Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

BOM DIA A TODOS!

Tenho uma relíquia, netbook EEE PC 1008HA, que ficou mais de 5 anos parado por falta de configuração de software. Fui tentar ligar ele essa semana, e ao conectar a fonte dele na tomada, ela começa dar uns estalos e o led na saída começa oscilar no mesmo ritmo dos estalos. Da a impressão da oscilação ter a curva igual a descarga de um capacitor, o LED acende e vai apagando até acontecer um estalo e ele brilhar novamente. Isso acontece com a fonte em aberto e também quando conectada ao notebook.

Abri a fonte, nada explodido ou pegado fogo. Testei o capacitor de saída e os diodos de retificação do secundário, normais. Fiz o esquema da parte do secundário. O primário eu estou me enrolando, não consigo entender os 2 enrolamentos do transformador de ferrite. Ainda tentando. Não sei o que testar/medir nessa fonte, gostaria de sugestões. Aparentemente o CI de controle, no primário, está escrito 63909, não achei datasheet dele, somente anúncios no Alibaba vendendo.

Usando um circuito boost converter de 150W (aquele clássico com PCI vermelha e dois dissipadores nas laterais, do Aliexpress), consegui ligar normalmente o notebook e configura-lo, usando 19v na saída.

Informações da fonte original:

-Bivolt (100-240v 50-60Hz)

-Saída de 19v 2,1A

P_20180131_082948.jpg

P_20180131_084638.jpg

P_20180131_084647.jpg

Postado

Realmente não é muito cara, principalmente por ser bem antiguinha. Os 19v, pelo menos no tempo de resposta que meu multímetro tem (hm-2090) aparece variação de 13 a 19v, seguindo o ritmo do LED. Testei TODOS os componentes pth dessa placa, capacitores, resistor, diodos, diodos catodo comum, MOSFET, até o fio achando ser curto ou algo do tipo. Tudo perfeito, QUAL O SENTIDO??? kkkkkkk que agonia. Valores perfeitos ao nível de um capacitor de 680uF ter 679,4uF. O único que eu não faço ideia de como testar é o optoacoplador, não achei no datasheet os possíveis valores de polarização do led e do transistor interno desse opto acoplador (EL817C). Questão de honra/toc tentar ajeitar isso.

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Li esse tópico antes de criar esse meu, o som é bem diferente, os estalos lembram aqueles curtos em capacitor carregado que aluno do primeiro ano da pra soltar faísca.

adicionado 13 minutos depois

Atualização:

Gravei um video do LED e dos estalos, sempre instala e o LED aumenta o brilho.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, lithium_ion disse:

Testei TODOS os componentes pth

Testa alguns smd. Pelo menos os resistores. Alguns dá pra medir o valor. Já os capacitores só mesmo tirando da placa. Alguns nem precisa. Valores intuitivos 100nF e 10nF

1 hora atrás, lithium_ion disse:

variação de 13 a 19v, seguindo o ritmo do LED

Bem .. este sintoma é de que uma saida auxiliar de V que alimenta o ci regulador não está ok. Algo como.. ele começa alimentar pela rede e espera a alimentação "de verdade" que vem do trafo

Se bem que vejo só 3 fios no primario portanto ele deve ser um autooscilador. Mas dê uma olhadela nos coadjuvantes de U1

Postado

Esse trafo que esta atrapalhando. No primário dele são 3 pares de fios, sendo que 2 pares estão nos mesmos furos. Vou ver o que consigo descobrir colocando a saída em um osciloscópio. Vou também tentar chegar no circuito do primário, pelo menos no ci.

• 3 semanas depois...
Postado

Primeiramente peço desculpas pela demora em atualizações. 

Como foi recomendado, testei pelo menos os resistores SMD, e FINALMENTE achei algum errado. Um resistor de 5r6 está aberto, totalmente. Por ser SMD não encontro ele fácil, nem em sucata. Consegui encontrar um de 10r e 18r2, que em paralelo chegam em 6r45. Achei que é muito, perto dos 5r6 originais. Vou ver se consigo colocar, meio na gambiarra, um pth soldado direto na placa por baixo, com alguma cola térmica para evitar curtos e choques. 

Esse resistor era ligado em um dos terminais do transformador, em série com um diodo, a linha tinha dois capacitores em paralelo até a massa e liga no CI, não sei em qual terminal, já que não encontrei o datasheet. Irei testar no que resulta isso, torcendo para funcionar. MALDITO resistor...

Funcionou, liguei dois PTH mesmo de 10r em paralelo, com o multimetro bem calibrado deu cerca de 5r4. Funcionou normalmente, mesmo com a gambiarra feiosa.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!