Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte KNUP KP-522 500W: transistor de potência


Posts recomendados

Estou estudando fontes atx e esta é a segunda que pego com 5sb detonado. O transistor de potencia explodiu e so aparece um S? Nas pesqusas que fiz o mais perto que cheguei é um mosfet 5027S, mas tambem encontrei um transistor NPN 5027S. Levantei o esquema e é bastante diferente dos esquemas que tem na net. Por isso gostaria de saber se alguem possui esta fonte e que possa informar os transistores do standby?

  Se for possivel uma foto, agradeceria muito, ja que com o estouro do TR ficou fumegado e 4 resistencias estão ilegiveis.

 

Obrigado se alguem puder me ajudar.

20180205_105949.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, jorge k c disse:

Estou estudando fontes atx e esta é a segunda que pego com 5sb detonado. O transistor de potencia explodiu e so aparece um S? Nas pesqusas que fiz o mais perto que cheguei é um mosfet 5027S, mas tambem encontrei um transistor NPN 5027S. Levantei o esquema e é bastante diferente dos esquemas que tem na net. Por isso gostaria de saber se alguem possui esta fonte e que possa informar os transistores do standby?

  Se for possivel uma foto, agradeceria muito, ja que com o estouro do TR ficou fumegado e 4 resistencias estão ilegiveis.

 

Obrigado se alguem puder me ajudar.

20180205_105949.jpg

 

 

O esquema que consegui levantar é este. Revisei varias vezes e nao encontrei diferencas das pecas na placa de circuito impresso. Os transistores sao desconhecidos. Nao da para identifica-los por terem sidos rompidos com o  curto feito no Q1 e em consequencia o Q2 se rompeu com o excesso de tensão sobre o mesmo. 

Se alguem tiver esta fonte e possa mefornecer os valores principalmente dasresistencias e transistores, agradeceriamuito para recuperar esta fonte e finalizar o estudo sobre a mesma. O fotoacoplador  tambem está em curto pelo excesso de tensão sobre os terminais.

Se algum dos colegas divergir do esquema, fique a vontade para corrigir. Obrigado.

20180206_211745.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um esquema na net que é praticamente igual, sendo diferente apenas na resistencia de 470k, enquanto que na fonte que estou estudando sao duas de 560k. Estas duas resistencias estão intactas.

      Coincidentemente usa um transistor C5027R. Os mosfet nas fontes que ja estudei, costumam ter o pino central afastado em formato de triangulo, enquanto que todos os transistores tem seus terminais na mesma reta(linha) no circuito impresso e nesta fonte os pinos tambem estão na mesma linha, que identifico então como um transistor  nao mosfet. O diodo zener que está entre a resistencia de base e o coletor do fotoacoplador eu tambem nao o tinha identificado e nao tinha ideia de qual diodo seria o zener.

Segue o esquema que encontrei quase 4hs depois de postar o esquema que levantei do circuito impresso.

Agora sera que alguem pode me dar uma luz quanto aos valores das pecas?

images (1).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!