Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, amigos.

Gostaria que me ajudassem, caso seja possível. Fico grato desde o momento que se propuseram a ler.

Pretendo ser o mais conciso possível.

Config:

Ryzen 7 1700

16 Gb DDR4 Corsair Dominator 3000 Mhz

MB MSI X370 SLI PLUS

Fonte Corsair TX850W (desde 2011)

VGA ECS GTX 570 1280Mb GDDR5 PCI-e 16x 2.0 (desde 2011)

SSD SanDisk 240Gb

HDD Seagate 1 TB

Windows 10 64 bits (tudo que escrevo aqui tentei no Windows 7 64 bits também).

Problema: reinício do PC em jogos ou mesmo o aparecimento de uma tela que às vezes é verde, às vezes é lilás. Especificamente no CS GO, Crysis 2 e BF3 (jogos antigos)

Experimentos que fiz (todos sem o problema citado acima):

FurMark

AIDA 64 Engineer

GPU-Z

MSI Kombustor

GPU Shark

Testes que fiz:

1. Fonte: Testei na fonte da config e numa CX650, o problema apareceu.

2. Placa-mãe: Testei na placa-mãe da config e numa ASUS M5a78l-M Lx/Br, com 8Gb DDR3 Corsair value e FX-6300 Six Core o problema apareceu

Nos testes com hardware diferentes, executei todos os programas de stress acima indicados e o problema não apareceu. Mas, por outro lado, nos jogos o problema apareceu.

Temperaturas: GPU não passou de 64ºC, CPU não passou de 60ºC.

Considerações:

Vocês poderão ver que eu alterei placa-mãe, memória, processador e fonte. Testei inclusive com os jogos em HDs diferentes.

Poderão perceber que a única coisa que não alterei foi a placa de vídeo, o que, por exclusão faz concluir que seja ela o problema.

A pergunta: Se o problema fosse a VGA, o problema teria aparecido também nos testes de stress e nos benchmarks? Pois todos correram limpinhos. O problema só apareceu nos jogos acima descritos.

Vocês tem alguma sugestão ou ideia do que pode ser ou do que posso fazer para resolver isso?

Agradeço desde já.

Postado

@Mateus Penteado Nesses casos de artefato na imagem quase sempre o culpado é a placa de vídeo, tenta baixar os clocks dela, as vezes isso resolve o problema ao menos por um tempo, se não resolver só mesmo tocando a placa de vídeo ou levando ela em uma assistência técnica que faça esse tipo de conserto...

• Curtir 1
Postado

Valeu pela resposta amigo.

De fato o problema está na minha VGA. A natureza do problema não consegui descobrir. Mas resolvi fazendo underclock. Baixei o GPU clock em 100 MHZ e o problema desapareceu.

Como não quero/posso comprar uma nova VGA no momento, creio essa solução me atenderá por mais um tempo.

Fica registrada a solução para alguém que esteja enfrentando o mesmo problema.

Agradeço aos que leram.

Agradeço ao Clube do Hardware por proporcionar este repositório de informações valiosíssimas.

Forte abraço.

• 4 meses depois...
Postado
Em 22/01/2018 às 09:14, Mateus Penteado disse:

Valeu pela resposta amigo.

De fato o problema está na minha VGA. A natureza do problema não consegui descobrir. Mas resolvi fazendo underclock. Baixei o GPU clock em 100 MHZ e o problema desapareceu.

Como não quero/posso comprar uma nova VGA no momento, creio essa solução me atenderá por mais um tempo.

Fica registrada a solução para alguém que esteja enfrentando o mesmo problema.

Agradeço aos que leram.

Agradeço ao Clube do Hardware por proporcionar este repositório de informações valiosíssimas.

Forte abraço.

Estou com o mesmo problema mas utilizo um ryzen 3 2200g sem placa off. Os videod do youtube as vezes tb ficam verdes só onde passa o  video... Ja testei tudo e nao sei como resolver.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!