Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte queimou na inicialização do PC, ela pode ter queimado todo o PC junto?


Ir à solução Resolvido por Fokas,

Posts recomendados

A minha fonte da Gamemax ja não da mais nenhum sinal de vida, ela é do modelo: - Fonte 600W 80 Plus Bronze PFC Ativo Bivolt Automático 
No dia de ontem, eu fui ligar o meu PC e ele não ligou e do nada a fonte começou a cheirar a queimado (sem sair fumaça). Porém em teste é possivel ver que a fonte morreu mesmo.
Será que a minha fonte era tão ruim assim, ela te menos de 1 ano. Existe alguma melhor para ocupar o espaço dessa? Ela pode ter levado o PC inteiro junto? 

Essas são as minhas configurações:

- placa-mãe MSI B350M Gaming Pro DDR4 LED AM4
- Processador AMD Ryzen 5 1400 3.2GHz / 3.4GHz Max Turbo Quad Core 8MB AM4 Cooler Wraith Stealth 
- Memória DDR4 Corsair Vengeance LPX 8GB 2400MHz 
- HD 1TB 7200RPM SATA III 6GB/S 64MB 
- Placa de Vídeo Gigabyte Radeon RX 580 Gaming 4G GV-RX580GAMING-4GD 4GB GDDR5 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leia o termo de garantia e entre em contato com eles.

 

Não sei se é a Terabyte ou Pichau que fala em "garantia individual de cada componente", ou seja, dão prazo de garantia do fabricante.

Procure informações com a Gamemax sobre garantia das fontes.

 

O fato do gabinete não estar 100% conservado em nada influencia a garantia da fonte e demais componentes.

 

Única coisa a se tomar cuidado é como  fato de alegarem problemas na sua rede elétrica...

Enfim, nada de afobar. Entre em contato com a loja e vai informando os fatos aqui.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fokas o problema é o frete, né. Eu terei que enviar o PC montado de volta só para eles testarem isso. Mas vou fazer isso. O A terabyte não cobre danos de rede eletricas. Eu não sei se terei que enviar o PC inteiro, tenho todas as caixas e mais, mas vai ser um prejuizo de frete caso der uma resposta ruim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
18 minutos atrás, Bruno Brito disse:

@Fokas o problema é o frete, né. Eu terei que enviar o PC montado de volta só para eles testarem isso. Mas vou fazer isso. O A terabyte não cobre danos de rede eletricas. Eu não sei se terei que enviar o PC inteiro, tenho todas as caixas e mais, mas vai ser um prejuizo de frete caso de ruim.

 

 

Dano provocado por surtos na rede elétrica ninguém cobre.

Mas...tem que provar que foi um surto elétrico que provocou o dano.

Pode ser que sim, pode ser que não.

 

Você pode entrar em contato com a concessionária de energia elétrica e pedir um relatório de surtos no período. Isso, por si só, pode afastar a questão do surto. 

 

Outra coisa...para queimar uma fonte, teria que ser um belo surto e, consequentemente, outros equipamentos da casa poderiam sofrer avarias (embora eu não saiba como é a sua rede).

Não esqueça que a fonte está no PC para prevenir essa situação de surto, sendo projetada para trabalhar com boas variações. Leia o manual da sua fonte!

 

Você pode pedir para a concessionária verificar sua rede também.

 

Estou bem acostumado com o famoso "queimou por descarga elétrica", alegado por lojas e fabricantes.

 

Recomendo aos meus clientes que façam o que te orientei. 

Já tive cliente que, no final, pediu ressarcimento para a concessionária, pois, houve comprovação de surto na rede pela mesma. Elas costumam atender...é chato e demorado, mas resolve.

 

É norma, inclusive, da ANEEL (e ainda que não fosse, Código de Defesa do Consumidor na cabeça deles!).

 

Outra coisa: Essa fonte da Gamemax não possui muita credibilidade no mercado. Parece que há um modelo que até teve um bom resultado em testes, mas não é a regra da marca. Colete informações.

 

Se for problema com o equipamento, todo os custos de envio são por conta da loja, enquanto estiver no período de garantia.

Você pode pagar o envio, mas, comprovada a falha no equipamento, eles possuem obrigação de devolver o valor do frete e devolver tudo sem custos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fokas Acredito eu que não seja surto da rede eletrica. Eu tenho a menos de 1 ano, e a garantia é de 3. Eu só tenho o gabinete não 100% devido a pequenos arranhões na parte de acrilico do  gabinete, mas fora isso eu nunca fiz nada que pudesse prejudicar o resto. E a fonte "queimou" sem qualquer sinais de surto eletrico, afinal nenhum outro equipamento teve problemas. Até a madrugada de sábado funcionava normalmente, desliguei o PC como sempre desligo.  O problema foi durante o fim da tarde do mesmo dia em que decidi ligar para usar, e o PC não ligou ai notei o cheiro de queimado vindo só da fonte. Então ja era. O problema é o frete mesmo. Eu terei que enviar todas as caixas junto com a notafiscal e tudo mais, né. O ruim é esperar 1 mês inteiro, já que esse é o prazo dado ao máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!