Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal!

Estou considerando montar um i7 8700K e um dos componentes que estou pesquisando é o watercooler.
Obviamente, pretendo aproveitar a série k e tentar fazer algum overclock futuramente. Alguém saberia me indicar quais Watercoolers são bons para a ocasião?

Andei olhando na Kabum e há uma infinidade deles. Reparei que os Corsair são bem mais caros que os demais, mesmo quando comparados os de uma ventoinha com os de duas. Um watercooler que me chamou bastante a atenção pelo preço foram os DeepCool MAELSTROM 240T, por R$280. Os Corsair com duas ventoinhas passam dos R$600.
Alguém experiente no assunto poderia me dar uma luz?

OBS.: Espaço pra mim não é problema. Preço, sim.

Postado

@Lilisandro esses weater coolers tem o hardware muito parecido, especialmente porque são quase todos OEM asiáticos. Então um water cooler selado de 240mm não vai ter muita diferença entre Corsair, Cooler Master, DeepCool, etc. A diferença maior será na pasta térmica (que o ideal é comprar um tubo separado) e nos fans, que você pode trocar a hora que você quiser.

Os water coolers da Corsair são caros por causa da garantia de 5 anos e pelo nome "Corsair". Mas fazer RMA é uma dor de cabeça. Depois tem que enviar o water cooler e esperar um mês ou mais para receber outro, isso se eles não contestarem o RMA, que pode acontecer. E pagar o dobro do preço? Acho melhor comprar um modelo mais barato. Se der defeito daqui a dois, três anos, compre outro que acaba saindo quase elas por elas, sem o problema de lidar com atendimento do RMA, ficar tirando foto do WC, escrevendo e-mail, preenchendo formulário, etc. 

Eu testei o Maelstrom 120 e ele tem o mesmo desempenho do H60 e do H75. Ou seja, acho que o 240T vai ser parecido com o H100i. A Pichau está vendendo o 240T mais barato, por volta de 260-270$.

A Corsair só valeria a pena para quem gosta de aplicativo de controle, como o Corsair Link, mas esses aplicativos costumam ter muitos bugs e são desnecessários. A melhor forma de usar o water cooler é colocar a bomba a 12V em um conector da placa-mãe e controlar os fans pelo PWM do CPU-FAN. Ou então colocar em um controlador de fan.

Dependendo do overclock, seria melhor um water cooler de 360mm ou 280mm.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Lilisandro quanto pode gastar e qual seu gabinete? (pra saber se ele é compatível com radiadores de 240mm).

O meu gabinete é um Corsair Carbide Air 540, dá pra morar dentro dele.

Já o quanto posso gastar, seria o mínimo possível mas que desse pra comprar algo que me atendesse plenamente. Já tô gastando uma fortuna com o processador e MB, mas se não tiver outro jeito com o WC tb...

adicionado 5 minutos depois
8 minutos atrás, Contiusa disse:

Dependendo do overclock, seria melhor um water cooler de 360mm ou 280mm.

De 240mm pra 280mm muda tanta coisa assim na refrigeração?

Postado

@Lilisandro a área é bem maior, mas não vai fazer diferença se você não quiser fazer um over muito forte. Como os de 280mm só tem da Corsair e vão ser muito caros, compre o de 240mm e faça o over até onde der. Até porque depois de determinado clock o ideal é fazer o delid.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Concordo com o @Contiusa

Eu utilizo um Maelstrom 240t  + CM Master Gel Maker no meu PC e já subi meu FX8350 de 4ghz para 4.7ghz com 1.42 vcore e ficava em jogos 60 graus no processador.

Eu meio que estou sem referência de temperatura. Mas no meu i7 3770 stock, a temperatura em jogos pesados chega a 80 ºC com o cooler de fábrica.

Mesmo assim, 60ºC usando um WC daquele tamanho ainda me parece muito.

adicionado 3 minutos depois
24 minutos atrás, Contiusa disse:

@Lilisandro a área é bem maior, mas não vai fazer diferença se você não quiser fazer um over muito forte. Como os de 280mm só tem da Corsair e vão ser muito caros, compre o de 240mm e faça o over até onde der. Até porque depois de determinado clock o ideal é fazer o delid.

Pensei em fazer isso mesmo, já que o Maelstorm de 240mm tá "baratinho", compensa ficar com ele agora e descartá-lo num futuro se vier a não me servir mais. Compensa mais do que investir R$800-900 num Corsair de 280mm agora.

Valeu pela ajuda aí!

Postado

@Lilisandro você não vai conseguir temperaturas muito baixas nos Intel. O clock é muito alto (turbo de 4.7Ghz), tem a pasta TIM do die, etc. Depois tem a placa de vídeo que esquenta o gabinete. Essa 8ª geração está mais equilibrada e tem vindo com vcore mais controlado, mas não espere temperaturas muito baixas.

Também não se ligue nos donos de FX que dizem que jogam com temperaturas de 45ºC no verão. Eles estão se enganando, vendo leituras erradas (os FX tem um bug / offset de temperatura que pode chegar a 20ºC). Também não se ligue nas temperaturas dos Ryzen, pois o turbo de um Ryzen é o clock base de um Intel.

Postado
14 minutos atrás, Lilisandro disse:

Eu meio que estou sem referência de temperatura. Mas no meu i7 3770 stock, a temperatura em jogos pesados chega a 80 ºC com o cooler de fábrica.

Mesmo assim, 60ºC usando um WC daquele tamanho ainda me parece muito.

adicionado 3 minutos depois

O FX tem tdp de 125w e com o OC ficou com quase 200W é um aumento considerável de tdp.

Postado

@Lilisandro os três são iguais (azul, vermelho e branco). Acho que o branco já vem com bracket para o Ryzen, mas você não vai trocar de processador tão cedo. E você pode comprar o bracket no ML por 15$ se daqui a alguns anos você passar para um Ryzen.

Escolha a cor que você gostar mais, o mais barato, etc.

Postado

@Contiusa @felipecardoso9 Valeu pelas dicas aí! Comprei as peças que tava pesquisando, montei o PC e já dei uma testada aqui. Gostei muito do WC 240T! Bem bonito, cheio de acessórios e bem silencioso, apesar da caixa dele ser simples de papelão.

O meu 8700k a 4.7 GHZ tá ficando em torno de 30 graus em atividades normais do Windows 10, e bate nos 60 graus quando faço o teste de estresse do CPUZ (uso dos cores a 100%). Foi o único teste que fiz até o momento e me deixou bem satisfeito.
Além do WC, o gabinete tem mais 3 coolers de 140mm, mas não sei se eles dão algum impacto na temperatura do processador.

adicionado 9 minutos depois

Aí como tá ficando:

PC.thumb.JPG.80b3165d1b7205ec97a78a4595e930c3.JPG

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, felipecardoso9 disse:

@Lilisandro Parabéns!
Duvida: essa VGA esta torta ou a foto que deu essa impressão?

É impressão por causa do ângulo que tirei a foto e por conta dos HD's serem de espessura diferente. Um é bem mais gordinho do que o outro, e estão no mesmo nível no "assoalho" do gabinete.

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...