Ir ao conteúdo

Processador AMD e placa-mãe - compatibilidade e desempenho

Ir à solução Resolvido por Kris Wannieg,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde. Gostaria de uma ajuda de vocês para fazer uma decisão. Já tenho os seguinte componentes e preciso trocar a placa-mãe e o processador para completá-los:

• Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black (2 x 8 = 16GB)
  • Placa de Vídeo VGA NVIDIA GIGABYTE GEFORCE GTX 1050 TI 4GB OC WindForce 2x DDR5

O computador não será usado para jogos nem pretendo fazer overclock, mas trabalho com CAD, mapeamento e análises de dados. Às vezes os arquivos são bem pesados, algo como dezenas de milhares de linhas em uma tabela, ou imagens de alguns giga. Algo que faço muito frequentemente é ter 8 ou 9 programas abertos ao mesmo tempo (word, cad, photoshop, navegador, excel, pdf, rstudio, etc.). Também gostaria que o computador durasse pelo menos uns 5 anos.

Pesquisando aqui, cheguei à conclusão (não sei se certa) de que talvez um processador da AMD seria uma boa escolha, por ter um preço mais em conta e mais núcleos. Então cheguei à seguinte combinação, mas estou inseguro se seriam compatíveis entre si e com a memória e placa de vídeo que tenho. Também não sei se são coerentes, ou seja, às vezes posso estar investindo em um bom processador mas escolhendo uma placa-mãe que não esteja à altura (ou vice-versa).

• Processador AMD Ryzen 5 1600X, Six Core, Cache 19MB, 3.6GHz (Max Turbo 4.0Ghz) AM4 - YD160XBCAEWOF (R$ 799,90)
  • Cooler para Processador CoolerMaster AMD/Intel Hyper T4 RR-T4-18PK-R1 (R$ 89,90 à vista)
  • Placa-Mãe MSI p/ AMD AM4 ATX X370 SLI PLUS DDR4 (R$ R$ 764,90)

Outra opção, mais cara, seria trocar o processador para:

• Processador AMD Ryzen 7 1700X, Octa Core, Cache 20MB, 3.4GHz (3.8GHz Max Turbo) AM4 YD170XBCAEWOF (R$ 1.149,90)
  • Cooler para Processador CoolerMaster AMD/Intel Hyper T4 RR-T4-18PK-R1 (R$ 89,90)
  • Placa-Mãe MSI p/ AMD AM4 ATX X370 SLI PLUS DDR4 (R$ R$ 764,90)

O que vocês acham?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Recomendo pegar o Ryzen 7 para seus trabalhos, mas economizar na placa-mãe. placa-mãe não afeta desempenho, as diferenças em chipset estão em tipos de saída que possuem e alguns recursos (como capacidade de Overclock, quantidade de RAM que suporta).

Não acho que haja necessidade de pegar a X370, uma B350 já deve lhe comportar bem.

• Curtir 1
Postado

@rtsaboya

Olá, pode pegar até uma b320, como mencionou que não irá fazer overclock e no caso também não comprar o cooler T4, os ryzen com cooler box aguentam normal. De processador o Ryzen 7 1700 sem o "X" (diferença é que o clock é maior) já que possui mais núcleos.

Não sei sobre este ano ou próximo, a amd irá lançar novos processadores que ainda vão ser compatíveis com a plataforma AM4, assim se obtiver um melhor, e daqui a 2 anos este não lhe proporcional tal rendimento, pode optar por um high-end do próximo lançamento.

Att Mr. Dopler

Abraços

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!