Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Super aquecimento da Placa de Vídeo RIG de mineração


Posts recomendados

Olá pessoal, preciso de uma dica que me ajuda com esse problema.

Estou tendo problema de super aquecimento com uma GPU da minha RIG de mineração de Ethereum. É o seguinte, tenho duas GPUs em uma RIG de mineração, trata-se de uma AMD Asus Radeon RX580 4G OC Dual e uma AMD Msi Radeon RX580 Gaming 4G. Ambas estão minerando Ethereum com Bios Mod pelo Msi Afterburner nos seguintes parâmetros; Core Clock (Mhz) 1150  e Memory Clock (MHz) 2050 , gerando umas taxa de mh/s de aproximadamente 52.600 juntas, a temperatura da GPU da  Msi durante o dia, atinge no máximo 57ºC (foi o máximo registrado até hoje), quando a GPU da Asus está sempre acima dos 60ºC mesmo durante a madrugada ou a noite que é mais baixa a temperatura ambiente, e enquanto isso, durante esse período a temperatura da GPU da Msi oscila entre os 46-49ºC. Durante o Dia a GPU da Asus oscila entre 66-70ºC quando a da Msi fica entre 49-55ºC. E isso acontece mesmo com um conjunto de 2 coolers (de 4w com 8mil rpm) que removi de um purificador de água velho e adaptei na RIG para ficar atrás da GPU da Asus onde funcionam como exaustor puxando o ar quente da parte traseira da Placa para fora proporcionando uma melhor refrigeração e também um ventilador que deixo ventilando o ambiente e outro que fica ventilando a RIG de moto que não "sufoque" ou "limite" os Fans das GPUs de puxar o ar.  Atualmente uso em conjunto uma Mobo Asus P5KPL-AM-CKD-VISUM-SI Socket 775, processador Core 2 Duo e8400 3.0ghz, Memória ram 4G 800Mhz 2x2,  HD Seagate Barracuda ES 400G, e todo esse conjunto ligado em uma Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze. Acontece que minha região é quente demais, e pra piorar minha casa é de telha amianto.  Outra peculiaridade é que quando as Placas estão minerando, no cabo que liga a Fonte, até o Adaptador Riser PCI-Express (somente na GPU da Asus), a parte onde faz a ligação, está esquentando muito, quando a GPU está atingindo altas temperaturas essa parte do cabo fica tão quente a ponto de queimar as partes mais sensíveis do dedo, e isso só acontece com a GPU da Asus, não sei se é por conta da alta temperatura em si da GPU nem se pode ser isso a causa.  Vou deixar abaixo as fotos para que a explicação fique mais ilustrativa. Conto com a ajuda de vocês. Obrigado!

 

Obs: -Ambas GPUs estão a uma distância considerável uma da outra, afinal é uma RIG com apenas 2 GPU.

         -Já troquei os cabos de lugares e sempre aquece o cabo que está conectado a Asus.

         -A GPU da Msi está conectada na PCI-E x16 e a Asus na PCI-E x1 da placa-mãe

A-Quinta-Gera-o-de-PCIE-1X-a-16X-Riser-Cart-o-Extender-w-fonte-de.jpg_640x640.jpg.42e688a8044090682d9bc0072d4ac295.jpgvga-msi-rx580-4g-gaming-4gb-ethereum-rx-580-D_NQ_NP_939734-MLB26165656109_102017-F.thumb.jpg.0d9947b796d468ba7c7de701b4f46a97.jpgasus-dual-rx580-o4g-radeon-rx-580-graphics-card-68.jpg.3692d49cdcf2e296eb130fbcd4250067.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria cabo de baixa qualidade, tive uma experiência parecida não com placa de videos, mais carregador do notebook na tomada estava esquentando muito, no final era um carregador pirata com cabos os fios fracos que não aguentava a tensão que passava, resumindo queimou cabos kkkk. Da umas investigada melhor acho que essa sua gambiarra tem tudo pra da errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo, tive um problema parecido com esses cabos adaptadores que veio em um riser, ele estava com a alimentação 12v ( amarelo) com mau contato, fazia minha 1070 disparar os fans a 100% inumeras vezes, por pouco não queimei a VGA.

Uma dica: Conecte direto o cabo da fonte ao riser, começei fazer de tal forma para evitar esses cabos de má qualidade.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

adicionado 1 minuto depois
9 horas atrás, wlv_striker disse:

Bom dia amigo, tive um problema parecido com esses cabos adaptadores que veio em um riser, ele estava com a alimentação 12v ( amarelo) com mau contato, fazia minha 1070 disparar os fans a 100% inumeras vezes, por pouco não queimei a VGA.

Uma dica: Conecte direto o cabo da fonte ao riser, começei fazer de tal forma para evitar esses cabos de má qualidade.

Eu Liguei direto na fonte  e deu na mesma, nada mudou na temperatura, e não acho que seja cabos de má qualidade também porque se não a GPU da Msi estaria com o mesmo problema de aquecimento. Acredito que a solução vai ser eu vender a GPU da Asus e comprar outra Msi ( se encontrar), ou então contatar a garantia, afinal as GPUs fizeram um mês de uso essa semana, agora a questão é.. Será que isso abrange garantia? Afinal podem alegar que a GPU foi feita pra jogos e tal e não pra minerar altcoins, mas sendo assim no teste de estresse (onde usam todo poder da GPU nos testes) ela não deveria ter sido aprovada pela elevada temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a temperatura é a mesma de quando você comprou a ASUS? ou você notou que aconteceu de uns dias pra cá. Sobre o cabo, o certo era sempre ter usado direto da fonte no riser, evitando os adaptadores. Outra coisa, já tentou fazer um ajuste da rotação das FANS manualmente? Minhas 1070 se deixar como automático batem 70 graus fácil, por isso deixo com FANS manuais, e mantém a temperatura na casa dos 55 graus. Faz um teste trocando os risers de VGA, e outro teste na troca dos slots PCI,

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, wlv_striker disse:

Mas a temperatura é a mesma de quando você comprou a ASUS? ou você notou que aconteceu de uns dias pra cá. Sobre o cabo, o certo era sempre ter usado direto da fonte no riser, evitando os adaptadores. Outra coisa, já tentou fazer um ajuste da rotação das FANS manualmente? Minhas 1070 se deixar como automático batem 70 graus fácil, por isso deixo com FANS manuais, e mantém a temperatura na casa dos 55 graus. Faz um teste trocando os risers de VGA, e outro teste na troca dos slots PCI,

 

Abraços

Sim, desde quando comecei a mineração logo no segundo dia após chegar os produtos, a da Asus sempre aquece mais, inclusive, se eu desligar a mineração, ainda sim a GPU da Asus mantém uma temperatura maior, por exemplo no uso normal do PC, a temperatura da Msi fica entre 34-36°C já a da Asus fica em 36-39°C.  Eu uso os FANs no modo automático com o MsiAfterburner, eles estão programados para atingir 100% de rotação quando chegarem a 60°C (Seguintes parâmetros - 30°C=50%  50°C=70%  60ºC=100%), como a Placa da Msi fica sempre abaixo disso, rotação fica em torno de 77%, já o da Asus sempre está em 100%, e eu já coloquei também ambos em manual 100% e testei durante 2 dias, nada muda, a diferença é que a GPU da Msi reduz até 5°C, a da Asus fica na mesma. Já troquei sim os cabos de lugares, também troquei de Slot PCI-e e nenhuma mudança acontece. Estou começando a acreditar que na verdade, a GPU da Asus tem uma insuficiência na refrigeração, ela não dá conta do recado, ou veio defeituosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pelo que li as Asus podem trabalhar um pouco mais quente... mas acho que seu problema aee é ENERGIA... só a Ex 580 gasta na faixa de 185W fora a outra placa uns 150 a 180W.. (que talvez sofra menos porque gaste menos)... .. e sem.contar o micro antigo soquete 775 que tem um processador core2duo Gastão de energia..na faixa de 95W só esse processador (fora o resto).... e se sua fonte não estiver 100% fornecendo qualquer coisa menor que 650W (que já deve ser o limite).. então deve esquentar tudo mais mesno.... se eu fosse você tentaria melhorar a energia só para tirar a febre... abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 5/1/2018 às 02:05, Alessandrobrazil disse:

Pelo que li as Asus podem trabalhar um pouco mais quente... mas acho que seu problema aee é ENERGIA... só a Ex 580 gasta na faixa de 185W fora a outra placa uns 150 a 180W.. (que talvez sofra menos porque gaste menos)... .. e sem.contar o micro antigo soquete 775 que tem um processador core2duo Gastão de energia..na faixa de 95W só esse processador (fora o resto).... e se sua fonte não estiver 100% fornecendo qualquer coisa menor que 650W (que já deve ser o limite).. então deve esquentar tudo mais mesno.... se eu fosse você tentaria melhorar a energia só para tirar a febre... abraço. 

 

Alessandro, minhas vgas tem esquentado demais nos ultimos dias, hoje então foi surreal, teve vga batendo 82º e estavam com 550mhz de clock no simpleminning (são nvidia gtx1060). Os adaptadores riser temuma entrada de 6 pinos e as vgas tambem, no momento ambos estão ligados, seria possivel ligar as vgas somente usando a entrada de energia dos adaptadores? qual você acha que pode ser problema? já que as rigs sao grandes e tem espaço suficiente para circulação de ar. 

 

Ps: ate ontem ela ia até 75-76, hoje que começou a disparar do nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...