Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões de Upgrade Ryzen 5


Posts recomendados

Olá amigos. :thumbsup:


Não tenho muito conhecimento em hardware, mas consegui juntar umas moedas, dei uma pesquisada e encontrei algumas peças que acho que suprem as minhas necessidades com um bom Custo x Benefício. Peço a opinião / confirmação de vocês que possuem conhecimento no assunto, se há necessidade ou possibilidade de trocar tais peças por alguma melhor. Porém, não tenho um orçamento muito flexível, então gostaria de continuar nessa faixa de preço (até uns 3,000R$ mais ou menos).

Pretendo comprar:  

- CPU = Processador Ryzen 5 1600x (custo/benefício e quantidade de núcleos, pois arranho na programação e gostaria de fazer streams)

- MB = placa-mãe Gigabyte AB350M (Vi em alguns lugares sendo recomendada para o Ryzen)

- RAM = HyperX FURY 8GB 2666Mhz (Escolhi essa porque estava na lista de compatibilidade da placa-mãe e na frequência recomendada para a CPU)

- FONTE = Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - CP-9020121 (ou uma CX450w semi modular caso aguente a configuração) 

 


Já possuo: 
- GPU = VGA NVIDIA Zotac GEFORCE GTX 1050 2GB GDDR5 128Bits ZT-P10500A-10L (Não posso trocar no momento)

- HD = 1TB 7.2k (Acredito que adquirir um SSD não seja muito vantajoso para performance em jogos)

- COOLER =  CoolerMaster Blizzard T2 (Posso trocar caso necessário) 


 

Aproveitando o tópico, eu gostaria de sanar algumas dúvidas: 

 

1 - Tenho um gabinete bem genérico que veio no meu primeiro PC. Vale a pena trocar por um com saídas / entradas de ar? Se sim, qual recomendam para as configurações acima?
2 - Filtro de Linha é algo interessante para assegurar a saúde da fonte do PC? O que acham desse = https://www.pichau.com.br/filtro-de-linha-clamper-multi-protec-o-8-tomadas-009433

3 - Essa configuração acima é problemática? Ou alguém iniciante como eu pode tentar montar o computador sozinho através de guias na internet? Recomendações? :confused:

 

Grato, Yoshi.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Yoshitsune Minamoto disse:

 

 

1 - Tenho um gabinete bem genérico que veio no meu primeiro PC. Vale a pena trocar por um com saídas / entradas de ar? Se sim, qual recomendam para as configurações acima?

 

No caso do overclock é bom sim caso seja um gabinete fechado demais, poderia mandar uma imagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Yoshitsune Minamoto disse:

Olá amigos. :thumbsup:


Não tenho muito conhecimento em hardware, mas consegui juntar umas moedas, dei uma pesquisada e encontrei algumas peças que acho que suprem as minhas necessidades com um bom Custo x Benefício. Peço a opinião / confirmação de vocês que possuem conhecimento no assunto, se há necessidade ou possibilidade de trocar tais peças por alguma melhor. Porém, não tenho um orçamento muito flexível, então gostaria de continuar nessa faixa de preço (até uns 3,000R$ mais ou menos).

Pretendo comprar:  

- CPU = Processador Ryzen 5 1600x (custo/benefício e quantidade de núcleos, pois arranho na programação e gostaria de fazer streams)

- MB = placa-mãe Gigabyte AB350M (Vi em alguns lugares sendo recomendada para o Ryzen)

- RAM = HyperX FURY 8GB 2666Mhz (Escolhi essa porque estava na lista de compatibilidade da placa-mãe e na frequência recomendada para a CPU)

- FONTE = Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - CP-9020121 (ou uma CX450w semi modular caso aguente a configuração) 

 


Já possuo: 
- GPU = VGA NVIDIA Zotac GEFORCE GTX 1050 2GB GDDR5 128Bits ZT-P10500A-10L (Não posso trocar no momento)

- HD = 1TB 7.2k (Acredito que adquirir um SSD não seja muito vantajoso para performance em jogos)

- COOLER =  CoolerMaster Blizzard T2 (Posso trocar caso necessário) 


 

Aproveitando o tópico, eu gostaria de sanar algumas dúvidas: 

 

1 - Tenho um gabinete bem genérico que veio no meu primeiro PC. Vale a pena trocar por um com saídas / entradas de ar? Se sim, qual recomendam para as configurações acima?
2 - Filtro de Linha é algo interessante para assegurar a saúde da fonte do PC? O que acham desse = https://www.pichau.com.br/filtro-de-linha-clamper-multi-protec-o-8-tomadas-009433

3 - Essa configuração acima é problemática? Ou alguém iniciante como eu pode tentar montar o computador sozinho através de guias na internet? Recomendações? :confused:

 

Grato, Yoshi.

 

 

Opção de gabinete é o AERO 500

 

Sobre placa-mãe


Opções de placas mães:

 

A melhor B350 de maneira geral: GIGABYTE GA-AB350-GAMING 3 R$ 650,00  (tera ou megamamute) - áudio de mesma qualidade da série X370, 5 FAN HEADER, DUAL BIOS, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

 

Site oficial da GIGABYTE GA-AB350-GAMING 3 (Clique aqui para mais informações)

 

A melhor Custo X Benefício barata: GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3 R$ 500,00 (kabum ou tera ou pichau)  - DUAL BIOS, 3 FAN HEADER e etc.

 

Site oficial da GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3 (Clique aqui para mais informações)

 

A melhor Custo X Benefício barata: GIGABYTE GA-AB350-GAMING R$ 500,00 (kabum ou tera ou pichau)  - DUAL BIOS, 3 FAN HEADER e etc.

 

Site oficial da GIGABYTE GA-AB350-GAMING (Clique aqui para mais informações)

 

A melhor B350 para overclock: ASUS TUF B350M-PLUS GAMING R$ 500,00 (tera) - 3 FAN HEADER, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

 

Site oficial da ASUS TUF B350M-PLUS GAMING (Clique aqui para mais informações)

 

A melhor B350 para overclock: ASUS B350 PRIME PLUS R$ 510,00  (kabum ou tera ou pichau) - 3 FAN HEADER, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

 

Site oficial da ASUS B350 PRIME PLUS (Clique aqui para mais informações)
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Chicobata disse:

No caso do overclock é bom sim caso seja um gabinete fechado demais, poderia mandar uma imagem?

 

Não tenho como mandar foto dele no momento, mas ele é realmente bem fechado, a única saída de ar dele é através de furos na parte de trás, como esse: 

download.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Yoshitsune Minamoto

Pega o 1600, 1600X não possui cooler box, e com uma B350 você pode subir os clocks de qualquer um deles.

 

placa-mãe, sugiro a Gigabyte AB350 Gaming 3, ASUS Prime B350 Plus ou AsRock Fatality AB350 K4.

 

RAM é indiferente até 2666MHz, qualquer uma vai funcionar aí, estando no QVL ou não.

 

Fonte, se vai ficar com a 1050, pode economizar e ir na CX450W por exemplo.

 

Filtro de linha, pode pegar o iClamper Energia 5. Este que escolheu aí somente se tiver aterramento e precisar de 8 tomadas.

 

Blizzard T2 é meia boca, o cooler box do 1600 é melhor.

 

Gabinete ao gosto e dindin disponível do freguês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, brender disse:

 

Opção de gabinete é o AERO 500

 

Agradeço pela indicação do Gabinete, atende bem minhas necessidades com um ótimo custo benefício. :thumbsup:

 

Citação

- Resposta ao Brender
 

Sobre placa-mãe


Opções de placas mães:

 

A melhor B350 de maneira geral: GIGABYTE GA-AB350-GAMING 3 R$ 650,00  (tera ou megamamute) - áudio de mesma qualidade da série X370, 5 FAN HEADER, DUAL BIOS, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

 

Site oficial da GIGABYTE GA-AB350-GAMING 3 (Clique aqui para mais informações)

 

A melhor Custo X Benefício barata: GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3 R$ 500,00 (kabum ou tera ou pichau)  - DUAL BIOS, 3 FAN HEADER e etc.

 

Site oficial da GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3 (Clique aqui para mais informações)

 

A melhor Custo X Benefício barata: GIGABYTE GA-AB350-GAMING R$ 500,00 (kabum ou tera ou pichau)  - DUAL BIOS, 3 FAN HEADER e etc.

 

Site oficial da GIGABYTE GA-AB350-GAMING (Clique aqui para mais informações)

 

A melhor B350 para overclock: ASUS TUF B350M-PLUS GAMING R$ 500,00 (tera) - 3 FAN HEADER, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

 

Site oficial da ASUS TUF B350M-PLUS GAMING (Clique aqui para mais informações)

 

A melhor B350 para overclock: ASUS B350 PRIME PLUS R$ 510,00  (kabum ou tera ou pichau) - 3 FAN HEADER, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

 

Site oficial da ASUS B350 PRIME PLUS (Clique aqui para mais informações)
 


Sobre a MB, dei uma pesquisada nos modelos que recomendou. Eu não pretendo fazer overclock, mas caso faça será moderado pois não possuo experiência. O tamanho compacto, a dual bios, e a boa reputação no quesito durabilidade da Gigabyte, me fizeram continuar na escolha da GA-AB350M-GAMING 3. Agradeço pelas opções. 

Porém, você saberia me dizer se é possível colocar RAM de 3200Mhz mesmo não estando na lista de compatibilidade da placa-mãe? Porque a diferença de preço pra 2666Mhz está realmente baixa no momento, então gostaria de ter esse pequeno up na performance se possível.


(Meu primeiro tópico no fórum, não consegui separar as respostas não sei porque)
 

- Resposta ao Phoenyx:

 

adicionado 17 minutos depois
3 horas atrás, Phoenyx disse:

@Yoshitsune Minamoto

Pega o 1600, 1600X não possui cooler box, e com uma B350 você pode subir os clocks de qualquer um deles.

Encontrei o 1600X até mais barato do que o 1600. Eu não pretendo fazer overclock, então acho que pegar ele com um leve over de fábrica pode ser um pouco mais garantido pra mim do que eu mesmo tentar e acabar estragando o produto. 

 

Citação

placa-mãe, sugiro a Gigabyte AB350 Gaming 3, ASUS Prime B350 Plus ou AsRock Fatality AB350 K4.

Acabei ficando com a primeira, depois do post acima com várias sugestões de MB ela me pareceu ter um custo/benefício bom e mais voltada pra minhas necessidades. 

 

Citação

RAM é indiferente até 2666MHz, qualquer uma vai funcionar aí, estando no QVL ou não.

E sobre 3200Mhz? Estava vendo o preço e a diferença é pouca em relação a 2666Mhz. Saberia me dizer se nnessa configuração essa RAM da Corsair funcionaria? Traria de fato algum benefício na performance?
Corsair Vengeance Led RGB 32GB 3200Mhz (2x16gb) 3200

 

Citação

Fonte, se vai ficar com a 1050, pode economizar e ir na CX450W por exemplo.

Eu pretendo fazer um upgrade na placa em cerca de alguns meses, mas nada muito sofisticado, no máximo uma 1070. Então no caso seria pegar a CX 550W? 

 

Citação

Blizzard T2 é meia boca, o cooler box do 1600 é melhor.

Realmente foi um cooler realmente barato na época. Como mencionei acima, onde pretendo comprar o 1600x está até mais barato do que o 1600, acho que posso usar essa diferença para comprar um cooler melhor. Eu não pretendo fazer overclock, mas caso faça seria um bem básico, acha que vale a pena trocar o cooler? Se sim, qual me recomendaria?

 

Citação

Gabinete ao gosto e dindin disponível do freguês.

O colega no post acima me deu uma ótima opção, Aero 500, pareceu bem interessante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acima de 2666MHz o recomendado é você pegar memórias com chips Samsung B-Die. Este kit aí é de 32GB, tem que pesquisar quais chips levam, mas já digo que são dual rank e se levarem chips Hynix não vão rodar aí nesta velocidade.

 

Quanto a placa-mãe, você tá pegando a versão micro ATX, a que recomendei é full ATX e possuem diferenças, sendo esta última melhor.

 

CX500W já segura uma 1070.

 

Se quer o 1600X vai usando este Blizzard mesmo, só mencionei que ele é mais fraco que o cooler box do 1600, ou seja, vai limitar mais o seu over, se o fizer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Phoenyx disse:

Acima de 2666MHz o recomendado é você pegar memórias com chips Samsung B-Die. Este kit aí é de 32GB, tem que pesquisar quais chips levam, mas já digo que são dual rank e se levarem chips Hynix não vão rodar aí nesta velocidade.

Dei uma pesquisada aqui e vi que o ganho de performance de uma 2666Mhz pra 3200Mhz é um tanto baixo. E é recomendado tanto pela CPU quanto pela MB, além de você ter dito que 2666Mhz é mais indiferente sobre aonde funciona, me parece ser bem menos dor de cabeça. 

 

Citação

Quanto a placa-mãe, você tá pegando a versão micro ATX, a que recomendei é full ATX e possuem diferenças, sendo esta última melhor.

Sim, se eu fosse ficar com o meu gabinete eu ia ter que pegar a mATX, mas como agora pretendo comprar outro poderia pegar a ATX. Mas no caso, a diferença é de cerca de 150 R$. Entre ambas, há diferença na performance? Pensei que era só a capacidade de SLI.

 

Citação

CX500W já segura uma 1070.

A sim, então melhor ainda. Obrigado pelo esclarecimento. 
 

Citação

Se quer o 1600X vai usando este Blizzard mesmo, só mencionei que ele é mais fraco que o cooler box do 1600, ou seja, vai limitar mais o seu over, se o fizer.

Pretendo ficar meio longe de overclock até ter um conhecimento melhor, porém se algum dia eu o fizer eu posso substituir o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Yoshitsune Minamoto Performance não, componentes. A versão full ATX tem audio melhor, tem controle RGB caso você faça uso, entre outros pequenos detalhes.

Teve promoção na Kabum até ontem e ela estava custando ~550 reais, por aí. Por 650 pra cima não compensa, já começa a entra na casa das X370.

 

Quanto as memórias é isso, se não quer dor de cabeça pega qualquer uma, a mais barata. Fácil fazer OC para até 2666MHz. Acima disso vai envolver pesquisa sobre os chips e familiaridade com overclock.

 

Edit: Nenhuma B350 faz SLI, apenas Crossfire quando disponível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

@Yoshitsune Minamoto Performance não, componentes. A versão full ATX tem audio melhor, tem controle RGB caso você faça uso, entre outros pequenos detalhes.

Teve promoção na Kabum até ontem e ela estava custando ~550 reais, por aí. Por 650 pra cima não compensa, já começa a entra na casa das X370.

Então vou ficar de olho, caso o preço abaixe até o dia da compra eu pego a ATX, senão a mATX mesmo. 
 

Citação

Quanto as memórias é isso, se não quer dor de cabeça pega qualquer uma, a mais barata. Fácil fazer OC para até 2666MHz. Acima disso vai envolver pesquisa sobre os chips e familiaridade com overclock.

No caso eu ia pegar essa daqui, o que acha dela?
HyperX Fury 8GB 2666Mhz DDR4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Phoenyx disse:

Cara. No ML você deve achar 2400MHz por 400~450 reais.

Certo, vou estar dando uma olhada em outros preços e frequências então. 

Agradeço muito a ajuda, me esclareceu bastante coisa de forma prática e rápida. Obrigado :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!