já possui monitor? se sim, qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Yago Coutinho disse:

Sim, um  LG Full HD IPS de 24''.

Mouse e teclado bons também, não vejo a necessidade de comprar outros.

 

Com essa sobra, o que devo fazer? Subir para o Ryzen 7? Um Intel? Outra placa?

 

Obrigado!

Perguntei pois caso seu monitor tivesse alguma tecnologia de sincronização de quadros (freesync pra AMD ou G-Sync para Nvidia) poderíamos optar por outra VGA (monitores com freesync são mais "baratos"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Perguntei pois caso seu monitor tivesse alguma tecnologia de sincronização de quadros (freesync pra AMD ou G-Sync para Nvidia) poderíamos optar por outra VGA (monitores com freesync são mais "baratos"

Pesquisei agora a diferença entre os dois. São duas tecnologias interessantes, porém ainda muito cara, e acho que no momento não vale o investimento, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Yago Coutinho valer vale, porém como você ja tem um monitor não vejo vantagem de efetuar tal troca (perguntei pois vai que seu monitor ja tem por exemplo o freesync, iriamos optar por uma VGA AMD rs).

 

Entendi! Agora, com a sobra que comentei na atualização do post principal, o que podemos fazer?

Obrigado por estar ajudando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, felipecardoso9 disse:

@Yago Coutinho  Poderíamos optar por periféricos.

Motospeed V30 R$54.31 (tenho e recomendo)

James Donkey 619 R$177.88 (ouvir falar muito bem)

Logitech G430 R$ 229,90 (ouvir falar muito bem²)

 

Anotado! Em questão de hardware não compensa dar um upgrade em nada? Falo isso pois já reservei uma grana só para periféricos, deixando 5k para hardware.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yago Coutinho Vi aqui um R7 1700 por R$ 889,90, nem R$200 reais de diferença e trocamos o processador de um 6/12 para um 8/16, acho valido o up; porém depende muito do uso, em jogos não terá diferença (pelo menos em curto prazo), caso vá trabalhar com algum tipo de renderização é um up muito bom.

Sobre a VGA, a GTX 1070 já sobra muito para 1080p 60fps, não vejoo porque trocar ela.

O que seria valido também seria colocar logo 16GB de ram, assim até um up de memoria iria demorar muuuuito (utilizo 16GB em casa e recomendo, ainda mais porque estudo e virtualizo maquinas no meu PC).

 

---

Nesse orçamento não consta gabinete, já tem um?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Yago Coutinho Vi aqui um R7 1700 por R$ 889,90, nem R$200 reais de diferença e trocamos o processador de um 6/12 para um 8/16, acho valido o up; porém depende muito do uso, em jogos não terá diferença (pelo menos em curto prazo), caso vá trabalhar com algum tipo de renderização é um up muito bom.

Sobre a VGA, a GTX 1070 já sobra muito para 1080p 60fps, não vejoo porque trocar ela.

O que seria valido também seria colocar logo 16GB de ram, assim até um up de memoria iria demorar muuuuito (utilizo 16GB em casa e recomendo, ainda mais porque estudo e virtualizo maquinas no meu PC).

 

---

Nesse orçamento não consta gabinete, já tem um?

Vou subir o processador então, a memória eu posso subir em breve caso sentir engasgos ( o que acho difícil, hoje tenho um notebook com 8GB e não sinto falta de memória).

O gabinete eu deixei fora do orçamento, mas não penso em gastar mais de 300 reais em um, não sou entusiasta de LED até no pé de suporte, então qualquer gabinete que atenda o hardware que utilizarei já basta. Tem alguma indicação interessante?

 

Quanto ao uso, será mais para jogos e uso comum diário. Eu trabalho com desenvolvimento, mas raramente uso o PC de casa para isso.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yago Coutinho Entendi.

Gabinete é muito pessoal, recomendo que procure algum que tenha suporte para WC de 240mm para um possível up.

Na faixa de preço citada me lembrei do Aero 800 (só não achei disponível) e alguns que estouram o orçamento como o NZXT S340 ou o PcYes Bear (sou suspeito pra falar desse, tenho um e recomendo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o que fazer com a sobra da grana depende muito do que você quer jogar. Se você joga PUBG, BF1 ou CODWWII, eu diria pra você ir logo de 16gb RAM, esses jogos já torram + de 8gb. Os 8gb hj são o limite, quase certeza q os jogos lançados agora em 2018 podem estourar os 8gb e talvez isso vá se tornar a norma daqui pra frente. O problema é que RAM está caro. Mas se a grana está sobrando, eu iria nisso.

Caso você n jogue esses jogos e ache q 8gb realmente dá, eu iria de SSD 240gb. Eu acho 120gb pouco, rapidamente lota. Com 240gb você instala o Windows e alguns jogos q tem loading demorado demais, tipo Witcher 3, NFS 2016 ou BF4. PUBG tb é bom ter instalado no SSD pra evitar os stutterings, então eu iria de 240gb SSD logo, SSD é o caminho a verdade e a vida. E um bom SSD 240gb tá 370 pila no ML com frete grátis, baratinho.

 

Em gabinetes, eu recomendo, na ordem do + barato pro + caro: Aero 500 (ou 800), Corsair Carbide 400C ou Corsair Carbide 400Q (esse último é uma black box com proteção de ruidos, super silencioso). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, felipecardoso9 disse:

@Yago Coutinho Entendi.

Gabinete é muito pessoal, recomendo que procure algum que tenha suporte para WC de 240mm para um possível up.

Na faixa de preço citada me lembrei do Aero 800 (só não achei disponível) e alguns que estouram o orçamento como o NZXT S340 ou o PcYes Bear (sou suspeito pra falar desse, tenho um e recomendo).

Gostei muito desse PcYes Bear! Valeu a recomendação :D

adicionado 1 minuto depois
12 horas atrás, Steeveantonichen disse:

Olha, o que fazer com a sobra da grana depende muito do que você quer jogar. Se você joga PUBG, BF1 ou CODWWII, eu diria pra você ir logo de 16gb RAM, esses jogos já torram + de 8gb. Os 8gb hj são o limite, quase certeza q os jogos lançados agora em 2018 podem estourar os 8gb e talvez isso vá se tornar a norma daqui pra frente. O problema é que RAM está caro. Mas se a grana está sobrando, eu iria nisso.

É, andei olhando alguns vídeos de benchmark, e realmente consomem bastante ram. Acho que vou ter que deixar o up para a memória mesmo e ficar com o Ryzen 5 1600.

 

12 horas atrás, Steeveantonichen disse:

Em gabinetes, eu recomendo, na ordem do + barato pro + caro: Aero 500 (ou 800), Corsair Carbide 400C ou Corsair Carbide 400Q (esse último é uma black box com proteção de ruidos, super silencioso). 

Hmm esse Carbide 400Q da a impressão de segurar muito o ar quente, mas gostei dele!

Valeu a indicação!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Yago Coutinho disse:

Hmm esse Carbide 400Q da a impressão de segurar muito o ar quente, mas gostei dele!

Valeu a indicação!

Parece, mas n segura, ele tem um design que n faz isso, apesar dele ser silent. Mas se você n tem uma VGA blower q faz mt barulho, nem precisa ir no 400Q, as VGAs com 2 ou 3 fans são super silenciosas.... o 400C eu acho mais bonito e tão bom quanto, só n tem vedação extra anti-ruido. E é mais barato :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...